3/08/2014

Ensino Fundamental II- 9.º ano

1. bimestre

Aula 1 - Introdução a Arte A Arte faz parte do ser humano e da sociedade desde a pré-história até os dias atuais, fez e faz parte de toda produção cultural do homem, introduziu um novo modo de pensar, ensinar novas relações, novos pensamentos e idéias, emoções e anseios que habitam tanto o Homem como a sociedade. E ainda capacita o individuo no seu modo de interpretar, compreender, representar, imaginar o mundo Atividade: Faça um desenho simbolizando uma modalidade artística

Aula 2 - Cor e Natureza A natureza é muito rica em elementos coloridos, flores, frutas, pássaros, peixes, etc. Para representar o mundo em que vivemos o homem buscou extrair da natureza os elementos coloridos e com eles fez enfeites, utensílios e tintas para realizar suas pinturas. De modo geral, as tintas são extraídas de minerais e vegetais. As tintas são preparadas com mistura de pó colorido e substâncias como óleos, resinas, gomas ou ceras. Atividade: Faça um desenho livre da natureza, contendo elementos e cores diversos.

Aula 3 - Cores Primárias Cores primárias são cores puras, isto é, que não derivam de misturas. Amarelo, Vermelho, Azul. Atividade: Desenho tucano e colorir com as cores primárias

Aula 4 - Cores Secundárias Duas cores primárias formam ma cor secundária. amarelo+ vermelho= laranja azul + amarelo = verde vermelho + azul = roxo Atividade: desenho do mosquito e colorir com as cores secundárias

Aula 5 - Cores terciárias Uma cor terciária é obtida pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. 1- amarelo-alaranjado 2- vermelho-alaranjado 3- vermelho-arroxeado 4- azul-arroxeado 5-azul esverdeado 6 - amarelo-esverdeado Atividade: desenho livre pintado com as cores terciárias

Aula 6 - Cores Quentes São cores vivas, alegres e estimulantes, e derivam do vermelho Atividade: Desenho livre colorido com as cores quentes

Aula 7- Cores Frias são cores que transmitem tristeza, tranquilidade e deriva do azul. Atividade: desenho livre colorido com as cores frias

Aula 8- Cores monocromáticas Adicionando porções gradativas de branco e preto a uma cor qualquer, obtemos diferentes tonalidades dessa cor, resultando numa escala monocromática. Atividade: 1 - Faça uma escala monocromática com a cor de sua preferência; 2-desenho livre colorido com as cores obtidas na sua escolha.

Aula 9 - 9.º ano A - trabalho final monocromia 9.º ano B - trabalho final monocromia 9.º ano C - trabalho final monocromia

Aula 10 - Biografia de Leonardo da Vinci - Gioconda ( Monalisa) Biografia de Leonardo da Vinci Leonardo da Vinci, um dos mais importantes pintores do Renascimento, nasceu em 15/04/1452 na Itália. Da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519. Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico. Principais obras: Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.Exerceu trabalhos científicos como homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões. Inventor da máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino. Além de engenharia e arquitetura, fez o projeto arquitetônico de uma cidade, de um porto, templo centralizado Curiosidades: Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do esfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.

2. Bimestre

Aula 1 - PROJETO TCA – ARVORE GENEALÓGICA
Folha – metade de uma cartolina, margem de 2 cm, posição paisagem
Estrutura - Desenhar você – pai, mãe , avôs paternos e maternos, simbolizando-os com roupas que represente o local de origem ( estado ou país) do lado das figuras colocar em forma de desenho o que culturalmente cada um contribuiu para a formação de sua identidade.

Aula 2 PROJETO Alemanha

Aula 3- Hino de Itaquera

Aula 4 - Luz e Sombras
Atividade:

Aula 5 Ilusões de Ópticas
Atividade:Reproduzir um op art

Aula 6 – Pascoa Teoria
http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
Atividade: Desenho dos símbolos da Páscoa

Aula 7 Pré Historia
Atividade:Deenho da Pré-Historia

Aula 8 – Van Gogh
Vincent Van Gogh, nasceu na Holanda em 1853 e faleceu em 1890. Viveu 37 anos. Artista pós-impressionista, caracterizou-se pela sua grande expressividade artística. Inovou a objetividade impressionista com a força dos sinais e a violência das cores.
Pintou os mais variados temas artísticos: flores, paisagens, pessoas, noites estreladas, campos com trigo e outros.
As pinceladas de Van Gogh demonstraram o movimento do pincel como se fosse uma textura.
Apesar de curta carreira de aproximadamente 10 anos, o artista produziu 700 quadros, Van Gogh dizia: “Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida”. É a vida que encontramos em suas paisagens repletas de camponeses e mineiros.
Os constantes colapsos emocionais levam-no ao suicídio em julho de 1890.
Durante a sua vida, vendeu apenas um quadro. Seu mérito foi reconhecido após a sua morte.

Aula 9 – Textura
A palavra textura tem sua origem na arte de tecer. Em um tecido a textura é o efeito do traçado dos fios.
(FAZER 4 QUADRADOS DE 3 CM DE LADO)
De modo geral dizemos que qualquer superfície apresenta uma textura característica que pode ser notada visualmente ou no tato
(FAZER 4 QUADRADOS DE 3 CM DE LADO)
Para imitar as diferentes texturas na pintura é preciso testar varias técnicas
Pintura em papel amassado
Pintura no papel apoiado numa lixa, papelão, tecido, renda
Pintura com tinta espessa

Atividade 1 – faça um desenho livre e pinte sobre matérias com texturas diferentes, use giz de cera

Atividade 2 releitura de Van Gogh

Aula 10 - Teatro História da Atuação de Tespis

Teatro grego -A representação teatral, oficialmente, desenvolve-se na Grécia no século VII a.C., a partir de rituais religiosos em honra ao deus Dionísio.
História - As festas em respeito a Dioniso, o Deus da Alegria e do Vinho, realizavam-se sob rígida fiscalização do legislador, que não permitia sacrilégios e manifestações cuja retórica fosse avessa à concepção religiosa da sociedade. Porém, para entreter a massa, Sórlon, o tirano legislador da época (Séc. VI a.C.) permitiu em certa ocasião que um homem, que possuía um talento especial para imitar os outros, fizesse uma apresentação para o público. Eis que esse homem, a quem chamavam de Tespis, subiu em uma carroça diante do público afoito por novidades, colocou uma máscara, vestiu uma túnica e, impondo-se dramaticamente, expressou: “eu sou Dioniso, o Deus da Alegria”. - Este foi documentalmente, o primeiro ator grego, e o inicio do teatro propriamente dito, no que diz respeito a encenação. – Este ação causou revolta e medo em alguns, Sórlon, então, impediu a apresentação, mas o público queria mais. Durante um bom tempo foi proibido esse tipo de apresentação foi proibida, fato que só mudou na Era da Democracia.,
......
No século VI a.C., quando surge o texto escrito para teatro, o grego Téspis cria a função de ator, ao sair do coro (grupo que narra e comenta a ação) e dizer que está representando Dionísio.

Aula 11 - A música na Antigüidade
Da Antigüidade temos poucas informações sobre a música como conhecemos hoje, sabemos que os povos sempre utilizaram-se da música para os mais diversos momentos de sua vida cotidiana, no âmbito social e doméstico.
Pelos documentos encontrados, como fragmentos de músicas e instrumentos, a música teria começado na Mesopotâmia e no Egito. De fato, em 1950, os arqueólogos encontraram uma canção assíria de 4.000 a.C. gravada em uma tabuleta de argila.
Os egípcios usavam muito a música em todas as ocasiões religiosas ou da vida social, como casamentos, festas, canções e guerra, de vitória, ou para expressar sentimentos de tristeza ou luto. Era comum as mulheres ricas serem boas cantoras. Junto com a música, desenvolveu-se a dança e a coreografia.
Na Grécia por volta do século V a.C., os teatros já tinham ótima acústica. Os atores eram acompanhados por um coro que dançava e cantava e por uma orquestra. Durante as festas, principalmente as Dionísicas (em homenagem ao deus Dionísio), a música era uma constante de alegria e descontração.
No Império Romano, durante os desfiles das vitoriosas Legiões Romanas, eram saudadas com músicas que elevavam o espírito da tropa. Durante os bacanais (em homenagem ao deus Baco – do vinho), a música para alegrar as festas que duravam vários dias era alegre e extrovertida.



3. Bimestre

Aula 1 Teatro
Arlequim, Pierrot e Colombina

São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. Apesar de obedecerem a um enredo predefinido, as peças tinham a improvisação como ingrediente principal, exigindo grande disciplina e talento cômico dos atores
Ouyros personagens: Pantaleão, um comerciante avarento; o Capitão, oficial covarde, mas metido a valentão; o Doutor, um intelectual; Isabella e Orácio filhos de patrões.

Sobre os personagens:
Pierrô -Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado, na França do século XIX, como Pierrot e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens serviçais, vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco e não usava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina. Por isso, era a vítima preferida das piadas em cena. Não foi à toa que sua atitude, sua vestimenta e sua maquiagem influenciaram todos os palhaços de circo

Arlequim -Também servo de Pantaleão, Arlequim era um espertalhão preguiçoso e insolente, que tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez. Depois de entrar em cena saltitando, deslocava-se pelo palco com passos de dança e um grande repertório de movimentos acrobáticos. Debochado, adorava pregar peças nos outros personagens e depois usava sua agilidade para escapar das confusões criadas. Outra de suas marcas-registradas era a roupa de losangos

Colombina - Criada de uma filha do patrão Pantaleão, mas tão bela e refinada quanto sua ama, Colombina era também o pivô de um triângulo amoroso que ficaria famoso no mundo todo - de um lado, o apaixonado Pierrô; do outro, o malandro Arlequim. Para despertar o amor desse último, a romântica serviçal cantava e dançava graciosamente nos espetáculos.
Musica – Musica Popular Brasileira.
Esses personagens surgiram na Musica Popular Brasileira, nos anos 30 como na musica de Noel Rosa e Heitor dos Prazes:
Pierrô Apaixonado
Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina
Acabou chorando, acabou chorando


Atividade: Desenho dos personagens

Aula 2 - Teatro
O circo - O circo tradicional é formado por grupos familiares. O saber circense vai desde armar e desarmar o circo, a preparar os números ou peças, treinar crianças e adultos. O resultado é um rigoroso e complexo processo de formação, socialização e aprendizagem artística passado de geração para geração.
No circo contemporâneo, a aprendizagem se faz em escolas de circos, que ganham espaços nas ruas urbanas. A linguagem é tecida por saltimbancos trapalhões - gente que não é de circo - formados por escolas de circos e/ou teatro, a partir das décadas de 1980 e 1990, interando técnicas circenses e elementos teatrais.
O palhaço – esse personagem foi inspirado no bobo sheaksperiano e influenciado pela Commedia dell” Arte, surgiu no século XVIII para subverter a apresentação dos equilibristas nos espetáculos do inglês Philip Astley, um dos fundadores do circo moderno. Este inventou o picadeiro e montou espetáculos de equilíbrio e malabarismo com cavalos. O palhaço surgiu para ridicularizar as atrações oficiais.
Cada palhaço constrói sua maquiagem de acordo com o que acha expressivo em seu rosto.
Doutores da Alegria - O Projeto Doutores da Alegria foi criado nos EUA por Michael Christensen, com o e introduzido no Brasil por Wellington Nogueira em 1991, com o mesmo objetivo do programa americano: levar aos jovens pacientes hospitalizados um estímulo de alegria e vitalidade, auxiliando-os na recuperação da saúde ou reduzindo seu sofrimento nos casos mais graves.
Atividade: Desenho de atividades circenses exceto palhaços

Aula 3 -

Música Popular Brasileira - Anos 30
Além de Noel Rosa, com o Pierrô Apaixonado outros compositores se destacaram como Lamartine Babo, Nilton Bastos e Gonzaguinha.
Nessa época os clubes só tocam samba instrumental e passaram a organizar bailes de Carnaval onde foliões de diferentes classes sociais dividiam os espaços. Essa mistura de classes se tornou marca internacional do carnaval brasileiro.

Anos 40
Aquarela do Brasil
Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Oh Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz ginga
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Ary Barroso

Com essa canção o Brasil entra na década de 40 do século XX.
Carmem Miranda é um mito do momento. Ela representa o Brasil nos EUA cantando nos programas de auditórios, nas rádios e como estrela de Hollywood. Ficou imortalizada com a música “O que é que a baiana tem” de Dorival Caymmi como a pequena notável.
Nessa época o Boogie Woogie está com força total. O samba e as marchinhas se restringiram ao carnaval.
Nas rádios surgem o samba-canção com temas como amor sem correspondência, traição, desilusão, é a dor de cotovelo e a fossa sendo cantado pelo povo. Também nessa época surgem os primeiros grupos com influência estadunidense.
Atividade : Desenop e Cenario carmem Miranda

TCA em sala

Aula 4 - Folclore
A palavra folclore vem do inglês folk, que quer dizer povo e lore, saber, ou seja, saber do povo.
Os fatos folclóricos são acontecimentos que surgem no tempo dentro de uma comunidade de maneira espontânea. Também são vistos como partes integrantes da vida diária da sociedade que se serve delas.
As festas, canções, lendas e costumes inventados pelo povo forma a nossa cultura, transmitida de modo informal, é um tipo de conhecimento passado de uma geração para outra e é também chamada de cultura popular.
A cultura popular muda muito de um lugar par ao outro no mundo. O Brasil foi influenciado por vários povos, principalmente índios, africanos e europeus. Dessa mistura surgiram tradições muito ricas e criativas,que variam bastante de uma região para outra do pais.
As lendas são historias de heróis ou seres sobrenaturais que tentam explicar fatos ou fenômenos da natureza. Os mitos são personagens que tem poderes mágicos, algumas vezes eles tem a forma de bicho, outras mistura de gente e bicho.
O dia do folclore é comemorado dia 22 de agosto.
Atividade: desenho livre do folclore

Aula 5 Thaiz Ibanez

Aula 6 Neoiimpressionismo

Aula 7 Abstracionismo


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