Tecnologia na Arte Antiga
OS AVANÇOS DO RENASCIMENTO
A
IMPRESSA - foi a oportunidade do artista poder criar suas peças e
reproduzi-las em escala. Aliada a esse avanço outras práticas artísticas, como
a litografia, a xilogravura, a serigrafia, a tipografia móvel e o aperfeiçoamento
do livro contribuíram para o surgimento de muitos outros meios de produção
artística, por exemplo: as técnicas de gravura em metal, a reprodução em
off-set, as atividades profissionais de: ilustrador, capista, cartazista,
tipógrafo, impressor e hoje o designer gráfico.
A
INFORMÁTICA - vem facilitar o trabalho e criar mais opções técnicas de
produção. A utilidade do computador para criar arte é inquestionável, ele passa
a fazer parte da paleta do artista, assim como são os seus: pincéis, tintas,
papéis, telas e lápis.
A
INTERNET - eleva a disseminação das publicações impressas, contribuem para uma
forma de criar arte sem grandes gastos materiais, o universo digital ilimitado,
transformou o atelier em um estúdio limpo, abrindo a novas experiências para os
trabalhos artísticos.
AS ARTES AO LONGO DAS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS
SE
VOCES PERCEBEREM O CONTEUDO E HABILIDADE DE ARTE, DESSES BIMESTRE, PODEMOS USAR
A ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS DUAS DISCIPLINAS OK. ENTÃO ENVIE PARA
MIM TAMBÉM O VÍDEO DA ATIVIDADE DE HIP HOP DA PROFESSORA ERICA. CERTO.
O
CMSP ESTÁ FOCANDO MUITO A QUESTÃO DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO, SEGUINDO AS
RECOMENDAÇÕES DA PROFESSORA DA CMSP EU FIZ UMA ESTRUTURA QUE JÁ USEI EM OUTROS
ANOS PARA FAZERMOS, NESSE MOMENTO VOU PEDIR ENTÃO PARA QUE TENHA ESSE TEXTO NO
CADERNO. APENAS A ESTRUTURA. AFPROFESSORA FALA DISSO EM QUASE TODA SEMANA.
Conteúdo:
Elementos estruturantes de um projeto;
Habilidade:
Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.
ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PROJETO ARTISTICO -
Tema - é o
assunto, a ideia, a proposta a se desenvolvida.
Título: é diferente do Tema, mas pode ser ele, desde que não
perca o contexto e dê a ideia do que se tem na totalidade do texto
Linguagem - é o tipo de linguagem que expressa o tema
desenvolvido, podendo ser Artes Visuais, Teatro, Música, Dança, ou suas
subdivisões ou algo hibrido ou convergente.
Público - qual a idade,
gênero que envolve o seu projeto
Objetivo - tem como foco um
objetivo específico, concreto e viável.
Cronograma- identifique quanto
tempo para cada etapa
Local ou Mediação
Cultural: são os locais onde se
abrigam obras artísticas. Toda obra de arte tem por finalidade atingir um
público. E a obra e o público se encontram através dessa mediação, ou seja, um
lugar. E através dessa mediação a arte move o público a uma experiência
estética, a sensações, percepções, reflexões, etc.
Recursos materiais ou Materialidade: combinação de materiais
que ganha significado relacionado a com a forma-conteúdo. São os materiais
propriamente ditos, como o suporte e as ferramentas envolvidas no processo.
Equipe de trabalho- recursos humanos-
pessoas que participarão do processo e suas atividades pré-estabelecidas
Saberes estéticos e
Culturais: Para olhar uma obra e
entendê-la é preciso ter contato com outras teorias estéticas produzidas pela
filosofia da arte, psicologia da arte, saberes históricos, da biografia do
autor, de seu modo de vida, da cultura do mesmo e da comunidade que está
inserido, sociologia da arte, e como esse sistema de símbolos atua nessa
cultura.
Referências Bibliograficas: Poderão ser feita em livros ou pela Internet, no
entanto no final do trabalho deverá constar a bibliografia.
RELATORIO
Brainstorming: termo muito usado na publicidade e propaganda, e setores de
administração de empresas. Consiste em reunir um grupo de pessoas, levantar
ideias, anotá-las, fazer um julgamento, partir dessas ideias e levantar outras,
ou ainda associá-las, para chegar numa criação final. Podendo ser ideias
individuais ou em grupo. É na verdade um relatório.
Processo de Criação: caminho que envolve projetos, esboços, estudos, protótipos,
diálogos com a material, tempo de devaneio, vigília criativa, do fazer sem
parar, de ficar em silêncio e distante do mundo.
Conclusão - resumo do trabalho/texto, onde se apresenta um posicionamento e uma
avaliação pessoal.
ATIVIDADE:
Levando em conta que JÁ VIMOS PROFISSÕES
QUE USA ARTE, pense em o que poderia fazer de projeto, mas essa será outra
aula. Assista as aulas do CMSP, ESTÃO FOCANDO MUITO NISSO.
TODO CONTEUDO DE ARTE ESTÁ NO BLOG,.
ESSA COPIA VALE 5,0 E O VIDEO DA PROFESSORA ERICA VALE
5,0 OK/
http://lidialindislay2.blogspot.com/2020/05/3-ano-ensino-medio-arte.html
Componente Curricular:
ARTE
Série: 2.º A e B
Período: 04.08 a
21.08
Professora: Lídia Lindislay Ortunho
Conteúdo: A construção
de jingles. A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes
de elementos da gramática das linguagens artísticas – 2. BIMESTRE
Habilidades:
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística.
Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou
colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da
comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre – HABILIDADE DO 2.
BIMESTRE
Orientações gerais
A devolutiva deverá ser feita via e-mail, conforme orientação do professor.
Copiar no caderno de
ARTE, OU IMPRIMIR E COLAR NO CADERNO DE ARTE, RESPEITANDO A SEQUÊNCIA DAS
ATIVIDADES, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU
CELULAR)
Todos os documentos
fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável
Deverá ter nome e
turma para identificação, EM TODAS AS FOLHAS NA PARTE DE CIMA DO CADERNO.
A comunicação com o
professor deverá ser feita no horário de aula da turma:
Ensino fundamental:
das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30
Estamos todos se
adaptando neste momento e não podemos privar nossos alunos do aprendizado.
Desde já agradecemos
a compreensão
ATIVIDADE 1 - COPIE O
TEXTO NA FOLHA DA SEQUENCIA DO CADERNO (NÃO PRECISA COLOCAR A IMAGEM) OU
IMPRIMA E COLE NA SEQUÊNCIA DO CADERNO.
3.º Bimestre - Tempo de Fazer, gestando o mostrar
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM MÚSICA
JINGLE
O jingle é um tipo de música composta para ajudar a vender um produto. Ele
é eficaz por permanecer na memória das pessoas e tende até a se desgrudar do
período de veiculação da peça publicitária e ganhar vida própria. Suas
principais características são:
• Facilidade de memorização;
• Texto enxuto contendo as principais características do produto;
• Texto em forma de poesia ou verso.
Jingle x paródia
Diferentemente do jingle, a paródia é uma adaptação
de uma música já existente, na qual se usa a melodia e adiciona uma nova letra,
geralmente com cunho divertido ou, até mesmo, educativo — já que muitos
professores fazem uso desse recurso para fixar a matéria na mente dos
estudantes, por exemplo.
No entanto, é preciso ter cuidado: as paródias são
permitidas pela lei, mas não podem conter caráter publicitário, ou seja, não
podem vender nenhum produto ou ideia. Essa é, então, a principal
diferença entre paródia e jingle.
Jingle x vinheta
A vinheta funciona como uma espécie de
assinatura sonora da sua marca, podendo ser feita por meio de um sinal sonoro,
de um pequeno arranjo musical ou, até mesmo, de uma breve canção.
Sua função é mostrar ao ouvinte que ele está ouvindo a sua rádio ou
assistindo ao seu programa, por exemplo.
Jingle x spot
Os spots também são peças publicitárias, mas são
gravados em estúdio por um locutor profissional e contam com músicas de fundo
ou efeitos sonoros para divulgar qualquer assunto de forma assertiva.
De modo geral, a grande diferença entre
ambos é que o jingle é cantado, com a finalidade de encantar o
ouvinte, e o spot é falado, com o objetivo de informar.
MUDE DE FOLHA DO CADERNO, RSPEITANDO A SEQUENCIA FAÇA O
PRÉ PROJETO
ATIVIDADE– AGORA É SUA VEZ: VAMOS USAR O PROJETO DA
ESCOLA DE CONCURSO DE PARODIAS E FAZER UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL OU EM DUPLA, UM
FAZ A LETRA E O OUTRO CANTA, COM O TEMA CIBERBULLIYNG.
FAÇA UM PROJETO
INDIVIDUAL OU EM DUPLA CIOM O TEMA CIBERBULLYING E A LINGUAGEM ARTISTICA
É MUSICA-PARODIA.
PROJETO ARTISTICO - _________________
Tema – CIBERBULLIYNG
Título:
Linguagem – Música-PARODIA
Público -
Objetivo -
Cronograma-
Local ou Mediação Cultural:
Recursos materiais ou Materialidade:
Saberes estéticos e Culturais:
Processo de Criação:
Conclusão -
Referências Bibliograficas:
EM DUPLA -RELATORIO
Brainstorming:
2. VAMOS FAZER UMA PARODIA, GRAVAR FAZENDO ENTÃO O
PROJETO DA ESCOLA E ATIVIDADE DE ARTE.
ENVIE O TEXTO PELO E MAIL COMO O HABITUAL E A PARODIA
PODE SER PELO WHATS 9539198379.
AS ATIVIDADES DE ARTE SÃO RETIRADAS DA PROPOSTA DO
ESTADO, E ADAPTADAS CONFORME A NECESSIDADE.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS COMPLEMENTARES:
maxcast.com.br › blog › voce-sabe-como-fazer-jingles
Todas as atividades de Arte estão no blog https://lidialindislay2.blogspot.com/2020/05/2ano-ensino-medio-arte.html
ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA
Série: 3.ºS ANO A
Professor: LIDIA
Conteúdo: DESENHO ANIMADO
Habilidades: Investigar e reconhecer,
por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas
linguagens artísticas.
Orientações gerais
A devolutiva
deverá ser feita via e-mail, conforme orientação do professor.
Copiar no
caderno, ou imprimir e colar no caderno, na sequência, tirar foto e enviar
o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)
Todos os
documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável
Deverá ter
nome, número e turma para identificação em todas as folhas
A comunicação
com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:
Ensino
fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30
Desde já
agradecemos a compreensão
ATIVIDADE 1 – DESENHO ANIMADO
O ser humano sempre gostou de contar e
inventar histórias por meios diversos, como os vasos gregos com os movimentos
dos atletas, a escolha das poses para dar a impressão de movimento ou a ilusão
de movimentos das obras futuristas.
Anima vem do grego anemon, que significa
“alma” e também “movimento”, “vento”. “Animar” significa “dar a alma”, dar
vida, dar movimento. Meios técnicos oferecem possibilidades para a construção
de imagens em movimentos pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos
que foram desenvolvidos a partir de invenções simples como o thaumatrope, o
fenaquistoscópio ou fantoscope, o flip-book.
Antes
de iniciar a animação, é preciso criar imagens estáticas, que podem ser
desenhadas, escaneadas ou fotografadas, ou ainda fotografias de pequenas
figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem, que
vão sendo fotografados enquanto fazem movimentos lentos. Há ainda programas de
computador como o Power Point e o Makie Maker.
VAMOS PENSAR NUMA TECNOLOGIA BEM SIMPLES:
Como fazer um
Flick Book?
- Usando uma régua e um lápis de grafite 3H, divide uma folha de
papel A4 em colunas e linhas;
- Numera cada um dos retângulos;
Neste caso, o tema do Flick Book é a representação das
várias fases do movimento da figura humana a levantar uma pedra:
- No retângulo 1, desenha uma figura
representativa do corpo humano e a pedra;
- No retângulo 2, desenha o mesmo corpo, mas com os braços e as
pernas numa posição diferente;
- Nos retângulos seguintes repete o processo página
a página, como demonstra o exemplo abaixo;
EXEMPLO
SEJA CRIATIVO
Proftps://www.una.br/blog/gosta-de-musica-veja-5-profissoes-para-seguir-na-area/
https://dicas.vestibulares.com.br/profissoes-para-quem-gosta-de-musica/issões que utilizam conhecimento em Música
1. Radialista- O radialista é um profissional que trabalha na produção de produtos audiovisuais. As possibilidades de atuação são inúmeras, podendo estar presente nos setores de edição, filmagem, sonoplastia, cenografia, narração e criação. Por trabalhar em uma rádio, o profissional está diretamente relacionado com a música, sendo uma boa opção de carreira para as pessoas que buscam uma faculdade com música.
2. Produção cultural- ou gestão de eventos.- Essa área abrange toda a parte de planejamento e organização de eventos voltados para a música — como shows, festivais, mostras etc. Devido aos investimentos em cultura e leis de incentivo, essa área veio ganhando mais espaço no Brasil. O produtor de eventos poderá atuar na captação de recursos, elaboração do projeto formal, orçamento, cronograma para eventos musicais específicos, trazer possibilidades de trabalho em grandes empresas ou órgãos públicos, no desenvolvimento de estratégias de marketing cultural, elaboração de editais, políticas de incentivo e patrocínio, dentre outras coisas.
3. Jornalista - podem produzir notícias para os meios de comunicação, como internet, rádio e jornais.
O jornalista também pode ser crítico musical e, para isso, precisa manter-se informado quanto ao mundo da música, ler publicações de cunho musical e refinar o seu estilo de redação.
4. Assessoria de imprensa - para a administração da carreira de músicos, O assessor de imprensa ficará responsável pela imagem e comunicação do artista, tanto com a mídia quanto com os fãs, por meio de declarações oficiais e administração de perfis em redes sociais, e também ter formação em jornalismo — ou, em alguns casos, em relações públicas. Para ambas as formações, o tempo médio é de quatro anos de curso e a titulação é de bacharel.
5. Musicoterapia - profissional especializado na reabilitação de pacientes — tanto a reabilitação motora, social ou mental — e pela melhora na qualidade de vida de pessoas que possuem algum transtorno ou necessidade especial por meio da música. Esse profissional atua junto a profissionais de saúde e assistência social em hospitais, ONGs e clínicas de reabilitação para dependentes químicos, por exemplo, auxiliando na recuperação e prevenção de possíveis problemas usando elementos musicais como melodia, ritmo e harmonia. A Musicoterapia exige conhecimento da linguagem musical, apesar de não ser preciso ter conhecimento formal ou teórico.
6. Produtor audiovisual - trabalhar na elaboração de conteúdos artísticos, jornalísticos e documentais, incluindo sonorização, iluminação e roteiro. A sua participação é essencial na confecção de filmes e de vídeos. Ainda, pode atuar em museus de som, em cinematecas e em rádios, sendo uma boa faculdade para quem gosta de música.
7. Musicista - profissional que executa e desenvolve obras musicais. Ele apresenta habilidade e especialidade em música. Precisa ser perfeccionista, ter habilidade manual e um bom ouvido, gostar de trabalhar e de pesquisar em equipe, além de ter disposição para praticar bastante.
4.º BIMESTRE – 03/11 a 04/12 – COMPONENTE CURRICULAR: ARTE NOME: ___________________________________________________N.º _____ SÉRIE/ANO:_____ (coloque nome em todas as folhas)
ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA Série: 3. ANO A Professor: LÍDIA - E mail : l.ortunho@hotmail.com TEATRO – CONTEÚDO: O teatro como fruto de uma construção simbólica coletiva de diferentes profissionais – A produção teatral e o mundo do trabalho HABILIDADES: Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo tendo em vista um objetivo comum, respeitando as poéticas e potencialidades individuais.
CONTEÚDO: O Teatro Digital e suas características de Desterritorialização. HABILIDADES: operar com diferentes ferramentas tecnológicas, de forma a compreender a hibridização das linguagens e suas possibilidades dentro das artes.
CONTEUDO: O uso dos códigos verbais e não verbais em manifestação artística – divulgação, apresentação e registro.
HABILIDADES: Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão dos processos que norteiam a arte contemporânea. CONTEUDO: Suportes e ferramentas para a produção nas linguagens artísticas. HABILIDADES: Estabelecer comunicabilidade por meio da utilização dos códigos verbais e não verbais. Orientações gerais A devolutiva deverá ser feita via e-mail ou outro meio que tiver acesso, conforme orientação do professor. Existem essas possibilidades: Copiar no caderno, ou IMPRIMIR E COLAR, LER, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR) Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável Deverá ter nome e turma para identificação Desde já agradecemos a compreensão ATIVIDADE 1- COPIEM NO CADERNO, NA SEQUÊNCIA O TEXTO ABAIXO. ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU E MAIL. Profissionais do Teatro Aderecista – Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.
Assessor de imprensa – Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação.
Ator profissional – Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.
Coreógrafo – Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.
Diretor artístico – Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.
Figurinista – Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.
Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.
Maquiador – Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.
Produtor – Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.
Roteirista – Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando-o às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão. Sonoplasta – Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.
Visagista – Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior eexterior.
TEATRO DIGITAL
O teatro virtual consiste na utilização de recursos técnicos digitais na ampliação da capacidade de expressão artística nas várias dimensões em que consiste uma peça como voz, corpo, luz, cenário, texto e atores. Os papéis dos autores e a platéia se misturam, mostrando a interatividade desse novo conceito da arte. Essa interatividade, portabilidade e fácil acesso na internet, se discute sobre a interferência da tecnologia no futuro do movimento artistico.
Atores no teatro digital podem interagir com tempos e lugares diferentes ao mesmo tempo, as ações de dois atores em lugares e tempos diferentes correspondem com infinitos tempos e espaços virtuais, criados na internet e que em cena real, talvez não pudessem ser criados. Além de um exercício de conectividade, o uso de tecnologias muda, interfere e auxilia outras especialidades, como a dramaturgia, iluminação, direção, sonorização e, claro, ação cênica.
Teatro Digital
ATIVIDADE 2 – FAÇA ESSAS QUESTOES, OLHE MUITO BEM AS AFIRMAÇÕES, E OS GRIFOS, ANTES DE RESPONDER. MUITAS VEZES, A RESPOSTA ESTARÁ NO ENUNCIADO DA QUESTÃO, É O CASO NÍTIDO DESSAS ATIVIDADES.
1) TEXTO I ALMEIDA, H. Dentro de mim, 2000. Fotografia P/B. 132 x 88 cm. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
TEXTO II
A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas - pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo - isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros. Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de:
a) estabelecer limites entre o corpo e a composição.
b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte.
d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra. e) destacar o corpo do artista em contato com o expectador.
2)A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística : (vimos no início do ano, algo que faz parte da arte contemporânea, VIMOS NO TEATRO, E AQUI ESTÁ NUMA INSTALAÇÃO)..
a) participação do público na interação lúdica com a obra.
b) distribuição de obstáculos no espaço da exposição.
c) representação simbólica de objetos oníricos.
d) interpretação subjetiva da lei da gravidade e) valorização de técnicas de artesanato.
3) Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa. Revista Zupi, n. 19, 2010 O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu Afro Brasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos:
a) na influência da expressão abstrata.
b) na representação de lendas nacionais.
c) na inspiração das composições musicais.
d) nos traços marcados pela xilogravura nordestina.
e) nos usos característicos de grafismos dos skates.
4) Para que a passagem da produção ininterrupta de novidade a seu consumo seja feita continuamente, há necessidade de mecanismos, de engrenagens. Uma espécie de grande máquina industrial, incitante, tentacular, entra em ação. Mas bem depressa a simples lei da oferta e da procura segundo as necessidades não vale mais: é preciso excitar a demanda, excitar o acontecimento, provocá-lo, espicaçá-lo, fabricá-lo, pois a modernidade se alimenta disso. CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (adaptado). No contexto da arte contemporânea, o texto da autora Anne Cauquelin reflete ações que explicitam:
a) métodos utilizados pelo mercado de arte. b) investimentos realizados por mecenas.
c) interesses do consumidor de arte.
d) práticas cotidianas do artista.
e) fomentos públicos à cultura.
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