Origem
do Teatro Grego
Máscaras
gregas
Arquitetura
do teatro grego
Gêneros
do teatro na Grécia Antiga
Tragédia
Grega
Comédia
Grega
Curiosidade
sobre o Teatro
Título: é diferente do Tema, mas pode ser ele, desde que não perca o contexto e dê a ideia do que se tem na totalidade do texto
Equipe de trabalho- recursos humanos- pessoas que participarão do processo e suas atividades pré-estabelecidas
Conclusão - resumo do trabalho/texto, onde se apresenta um posicionamento e uma avaliação pessoal.
ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA
3.o Bimestre - Tempo de Fazer, gestando o mostrar
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM MÚSICA
JINGLE
O jingle é um tipo de música composta para ajudar a vender um produto. Ele é eficaz por
permanecer na memória das pessoas e tende até a se desgrudar do período de veiculação da
peça publicitária e ganhar vida própria. Suas principais características são:
• Facilidade de memorização;
• Texto enxuto contendo as principais características do produto;
• Texto em forma de poesia ou verso.
Jingle x paródia
Diferentemente do jingle, a paródia é uma adaptação de uma música já existente, na qual se
usa a melodia e adiciona uma nova letra, geralmente com cunho divertido ou, até mesmo,
educativo — já que muitos professores fazem uso desse recurso para fixar a matéria na mente
dos estudantes, por exemplo.
No entanto, é preciso ter cuidado: as paródias são permitidas pela lei, mas não podem conter
caráter publicitário, ou seja, não podem vender nenhum produto ou ideia. Essa é, então, a
principal diferença entre paródia e jingle.
Jingle x vinheta
A vinheta funciona como uma espécie de assinatura sonora da sua marca, podendo ser feita
por meio de um sinal sonoro, de um pequeno arranjo musical ou, até mesmo, de uma breve
canção. Sua função é mostrar ao ouvinte que ele está ouvindo a sua rádio ou assistindo ao seu
programa, por exemplo.
Jingle x spot
Os spots também são peças publicitárias, mas são gravados em estúdio por um locutor
profissional e contam com músicas de fundo ou efeitos sonoros para divulgar qualquer assunto
de forma assertiva.
De modo geral, a grande diferença entre ambos é que o jingle é cantado, com a finalidade de
encantar o ouvinte, e o spot é falado, com o objetivo de informar.
MUDE DE FOLHA DO CADERNO, RSPEITANDO A SEQUENCIA FAÇA O PRÉ PROJETO
ATIVIDADE– AGORA É SUA VEZ: VAMOS USAR O PROJETO DA ESCOLA DE CONCURSO DE
PARODIAS E FAZER UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL OU EM DUPLA, UM FAZ A LETRA E O
OUTRO CANTA, COM O TEMA CIBERBULLIYNG.
FAÇA UM PROJETO INDIVIDUAL OU EM DUPLA CIOM O TEMA CIBERBULLYING E A
LINGUAGEM ARTISTICA É MUSICA-PARODIA.
PROJETO ARTISTICO - _________________
Tema – CIBERBULLIYNG
Título:
Linguagem – Música-PARODIA
Público -
Objetivo -
Cronograma-
Local ou Mediação Cultural:
Recursos materiais ou Materialidade:
Saberes estéticos e Culturais:
Processo de Criação:
Conclusão -
Referências Bibliograficas:
EM DUPLA -RELATORIO
Brainstorming:
2. VAMOS FAZER UMA PARODIA, GRAVAR FAZENDO ENTÃO O PROJETO DA ESCOLA E
ATIVIDADE DE ARTE.
ENVIE O TEXTO PELO E MAIL COMO O HABITUAL E A PARODIA PODE SER PELO WHATS
ES DE ARTE SÃO RETIRADAS DA PROPOSTA DO ESTADO, E ADAPTADAS
CONFORME A NECESSIDADE.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS COMPLEMENTARES:
maxcast.com.br › blog › voce-sabe-como-fazer-jingles
Todas as atividades de Arte estão no blog
https://lidialindislay2.blogspot.com/2020/05/2ano-ensino-medio-arte.html
Série: 2.ºS ANOS A e B.
Professor: LIDIA
Conteúdo: DESENHO ANIMADO E POP ART
Habilidades: Analisar a materialidade
em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo
nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.
Orientações gerais
A devolutiva
deverá ser feita via e-mail, conforme orientação do professor.
Copiar no
caderno, ou imprimir e colar no caderno, na sequência, tirar foto e enviar
o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)
Todos os
documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável
Deverá ter
nome, numero e turma para identificação em todas as folhas
A comunicação
com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:
Ensino
fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30
Desde já
agradecemos a compreensão
ATIVIDADE 1 – DESENHO ANIMADO
O ser humano sempre gostou de contar e inventar histórias por meios
diversos, como os vasos gregos com os movimentos dos atletas, a escolha das
poses para dar a impressão de movimento ou a ilusão de movimentos das obras
futuristas.
Anima vem do grego anemon, que significa “alma” e também “movimento”,
“vento”. “Animar” significa “dar a alma”, dar vida, dar movimento. Meios
técnicos oferecem possibilidades para a construção de imagens em movimentos
pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a
partir de invenções simples como o thaumatrope, o fenaquistoscópio ou
fantoscope, o flip-book.
Antes de iniciar a animação, é
preciso criar imagens estáticas, que podem ser desenhadas, escaneadas ou
fotografadas, ou ainda fotografias de pequenas figuras feitas de massinha,
argila, recortes de papel sobre uma colagem, que vão sendo fotografados enquanto
fazem movimentos lentos. Há ainda programas de computador como o Power Point e
o Makie Maker.
POP ART
Pop Art O Pop Art foi um movimento que revolucionou a pintura de
retratos, recriando imagens realizadas para a propaganda, para a música, para o
cinema, para revistas e jornais. Entre os artistas mais importantes estão Roy
Lichtenstein, Andy Warhol e David Hockney.
ATIVIDADE 2 – PESQUISE SOBRE FORMAS DE DESENHO ANIMADO...FLIP-BOOK,
FOLIOSCOPIO, OU THAUMATROPE OU MAKIE MAKER E FAÇA UM DELES SIMPLES PARA
APRESENTAR.
ATIVIDADE 1- COPIEM NO CADERNO, NA SEQUENCIA O TEXTO ABAIXO.
ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU E MAIL.
Poética pessoal de Pablo Picasso
Pablo Picasso é muito conhecido por fazer obras composição cubista. Mesmo sem ainda existir um estudo sobre cores, as cores usadas em suas obras tem o poder de passar sensações fortes em suas obras. Essa obra, tem um grande valor histórico e artístico, e contempla muito bem a poética do artista.
Análise Guernica, Pablo Picasso
Guernica é uma pintura a óleo sobre tela de grandes dimensões, com 7.76 metros de comprimento e 3.49 metros de altura. Atualmente, esta pintura está exposta em Madri, no Museu Reina Sofia. Análise do quadro Guernica –O contexto histórico é essencial para interpretar esta pintura. Neste momento, a Espanha vivia um conflito entre as forças Republicanas e os Nacionalistas, liderados pelo General Francisco Franco. Os Nacionalistas contaram com o apoio do exército Nazista e autorizaram os alemães a bombardearem Guernica, como forma de testarem novas armas e táticas de guerra, que viriam a ser usadas mais tarde na Segunda Guerra Mundial. Cores- O preto e branco foram as cores escolhidas pelo o autor, que servem para intensificar a sensação de drama causado pelo bombardeamento. Composição - Esta é uma obra cubista, pois inclui figuras geometricamente decompostas, usando elementos surrealistas e técnicas que seriam associadas ao cubismo. O cavalo e o touro são dois dos elementos mais destacados do quadro, elementos muito populares na cultura espanhola, que representa que este ataque é um ataque à cultura espanhola, uma tentativa de destruir os ideais defendidos pelos cidadãos espanhóis. Além disso, o horror causado em seres humanos, com um soldado morto no chão, uma mãe que chora a morte do filho morto nos seus braços (esquerda do quadro), uma mulher em desespero enquanto a sua casa é destruída em chamas (direita do quadro), uma mulher com a perna ferida que tenta fugir de todo o caos causado (no centro da pintura) e uma mulher com um lampião, que parece iluminar o resto dos elementos (no centro do quadro). A espada quebrada representa a derrota do povo, que foi quebrado pelos seus opositores, enquanto os edifícios em chamas indicam a destruição não apenas em Guernica, mas a destruição causada pela Guerra Civil. http://www.significados.com.br/quadro-guernica-de-pablo-picasso
Lembrando que as atividades de Arte se encontram também no blog: lidialindislay2.blogspot.com
4.º BIMESTRE – 03/11 A 04/12 – COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
NOME: ___________________________________________________N.º _____
SÉRIE/ANO:_____
(coloque nome em todas as folhas)
ATIVIDADES
PARA DESENVOLVER EM CASA
Série: 2.
ANO A e B
Professor: LÍDIA - E mail : l.ortunho@hotmail.com
Conteúdo:
Conceitos, procedimentos e Conteúdos investigados em Arte durante o ano nas
Linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro
Conteúdo: Suporte e registro no processo de Criação – caderno de desenho, fotografia,
portfólio-
Habilidade: Elaborar, realizar, mostrar e documentar um
projeto poético.
Conteúdo: Modos de divulgação em Arte: cartaz, folder, Programa.
Habilidade: Preparar a divulgação do evento e sua comunicação
visual.
Conteúdo: Mostra poética: festival, salão.
Habilidade: Organizar os espaços para a apresentação das
produções artísticas
Orientações
gerais
A devolutiva deverá ser feita via e-mail ou outro meio que tiver acesso,
conforme orientação do professor.
Existem essas possibilidades: Copiar no caderno, OU IMPRIMIR E COLAR,
LER, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)
Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do
responsável.
Deverá ter nome e turma para identificação
Desde já agradecemos a compreensão
ATIVIDADE 1- COPIEM NO CADERNO, NA SEQUÊNCIA O TEXTO
ABAIXO. ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU E MAIL.
CONCEITOS E PROCEDIMENTOS ESTUDADOS.
Arte
híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes
linguagens (dança, música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais,
revistas, televisão, rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line
– sites, blogs e redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e
relações entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura
pop.
Cartaz: é
um suporte, normalmente confeccionado em papel, afixado de forma que seja visível
em locais públicos. Sua função é capturar a atenção do leitor para uma informação
importante, divulgada visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça
de valor estético e artístico. Para isso, apresenta dois níveis distintos e
consecutivos: leitura primária, que fornece informações básicas; e leitura
secundária, que oferece informações detalhadas sobre o evento (onde, quando,
preço), vistas apenas quando o observador se aproxima do cartaz.
Os primeiros cartazes foram produzidos em Paris (França),
em 1866, por Jules Chéret.
A melhoria de procedimentos técnicos na impressão litográfica
facilitou a introdução deles como um meio de comunicação visual precioso. O artista
francês Toulouse-Lautrec, entusiasmado pela possibilidade de aproximar
sua arte do público, estudou os procedimentos tipográficos e as questões
formais necessárias, exagerando certos aspectos expressivos e intensificando a
diferença entre um cartaz, uma ilustração e uma pintura. Seus cartazes
superaram as expectativas de divulgação de espetáculos e passaram a ser
reconhecidos em todo o mundo, exercendo grande influência na história dos
cartazes, além de divulgar dançarinas como Jane Avril. O tipo de dança, o figurino,
os símbolos musicais, as fontes das letras etc. nos fornecem pistas sobre o espetáculo
e nos dão a sensação de movimento, especialmente pelas linhas e formas mais escuras,
pela relação entre os pés da bailarina e a voluta do contrabaixo.
Curador: o
profissional é o “curador de arte” que primeiramente faz uma análise e
seleciona Também organiza o local e cuida dessas obras durante a exposição.
De que maneiras as informações sobre eventos
culturais podem chegar ao público: através da produção, divulgação e
distribuição de folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos, cartões postais,
jornais, guias, revistas e/ou livros contendo programações culturais.
Festivais
de Dança: são eventos em que os dançarinos mostram sua arte
para um público. Os eventos ficam conhecidos também por reunir diversas
atrações além das apresentações de dança, como seminários, cursos, oficinas e
outras atividades.
Festivais
universitários e mostras estudantis de dança: a programação, além
dos números de dança, é composta por oficinas, rodas de conversa, apresentações
de videodança, palestras e números com convidados. A elaboração das mostras
universitárias e estudantis tem como foco projetos de grupos ou de artistas que
desenvolvam trabalhos dentro dos ambientes escolares, inseridos ou não na grade
curricular. Geralmente não têm caráter competitivo; ao contrário, surgem como
espaço de promoção e encontro dos artistas e têm como principais objetivos evidenciar,
fomentar e fortalecer a rede de grupos, companhias, coletivos e performers.
Festival
de Música: são eventos cuja principal atração é a música,
organizados em torno de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos,
sendo comumente realizados em locais públicos. Alguns são anuais, ao passo que
outros se repetem a intervalos regulares de tempo. Há também festivais
beneficentes, em prol de causas humanitárias.
Festival
de Teatro: sempre foram uma das ações mais importantes para a
área ao redor do mundo. Foram eles que mantiveram viva a atividade teatral,
dando espaço para grupos e companhias teatrais, desde as profissionais até
àquelas que estavam simplesmente começando
algum trabalho, ou mesmo utilizando-se do teatro como uma ferramenta de
estudo, como os festivais ou mostras de teatro universitário. É dessa forma que
os festivais vêm potencializando durante toda a sua história a cena teatral,
pouco a pouco adentrando o interior do país, cumprindo seu papel de portadores
da cultura e da arte, da acessibilidade do público ao que dele é por direito.
Folder
- impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma
ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto.
Mostra
Cultural Escolar: é um evento em que estudantes e professores, de
forma protagonista, planejam, apresentam e socializam experiências estéticas e
artísticas, de conhecimentos e aprendizagens, vivenciadas em seus processos de
criação, em todas as áreas da cultura (dança, música, teatro e artes visuais).
Mostras
de teatro universitárias e estudantis: a produção teatral ligada às escolas remete a um
contexto complexo, no qual profissionalismo, amadorismo e a própria noção de
teatro estudantil são fronteiras que se confundem. Se por vezes pode haver
descompasso entre produções de escolas de formação em teatro e grupos oriundos
de outras áreas (mais próximos a um perfil vocacionado), por outras a urgência
redescoberta nas raízes desse amadorismo traz à cena um vigor capaz de
compensar precariedades técnicas. A partir desta reflexão, as mostras pretendem
amplificar o formato tradicional anteriormente destinado apenas a escolas de
formação, abrindo-se à participação de trabalhos de instituições de ensino de
qualquer perfil, gerando assim um panorama mais amplo da atual produção teatral
estudantil. Nesse contexto, a produção teatral estudantil mapeada nas mostras
põe em diálogo as singularidades de escolas e grupos vindos das mais diferentes
instituições, organizados em uma programação gratuita e aberta ao público em
geral.
Mediação
Cultural: refere-se a todas as maneiras em que a informação
é comunicada aos visitantes/público de um sítio educativo, natural ou de lazer,
tal como um museu, um parque ou um centro de ciências.
Meios,
equipamentos e espaços de circulação da música: os
programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações
culturais e o celular se configuram como os meios mais comuns para a circulação
da música. Equipamentos e espaços culturais compreendem os locais e as
estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como, por exemplo: teatros, salas de
concerto, estádios, praças, ruas, espaços escolares etc.
Gêneros
da Linguagem das Artes Visuais: assemblage; body art; cerâmica; colagem; desenho; escultura;
fotografia; gravura (xilogravura, metal, serigrafia etc.); happening; HQ;
instalação; land art; livro de artista ou livro-objeto; objeto; performance;
pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico, aquarela etc.); ready-made; site
specific; tapeçaria; videoarte; web art.
Gêneros
da Linguagem do Teatro: artes circenses; commedia dell ́arte; escultura
viva; folia de reis; happening; improvisação teatral; intervenção cênica;
mamulengo; performance; teatro pós-dramático; teatro contemporâneo; teatro de
animação; teatro de grupo; teatro de marionetes; teatro de rua; teatro de
sombras; teatro moderno; teatro nô.
Gêneros
da Linguagem da Dança: capoeira; dança clássica; dança contemporânea;
dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de
samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.
Gêneros
da Linguagem da Música: canto; canto coral; conjunto de câmara;
improvisação musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita; música
instrumental; música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock; samba;
tecnomúsica.
Gêneros
das Linguagens Híbridas: happening; performance.
Gêneros
das Linguagens Convergentes: arquitetura; cenografia; design; figurino; iluminação;
jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria; publicidade; sons
para celular; trilha sonora; videoclipe.
Portfolio: é
uma coleção de todo o trabalho desenvolvido, sendo organizado, relacionado, e acomodado
geralmente em pastas.
ATIVIDADE 2 -
Escolha uma atividade para fazer entre as abaixo, qualquer uma capriche como se
fosse para uma exposição.
1)
Se você desenha, faça um desenho que goste,
que demonstre sua poética pessoal.
2)
Faça uma maquete como se fosse um espaço para expor
alguma arte e tire fotos de vários ângulos da maquete.
3)
Encene um monologo e filme, lembre de produzir um
fundo, o personagem pode ser um boneco ou algo que surja de sua criatividade.
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