5/06/2020

2.º ANO - ENSINO MÉDIO - ARTE


ATIVIDADES PARA  DESENVOLVER EM CASA ATÉ 24/04

Componente Curricular: ARTE

Professora:   Lídia Lindislay Ortunho
Conteúdo: Atividades de Fixação/ revisão
Habilidades:
• Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada
• Identificar espaços e formas de integração entre arte e público
• Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a
dança.


Descrição da atividade 1

Passo 1:
            Leia os Textos já estudados no caderno, por dúvidas, eu o coloco aqui abaixo:

Texto 1 - 2.º ano – 1.º Bimestre.  - Mediação cultural.
  Museus, galerias, instituições culturais, salas de espetáculo e concerto abrigam práticas artísticas, acolhem apreciadores de arte. Curadores, museólogos, encenadores, maestros, cenógrafos, programas mediação cultural forma-conteúdo de ação educativa e todos os segmentos e agentes que envolvem uma produção cultural em arte trabalham para ativar culturalmente a produção artística, viabilizando, sem dúvida, o acesso a ela. Medeia-se, pois, de forma sensível e significativa para mover o público à experiência estética.  A experiência estética traduz-se em múltiplas sensações, percepções, reflexões; às vezes, solitária, em seu próprio ritmo; algumas vezes, compartilhada com outros numa conversa. O estudo sobre a experiência estética e os modos de provocá-la é a tônica da mediação cultural, tanto nos bastidores das instituições culturais como no espaço da escola.
Diferentes formas para expor arte

Exposições de arte são eventos que dão visibilidade ao trabalho artístico mostrando ao público obras de arte, seus conceitos e posicionamentos. E não existe apenas uma forma de expor arte, e sim várias: as possibilidades seguem a criatividade dos envolvidos na montagem do evento.
Tipos de exposição artística
De maneira geral, exposições de arte devem ter conteúdo de qualidade, capacidade de gerar experiências e de agregar valor aos seus participantes. De acordo com a Academia do Organizador de Eventos, as exposições devem ter uma organização de qualidade, objetivos específicos em relação ao que o evento deve proporcionar e, precisam ter clareza de qual tipo de exposição se trata.
As exposições de arte podem ser:
·  Exposições individuais: as obras de um único artista são apresentadas;
·  Exposições coletivas: as obras de vários artistas são apresentadas;
·  Exposições permanentes: exposições que permanecem num mesmo local durante muito tempo e tornam-se integrantes efetivas do lugar;
·  Exposições temporárias: exposições que ficam durante um curto período de tempo num lugar;
·  Exposições itinerantes: exposições que migram sua localidade de exibição de tempos em tempos.
·  Essas exposições podem ser temáticas, comemorativas, cronológicas, históricas, retrospectivas ou antológicas. Além do mais, pode haver bienais e trienais, ou seja, eventos expositivos que ocorrem a cada dois ou três anos respectivamente e, a cada edição, trazem novos conteúdos.
·  De qualquer modo, exposições de arte são enriquecedoras para nossa percepção histórica e cultural e, também, colaboram para que nós conheçamos uma grande diversidade de ideias e visões de mundo.
 Atividade:
A pesquisa que faríamos em grupo passa a ser individuaL.
Pesquisar UM evento/festival que foi escolhido na sala de aula.
Escrever sobre o que é o evento
E, como.a cidade se prepara para o evento..
Fazer no word e colocar a imagem

Entrega meu e-mail: lidialindislay@professor.educacao.sp.gov.br








ATIVIDADES PARA  DESENVOLVER EM CASA

Componente Curricular: ARTE
Período: 11/05 a 22/05
Professora:Lídia
Conteúdo: O encontro entre a arte e o público - Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte
Habilidades: Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada; Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.

Orientações gerais
A devolutiva deverá ser feita via e-mail do professor.

Copiar no caderno, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)
Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável
Deverá ter nome, numero e turma para identificação
A comunicação com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:
Ensino fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30
Estamos todos se adaptando neste momento e não podemos privar nossos alunos do aprendizado.
Desde já agradecemos a compreensão

ATIVIDADE 1

Descrição da atividade 1

MEDIAÇÃO CULTURAL – A ARTE E O PÚBLICO 06.05
Lembrando que o nosso tema é a MEDIAÇÃO ENTRE A ARTE E O PÚBLICO, veremos agora 3 obras que demonstram 3 modos de expor diferentes em relação de como o Público percebe as obras de Arte em museus, e que fazem parte de uma RUPTURA das formas de expor Arte.
Na pintura de Giuseppe Castiglione(1829-1908), “ Vista do Grande Salão Carrié,”  percebe-se o modo de se expor as obras, e como o museu preocupa-se com a aproximação da Arte com o público. O público aprecia as obras que estão nas paredes, do centro do salão.

Na pintura,”A Família de Filipe IV”, mais conhecida como “As Meninas”, de  Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599 —1660) trata-se de uma tela que o pintor utilizou sua iluminação característica, introduziu um auto-retrato e sua técnica de quadro dentro do quadro. Ainda, um espelho colocado na parte do fundo da pintura reflete as imagens do rei Filipe IV da Espanha e a sua esposa Mariana de Áustria, segundo uns historiadores, entrando na sessão de pintura, e segundo outros, posando para ser retratados por Velázquez. Trata-se de uma tela de 3,18 m x 2,76 m. Essa enorme tela, nos causa a impressão de que o pintor nos coloca como espectador da cena,  nos aproximando da cena, e não só da obra.








Já a obra - A Fonte, de 1917, de  Duchamp (responsável pelo conceito de ready made, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes), urinol invertido, uma semelhança com as formas femininas, a inversão física do objeto corresponde a inversão de seu sentido, que se espelha no corpo do espectador.











Todas as três obras, são exemplos de uma curadoria a partir do modo de expor ao publico. fogem e rompem, no seu momento com a tradição de como eram expostas as obras nos museus., tornando-se ícones da arte, abalando a tradição na mediação cultural.

Atividade:Faça um resumo das três formas de expor apresentada no texto.






COPIAR NO CADERNO DE ARTE, COM CANETA OU IMPRIMIR E COLAR NO CADERNO.
MUDE DE FOLHA - INICIE NA FOLHA DA SEQUÊNCIA.  As imagens são apenas para apreciação, não precisem cola-as no caderno.

ATIVIDADE 1 - TEATRO GREGO
 Teatro Grego foi uma manifestação artística muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.
Vale lembrar que o termo teatro (theatron), do grego, significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”.
O teatro grego era formados  por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas.

Ilustração de como possivelmente era a apresentação de uma peça grega

 

Origem do Teatro Grego

O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas, sobretudo, para o Deus Dionísio.
Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho.
Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam.
Com o passar do tempo, as festividades foram evoluindo em termos de organização e elaboração, até chegar ao que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.
Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.

 

Máscaras gregas


As máscaras do teatro grego possuíam diversas expressões faciais
As máscaras eram um instrumento essencial no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego.
As mulheres não participavam das atuações pois não eram consideradas cidadãs da pólis. Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os sexos.

 

Arquitetura do teatro grego

Antigo Teatro na Acrópole Grega, Atenas

A arquitetura dos teatros gregos possuía como característica marcante as construções ao ar livre, chamados de teatros de arena.
Em forma de meia lua, visando uma melhor acústica, eles possuíam uma grande Arquibancada para a plateia.
Na época clássica, diversos teatros foram construídos na Grécia. Merecem destaque o Teatro de Delfos e o Teatro de Dionísio.

 

Gêneros do teatro na Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, o teatro era classificado em dois tipos, a saber:

 

Tragédia Grega

Do grego, o termo tragédia (tragoedia) é formado pelas palavras, “tragos” (bode) e “oidé”, (canção).
Seu significado é “canção ao bode”, uma vez que nas celebrações a Dionísio (Canto ao Bode), um bode era sacrificado para oferenda e, além disso, os homens se vestiam de sátiros.
Trata-se do gênero teatral mais antigo de todos, o qual estava baseado nas histórias trágicas e mitológicas, como o medo, a morte, o terror.
Ou seja, a tragédia é um gênero artístico que representa uma peça teatral (ou poema) com um final infeliz.
As tragédias gregas eram compostas geralmente por cinco atos. Uma das importantes características que a diferem da comédia eram os personagens.
Assim, na tragédia os personagens eram deuses, reis e heróis, enquanto na comédia eram homens comuns.
Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.
Vale lembrar que, diferentemente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formado por cinco pessoas importantes da aristocracia.

 

Comédia Grega

Do Grego, o termo comédia (komoidia), significava um “espetáculo divertido”.
Trata-se, portanto, de um gênero teatral crítico baseado em sátiras, e que abordava diversos aspectos da sociedade grega de maneira cômica.
Vale lembrar que ela era considerada pelos clássicos como um gênero menor em relação à tragédia.
Os júris da comédia não eram aristocratas, como na tragédia. Dessa forma, eles eram formados por três pessoas da plateia.
Para o filósofo grego Aristóteles, a tragédia era um gênero maior visto que representava os homens "superiores". Já a comédia representava os fatos cotidianos e, por isso, era representada por homens "inferiores", ou seja, os cidadãos da Pólis.
Dos dramaturgos desse gênero, destaca-se Aristófanes.

 

Curiosidade sobre o Teatro

A máscara da Tragédia e da Comédia são elementos muito disseminados no teatro e fazem referência a sua origem e aos principais gêneros disseminados na Grécia Antiga.
Elas são utilizadas como símbolo das artes cênicas.



ATIVIDADE 2 - DANÇA - COPIE NO CADERNO DE ARTE OU IMPRIMA E COLE . MUDE DE FOLHA - INICIE NA PROXIMA FOLHA DA SEQUENCIA DO CADERNO DE ARTE

DANÇA - Flash Mob

“Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social”. Eis a boa definição que alguém desse mundo escreveu na Wikipedia sobre Flash Mobs. O Site Odde fez uma lista com os dez melhores e você confere abaixo:

Click no link abaixo e assista os 10 flash mobs mais conhecidos ;


Liste-os e escreva uma referência do que se trata cada um deles.
1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)
             10)

            ATIVIDADE 3 -  MUDE DE FOLHA DO CADERNO E REALIZE AS ATIVIDADESA SEGUIR

            QUESTIONARIO AVALIATIVO -
Pesquise nos textos do Caderno de Arte para responder as atividades
1)      O que é mediação Cultural?
2)      Cite 5 “tipos” de espaços/formas utilizados para mediar obras com expectadores : museus, ,_____,_____,_______ e ______.
3)      O que são:
a)      Exposições individuais?
b)      Exposições coletivas?
c)      Exposições permanentes?
d)     Exposições temporárias?
e)      Exposições itinerantes?
4)      Qual a origem do teatro? (local, época, evento)
5)      Sobre os gêneros teatrais:
a)      O que se trata a tragédia?
b)      O que se trata a comédia?
6)      Qual a importância da máscara no teatro grego?
7)      Pesquise o que é um teatro épico.


Essas 3 atividades devem serem feitas no CADERNO DE ARTE, COM NOME, NUMERO E SERIE NA PARTE POSTERIOR, A CANETA, NÃO PRECISA SER DE LETRA TÉCNICA, TIRAR FOTO E ENVIAR PARA O E MAIL.

BOAS ATIVIDADES!



Período: 07/07 a 24/07
Professora: Lídia Lindislay Ortunho
Conteúdo: As linguagens das linguagens artísticas
Habilidades:
Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo; Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

Conteúdo: A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas;

Habilidades: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre;

Orientações gerais
A devolutiva deverá ser feita via e-mail

ATIVIDADE 1 - COPIE O TEXTO NA FOLHA DA SEQUENCIA DO CADERNO (NÃO PRECISA COLOCAR A IMAGEM) OU  IMPRIMA E COLE
NA SEQUENCIA DO CADERNO.
LINGUAGENS DAS LINGUAGENS DE ARTE
Artistas, obras e épocas geram linguagens ou cruzamentos híbridos entre elas, para ultrapassar limites processuais, técnicos, formais, temáticos ou poéticos.
Linguagem hibrida são as que unem linguagens de ares diversas, como performance.
Linguagens divergentes - que nem sempre são consideradas como Arte, mas trabalham com seus códigos. Arquitetura, cenografia, designer, musica para jogos eletrônicos, publicidade, vídeo clipe. Uma das linguagens que podemos também citar é a fotografia.
A fotografia digital, hoje em celulares, simplificou muito o processo de registro por meio de imagens.

Poéticas Pessoais, Coletivas e/ou Processos Colaborativos
Poética pessoal significa a forma simples e única de cada na construção artística, e se comunicar com a linguagem da arte, é um aprendizado que se faz por meio do fazer que vai acontecendo no processo de criação. A procura de materiais, cores, formas, temas, sons diagramas movimentos, matérias e procedimentos se caracterizam como meio e não como fim da poética pessoal.

Conhecendo Poéticas de Artistas
Sobre a leitura das fotografias – os artistas Mascaro e Muniz têm modos diversos de tratá-las como linguagem e de capturar a imagem para torná-la obra. Ambos tem seu próprio modo de tratá-la como linguagem.
Cristiano Mascaro é um importante fotógrafo brasileiro. Formado em arquitetura, o que influencia fotografar a paisagem urbana, no ponto de vista do pedestre que caminha sob o solo e o postar-se em locais altos de edifícios, focalizando o patrimônio cultural da cidade, em cenas do cotidiano do comportamento humano.
 
 Vik Muniz - cria ilusões fotográficas, brincando com a materialidade e fotografando-as. O artista desenha florestas com linhas, Rembrandt com pregos, crianças com açúcar, figuras freudianas com chocolate, pinturas com sucatas, integrando desenho, pintura, escultura e gravura submetendo-as a fotografia.
 

PROCESSO COLABORATIVO EM ARTE - TEATRO.
PROCESSO COLABORATIVO - PROCESSO COLABORATIVO - Por Evaldo Mocarzel - http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2013/07/processo-colaborativo.html
     Dispositivo de criação coletiva que se tornou prática recorrente entre os grupos de teatro de São Paulo a partir dos anos 1990. Um dos objetivos principais desse procedimento de construção de linguagem cênica é abrir espaço para a autoria dramatúrgica de todos os envolvidos no processo de criação, sobretudo os atores e as atrizes através de improvisações individuais e workshops coletivos, frequentemente deflagrados por depoimentos pessoais.
MUDE DE FOLHA DO CADERNO, RSPEITANDO A SEQUENCIA E COPIE O TEXTO A SEGUIR

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PROJETO ARTISTICO -
Tema - é o assunto, a ideia, a proposta a se desenvolvida.
Título: é diferente do Tema, mas pode ser ele, desde que não perca o contexto e dê a ideia do que se tem na totalidade do texto
Linguagem - é o tipo de linguagem que expressa o tema desenvolvido, podendo ser Artes Visuais, Teatro, Música, Dança, ou suas subdivisões ou algo hibrido ou convergente.
Público - qual a idade, gênero que envolve o seu projeto
Objetivo - tem como foco um objetivo específico, concreto e viável.
Cronograma- identifique quanto tempo para cada etapa
Local ou Mediação Cultural: são os locais onde se abrigam obras artísticas. Toda obra de arte tem por finalidade atingir um público. E a obra e o público se encontram através dessa mediação, ou seja, um lugar. E através dessa mediação a arte move o público a uma experiência estética, a sensações, percepções, reflexões, etc.
Recursos materiais ou Materialidade: combinação de materiais que ganha significado relacionado a com a forma-conteúdo. São os materiais propriamente ditos, como o suporte e as ferramentas envolvidas no processo.
Equipe de trabalho- recursos humanos- pessoas que participarão do processo e suas atividades pré-estabelecidas
Saberes estéticos e Culturais: Para olhar uma obra e entendê-la é preciso ter contato com outras teorias estéticas produzidas pela filosofia da arte, psicologia da arte, saberes históricos, da biografia do autor, de seu modo de vida, da cultura do mesmo e da comunidade que está inserido, sociologia da arte, e como esse sistema de símbolos atua nessa cultura.
Referências Bibliograficas: Poderão ser feita em livros ou pela Internet, no entanto no final do trabalho deverá constar a bibliografia.


RELATORIO
Brainstorming: termo muito usado na publicidade e propaganda, e setores de administração de empresas. Consiste em reunir um grupo de pessoas, levantar ideias, anotá-las, fazer um julgamento, partir dessas ideias e levantar outras, ou ainda associá-las, para chegar numa criação final. Podendo ser ideias individuais ou em grupo. É na verdade um relatório.
Processo de Criação: caminho que envolve projetos, esboços, estudos, protótipos, diálogos com a material, tempo de devaneio, vigília criativa, do fazer sem parar, de ficar em silêncio e distante do mundo.
Conclusão - resumo do trabalho/texto, onde se apresenta um posicionamento e uma avaliação pessoal.

ATIVIDADE:

Levando em conta que conheça as linguagens das linguagens de Arte, pense que agora fosse é um profissional da Área. FAÇA UM PROJETO  INDIVIDUAL OU EM GRUPO - DESDE QUE SEJA POR MEIO DE REDE SOCIAIS- DE ALGO QUE ENVOLVA ARTE.


ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA

 3.o Bimestre - Tempo de Fazer, gestando o mostrar

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM MÚSICA

JINGLE

O jingle é um tipo de música composta para ajudar a vender um produto. Ele é eficaz por

permanecer na memória das pessoas e tende até a se desgrudar do período de veiculação da

peça publicitária e ganhar vida própria. Suas principais características são:

• Facilidade de memorização;

• Texto enxuto contendo as principais características do produto;

• Texto em forma de poesia ou verso.

Jingle x paródia

Diferentemente do jingle, a paródia é uma adaptação de uma música já existente, na qual se

usa a melodia e adiciona uma nova letra, geralmente com cunho divertido ou, até mesmo,

educativo — já que muitos professores fazem uso desse recurso para fixar a matéria na mente

dos estudantes, por exemplo.

No entanto, é preciso ter cuidado: as paródias são permitidas pela lei, mas não podem conter

caráter publicitário, ou seja, não podem vender nenhum produto ou ideia. Essa é, então, a

principal diferença entre paródia e jingle.

Jingle x vinheta

A vinheta funciona como uma espécie de assinatura sonora da sua marca, podendo ser feita

por meio de um sinal sonoro, de um pequeno arranjo musical ou, até mesmo, de uma breve

canção. Sua função é mostrar ao ouvinte que ele está ouvindo a sua rádio ou assistindo ao seu

programa, por exemplo.

Jingle x spot

Os spots também são peças publicitárias, mas são gravados em estúdio por um locutor

profissional e contam com músicas de fundo ou efeitos sonoros para divulgar qualquer assunto

de forma assertiva.

De modo geral, a grande diferença entre ambos é que o jingle é cantado, com a finalidade de

encantar o ouvinte, e o spot é falado, com o objetivo de informar.


MUDE DE FOLHA DO CADERNO, RSPEITANDO A SEQUENCIA FAÇA O PRÉ PROJETO

ATIVIDADE– AGORA É SUA VEZ: VAMOS USAR O PROJETO DA ESCOLA DE CONCURSO DE

PARODIAS E FAZER UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL OU EM DUPLA, UM FAZ A LETRA E O

OUTRO CANTA, COM O TEMA CIBERBULLIYNG.


FAÇA UM PROJETO INDIVIDUAL OU EM DUPLA CIOM O TEMA CIBERBULLYING E A

LINGUAGEM ARTISTICA É MUSICA-PARODIA.

PROJETO ARTISTICO - _________________

Tema – CIBERBULLIYNG

Título:

Linguagem – Música-PARODIA

Público -

Objetivo -


Cronograma-

Local ou Mediação Cultural:


Recursos materiais ou Materialidade:

Saberes estéticos e Culturais:

Processo de Criação:

Conclusão -


Referências Bibliograficas:


EM DUPLA -RELATORIO

Brainstorming:

2. VAMOS FAZER UMA PARODIA, GRAVAR FAZENDO ENTÃO O PROJETO DA ESCOLA E

ATIVIDADE DE ARTE.

ENVIE O TEXTO PELO E MAIL COMO O HABITUAL E A PARODIA PODE SER PELO WHATS

ES DE ARTE SÃO RETIRADAS DA PROPOSTA DO ESTADO, E ADAPTADAS

CONFORME A NECESSIDADE.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS COMPLEMENTARES:

maxcast.com.br › blog › voce-sabe-como-fazer-jingles


Todas as atividades de Arte estão no blog

https://lidialindislay2.blogspot.com/2020/05/2ano-ensino-medio-arte.html

Série: 2.ºS ANOS A e B.

Professor: LIDIA

Conteúdo: DESENHO ANIMADO E POP ART

Habilidades: Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

 

Orientações gerais

A devolutiva deverá ser feita via e-mail, conforme orientação do professor.

Copiar no caderno, ou imprimir e colar no caderno, na sequência, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)

Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável

Deverá ter nome, numero e turma para identificação em todas as folhas

A comunicação com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:

Ensino fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30

Desde já agradecemos a compreensão

 

ATIVIDADE 1 – DESENHO ANIMADO

O ser humano sempre gostou de contar e inventar histórias por meios diversos, como os vasos gregos com os movimentos dos atletas, a escolha das poses para dar a impressão de movimento ou a ilusão de movimentos das obras futuristas.

Anima vem do grego anemon, que significa “alma” e também “movimento”, “vento”. “Animar” significa “dar a alma”, dar vida, dar movimento. Meios técnicos oferecem possibilidades para a construção de imagens em movimentos pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a partir de invenções simples como o thaumatrope, o fenaquistoscópio ou fantoscope, o flip-book.

 Antes de iniciar a animação, é preciso criar imagens estáticas, que podem ser desenhadas, escaneadas ou fotografadas, ou ainda fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem, que vão sendo fotografados enquanto fazem movimentos lentos. Há ainda programas de computador como o Power Point e o Makie Maker.

POP ART

Pop Art O Pop Art foi um movimento que revolucionou a pintura de retratos, recriando imagens realizadas para a propaganda, para a música, para o cinema, para revistas e jornais. Entre os artistas mais importantes estão Roy Lichtenstein, Andy Warhol e David Hockney.

ATIVIDADE 2 – PESQUISE SOBRE FORMAS DE DESENHO ANIMADO...FLIP-BOOK, FOLIOSCOPIO, OU THAUMATROPE OU MAKIE MAKER E FAÇA UM DELES SIMPLES PARA APRESENTAR.

 






ATIVIDADE 1- COPIEM NO CADERNO, NA SEQUENCIA O TEXTO ABAIXO.

ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU E MAIL.

Poética pessoal de Pablo Picasso

Pablo Picasso é muito conhecido por fazer obras composição cubista. Mesmo sem ainda existir um estudo sobre cores, as cores usadas em suas obras tem o poder de passar sensações fortes em suas obras. Essa obra, tem um grande valor histórico e artístico, e contempla muito bem a poética do artista.

Análise Guernica, Pablo Picasso

Guernica é uma pintura a óleo sobre tela de grandes dimensões, com 7.76 metros de comprimento e 3.49 metros de altura. Atualmente, esta pintura está exposta em Madri, no Museu Reina Sofia. Análise do quadro Guernica –O contexto histórico é essencial para interpretar esta pintura. Neste momento, a Espanha vivia um conflito entre as forças Republicanas e os Nacionalistas, liderados pelo General Francisco Franco. Os Nacionalistas contaram com o apoio do exército Nazista e autorizaram os alemães a bombardearem Guernica, como forma de testarem novas armas e táticas de guerra, que viriam a ser usadas mais tarde na Segunda Guerra Mundial. Cores- O preto e branco foram as cores escolhidas pelo o autor, que servem para intensificar a sensação de drama causado pelo bombardeamento. Composição - Esta é uma obra cubista, pois inclui figuras geometricamente decompostas, usando elementos surrealistas e técnicas que seriam associadas ao cubismo. O cavalo e o touro são dois dos elementos mais destacados do quadro, elementos muito populares na cultura espanhola, que representa que este ataque é um ataque à cultura espanhola, uma tentativa de destruir os ideais defendidos pelos cidadãos espanhóis. Além disso, o horror causado em seres humanos, com um soldado morto no chão, uma mãe que chora a morte do filho morto nos seus braços (esquerda do quadro), uma mulher em desespero enquanto a sua casa é destruída em chamas (direita do quadro), uma mulher com a perna ferida que tenta fugir de todo o caos causado (no centro da pintura) e uma mulher com um lampião, que parece iluminar o resto dos elementos (no centro do quadro). A espada quebrada representa a derrota do povo, que foi quebrado pelos seus opositores, enquanto os edifícios em chamas indicam a destruição não apenas em Guernica, mas a destruição causada pela Guerra Civil. http://www.significados.com.br/quadro-guernica-de-pablo-picasso

Lembrando que as atividades de Arte se encontram também no blog: lidialindislay2.blogspot.com

 

4.º BIMESTRE – 03/11 A 04/12 – COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

NOME: ___________________________________________________N.º _____ SÉRIE/ANO:_____

(coloque nome em todas as folhas)

 

ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA

Série: 2. ANO A e B

Professor: LÍDIA   - E mail : l.ortunho@hotmail.com

Conteúdo: Conceitos, procedimentos e Conteúdos investigados em Arte durante o ano nas Linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro

 Habilidades:. Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos Investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo.

Conteúdo: Suporte e registro no processo de Criação – caderno de desenho, fotografia, portfólio-

Habilidade: Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético.

Conteúdo: Modos de divulgação em Arte: cartaz, folder, Programa.

Habilidade: Preparar a divulgação do evento e sua comunicação visual.

Conteúdo: Mostra poética: festival, salão.

Habilidade: Organizar os espaços para a apresentação das produções artísticas

 

Orientações gerais

A devolutiva deverá ser feita via e-mail ou outro meio que tiver acesso, conforme orientação do professor.

Existem essas possibilidades: Copiar no caderno, OU IMPRIMIR E COLAR, LER, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)

Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável.

Deverá ter nome e turma para identificação

Desde já agradecemos a compreensão

 

ATIVIDADE 1-     COPIEM NO CADERNO, NA SEQUÊNCIA O TEXTO ABAIXO. ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU  E MAIL.

 

CONCEITOS E PROCEDIMENTOS ESTUDADOS.

 

Arte híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança, música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão, rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line – sites, blogs e redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e relações entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

Cartaz: é um suporte, normalmente confeccionado em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função é capturar a atenção do leitor para uma informação importante, divulgada visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético e artístico. Para isso, apresenta dois níveis distintos e consecutivos: leitura primária, que fornece informações básicas; e leitura secundária, que oferece informações detalhadas sobre o evento (onde, quando, preço), vistas apenas quando o observador se aproxima do cartaz.

Os primeiros cartazes foram produzidos em Paris (França), em 1866, por Jules Chéret.

A melhoria de procedimentos técnicos na impressão litográfica facilitou a introdução deles como um meio de comunicação visual precioso. O artista francês Toulouse-Lautrec, entusiasmado pela possibilidade de aproximar sua arte do público, estudou os procedimentos tipográficos e as questões formais necessárias, exagerando certos aspectos expressivos e intensificando a diferença entre um cartaz, uma ilustração e uma pintura. Seus cartazes superaram as expectativas de divulgação de espetáculos e passaram a ser reconhecidos em todo o mundo, exercendo grande influência na história dos cartazes, além de divulgar dançarinas como Jane Avril. O tipo de dança, o figurino, os símbolos musicais, as fontes das letras etc. nos fornecem pistas sobre o espetáculo e nos dão a sensação de movimento, especialmente pelas linhas e formas mais escuras, pela relação entre os pés da bailarina e a voluta do contrabaixo.

Curador: o profissional é o “curador de arte” que primeiramente faz uma análise e seleciona Também organiza o local e cuida dessas obras durante a exposição.

De que maneiras as informações sobre eventos culturais podem chegar ao público: através da produção, divulgação e distribuição de folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos, cartões postais, jornais, guias, revistas e/ou livros contendo programações culturais.

Festivais de Dança: são eventos em que os dançarinos mostram sua arte para um público. Os eventos ficam conhecidos também por reunir diversas atrações além das apresentações de dança, como seminários, cursos, oficinas e outras atividades.

Festivais universitários e mostras estudantis de dança: a programação, além dos números de dança, é composta por oficinas, rodas de conversa, apresentações de videodança, palestras e números com convidados. A elaboração das mostras universitárias e estudantis tem como foco projetos de grupos ou de artistas que desenvolvam trabalhos dentro dos ambientes escolares, inseridos ou não na grade curricular. Geralmente não têm caráter competitivo; ao contrário, surgem como espaço de promoção e encontro dos artistas e têm  como principais objetivos evidenciar, fomentar e fortalecer a rede de grupos, companhias, coletivos e performers.

Festival de Música: são eventos cuja principal atração é a música, organizados em torno de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos, sendo comumente realizados em locais públicos. Alguns são anuais, ao passo que outros se repetem a intervalos regulares de tempo. Há também festivais beneficentes, em prol de causas humanitárias.

Festival de Teatro: sempre foram uma das ações mais importantes para a área ao redor do mundo. Foram eles que mantiveram viva a atividade teatral, dando espaço para grupos e companhias teatrais, desde as profissionais até àquelas que estavam simplesmente começando  algum trabalho, ou mesmo utilizando-se do teatro como uma ferramenta de estudo, como os festivais ou mostras de teatro universitário. É dessa forma que os festivais vêm potencializando durante toda a sua história a cena teatral, pouco a pouco adentrando o interior do país, cumprindo seu papel de portadores da cultura e da arte, da acessibilidade do público ao que dele é por direito.

Folder - impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto.

Mostra Cultural Escolar: é um evento em que estudantes e professores, de forma protagonista, planejam, apresentam e socializam experiências estéticas e artísticas, de conhecimentos e aprendizagens, vivenciadas em seus processos de criação, em todas as áreas da cultura (dança, música, teatro e artes visuais).

Mostras de teatro universitárias e estudantis: a produção teatral ligada às escolas remete a um contexto complexo, no qual profissionalismo, amadorismo e a própria noção de teatro estudantil são fronteiras que se confundem. Se por vezes pode haver descompasso entre produções de escolas de formação em teatro e grupos oriundos de outras áreas (mais próximos a um perfil vocacionado), por outras a urgência redescoberta nas raízes desse amadorismo traz à cena um vigor capaz de compensar precariedades técnicas. A partir desta reflexão, as mostras pretendem amplificar o formato tradicional anteriormente destinado apenas a escolas de formação, abrindo-se à participação de trabalhos de instituições de ensino de qualquer perfil, gerando assim um panorama mais amplo da atual produção teatral estudantil. Nesse contexto, a produção teatral estudantil mapeada nas mostras põe em diálogo as singularidades de escolas e grupos vindos das mais diferentes instituições, organizados em uma programação gratuita e aberta ao público em geral.

Mediação Cultural: refere-se a todas as maneiras em que a informação é comunicada aos visitantes/público de um sítio educativo, natural ou de lazer, tal como um museu, um parque ou um centro de ciências.

Meios, equipamentos e espaços de circulação da música: os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como, por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas, espaços escolares etc.

Gêneros da Linguagem das Artes Visuais: assemblage; body art; cerâmica; colagem; desenho; escultura; fotografia; gravura (xilogravura, metal, serigrafia etc.); happening; HQ; instalação; land art; livro de artista ou livro-objeto; objeto; performance; pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico, aquarela etc.); ready-made; site specific; tapeçaria; videoarte; web art.

Gêneros da Linguagem do Teatro: artes circenses; commedia dell ́arte; escultura viva; folia de reis; happening; improvisação teatral; intervenção cênica; mamulengo; performance; teatro pós-dramático; teatro contemporâneo; teatro de animação; teatro de grupo; teatro de marionetes; teatro de rua; teatro de sombras; teatro moderno; teatro nô.

Gêneros da Linguagem da Dança: capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.

Gêneros da Linguagem da Música: canto; canto coral; conjunto de câmara; improvisação musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita; música instrumental; música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock; samba; tecnomúsica.

Gêneros das Linguagens Híbridas: happening; performance.

Gêneros das Linguagens Convergentes: arquitetura; cenografia; design; figurino; iluminação; jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria; publicidade; sons para celular; trilha sonora; videoclipe.

Portfolio: é uma coleção de todo o trabalho desenvolvido, sendo organizado, relacionado, e acomodado geralmente em pastas.

 

ATIVIDADE 2 - Escolha uma atividade para fazer entre as abaixo, qualquer uma capriche como se fosse para uma exposição.

1)       Se você desenha, faça um desenho que goste, que demonstre sua poética pessoal.

2)       Faça uma maquete como se fosse um espaço para expor alguma arte e tire fotos de vários ângulos da maquete.

3)       Encene um monologo e filme, lembre de produzir um fundo, o personagem pode ser um boneco ou algo que surja de sua criatividade.


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