5/06/2020

3.º ANO - ENSINO MÉDIO - ARTE


ATIVIDADES PARA  DESENVOLVER EM CASA ATÉ 24/04

Componente Curricular: ARTE
Série: 3.ºANO
Professora:   Lídia 
Conteúdo: Atividades de Fixação/ revisão
Habilidades:
*Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.
*Compreender a integração entre as linguagens artísticas.



Descrição da atividade 1

Passo 1:
            Leia os Textos já estudados no caderno, por dúvidas, eu o coloco aqui abaixo:

Texto 1 - TEMPO E TECNOLOGIA
Embora, hoje em dia, a palavra “tecnologia” seja usada para falar sobre aparelhos, computadores, robôs, inteligência artificial, etc., a tecnologia sempre esteve presente nas criações do ser humano,  em todos os objeto  das é e técnicas desenvolvidos na história da humanidade.
De um ponto de vista mais amplo, podemos classificar a tecnologia como uma capacidade de manipular materiais, usando-a para criar instrumentos, objetos, engrenagens, construções ou um conjunto desses elementos integrados para realizar determinada tarefa. Uma colher um sapato, uma casa, uma bicicleta ou uma cor são artefatos criados para desempenhar funções que ajudam o homem a desenvolver sistema de vida. São frutos do conhecimento das épocas e dos lugares, portanto podem também ser considerados tecnologia.
Toda história da arte acompanha os avanços tecnológicos de capa época e cultura. Tanto as pinturas rupestres, deixadas pelas sociedades pré-históricas gravadas nas paredes das cavernas quanto as impressoras 3D usadas atualmente o são técnicas que a humanidade inventa. 

A Tecnologia do século XXI e a Arte  

Os inventos da era industrial, como o cinema, o impresso, o rádio, já foram portadores diretos da popularização da arte. Foram invenções artísticas que possibilitaram de certa forma que o corpo vivenciasse e se deslocasse a sensações antes não experimentadas. 
Neste sentido já se percebe como elementos de linguagem visuais, como linhas, formas, cores, espaços, relacionam-se com o pensamento e se conectam os fenômenos vitais. 
Atualmente, o início do século XXI, está sendo marcado por uma violenta mudança na vida das pessoas. Todo o mundo passa pelas tecnologias: a religião, a indústria, a ciência, a Arte, como pressuposto de uma nova linguagem. 
As relações da arte, ciências e tecnologia são determinantes para se compreender o fenômeno artístico atual. 
Na tecnologia moderna há uma complexidade e amplitude que possibilita uma intensidade de situações inovadoras que permite ações imediatas de participações e trocas entre artista-obra-espectador. A humanização das tecnologias constitui numa qualidade perceptiva e um domínio mental tanto do autor como do público. 
Na arte tecnológica, o artista opera com a dimensão sensível de sistemas artificiais com o seu pensamento oferecendo através da arte momentos sensíveis de natureza diversas de experiências entre o mundo natural e a era tecnológica. 
O uso da Internet aproxima a arte do público, oferece trocas de informações imediatas, produzindo e impulsionando em escalas planetárias, aproxima o público dos trabalhos e artistas, produções interativas, imprensa, museus virtuais, galerias em viagens virtuais. 
Vivemos uma era do pós-humano, do pós-biológico. A tecnologia interage com o sistema biológico que se conecta ao artificial e os processos mentais permitindo a propagação de autoimagem, da identidade a partir de situações vivenciadas com a máquina oferecendo troca e descobertas novas. 
Apesar de ser um relacionamento homem-máquina, não podemos deixar de perceber a sua ligação com a sensibilidade e a poética que esta nova linguagem pode causar.
O fato da linguagem computacional gerar e modelar animações, e visualizações, gerando vida artificial em animais, seres, criação de ambientes numa realidade virtual, substituindo todo e qualquer aspecto presente no mundo da matéria, em forma de sons, formas, textos, que são possíveis de serem remodeláveis em qualquer momento e situação, aplicando neste contexto aspectos psicológicos, sociológicos, biológicos, é um fato direto de apresentar e se perceber a sensibilidade humana interagindo com o maquinário moderno. 
A arte tecnologia deve ser vista como um a arte de interação e participação, de partilha, que reorganiza sensibilidades, trocas, circulando com uma linguagem própria que supera a arte pura, enfatiza mudanças, metamorfose em tempo real. E a Educação em Arte deve estar aberta para não ser apenas uma forma técnica de educação. 

Referências Bibliográficas 
DOMINGUES, Diana (org.) A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997 
Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003. 
FERRAZ, Maria Heloisa e FUSARI, Maria F. Metodologia Do Ensino Da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.


Texto 2 - Teatro e tecnologia
1.Eu é outro:ensaio sobre fronteiras realizado pelo coato coletivo,grupo residente de Teatro Vila Velha em Salvador BA. O grupo surgiu dentro da Universidade Federal da Bahia em 2014.Temas sociais, políticos e históricos estão presentes em seus espetáculos o uso da tecnologia e performance também faz parte do grupo de trabalho . O espetáculo foi criado pela parceria entre o grupo baiano e o grupo paulista Phila 7. O Coato Coletivo e dividido e uma parte do grupo ficou dois meses trabalhando com o grupo em São Paulo. O uso da tecnologia como forma de lidar com a distância física entre os membros do Coato Coletivo por meio da Comunicação virtual foi transposto para a cena e está presente em diversos elementos usados pelo elenco.
Projeção de vídeos, microfones e refletores portáteis são usados em cena opelo elenco, que, , toca instrumentos e dança em determinadas cenas. A mistura desses elementos dialoga com um dos temas do espetáculo: um ensaio sobre fronteiras.
A ideia do ensaio é assumida com proposta de encenação. Normalmente, um ensaioa faz parte do período em que a peça ainda está sendo construída, pensada,ensaiada. É um período vivo e tentativas e erros, de construção e desconstrução.
Além da mistura de tecnologia, teatro, dança e vídeo, em determinados momentos da peça o elenco dialoga diretamente com o público, revelando e respondo mais uma fronteira: a quarta parede que separa o palco da platéia.
A peça é um espaço de encontro consigo mesmo e com o outro. Um espaço para criação de significados e olhares para questões do dia-a-dia. Um instrumento de ação e transformação de nós mesmos e do mundo em que vivemos.
Assista os vídeos abaixo:
Atividade
Pesquise sobre vida e obra de Otávio Donasci, e inclua uma imagem de suas obra.


  

ATIVIDADES PARA  DESENVOLVER EM CASA 06.05

Componente Curricular: ARTE
Série:3.º ANO A
Período: 11/05 a 22/05
Professora: Lídia 
Conteúdo: Tecnologia da História da Arte – Pré –historia- Antiga e Idade Média
Habilidades: reconhecer nas tecnologias comuns possibilidade de produção artística; investigar tecnologias para a produção da obra de Arte.

Orientações gerais
A devolutiva deverá ser feita via e-mail 
Copiar no caderno, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)
Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável
Deverá ter nome, número e turma para identificação
A comunicação com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:
Ensino fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30
Estamos todos se adaptando neste momento e não podemos privar nossos alunos do aprendizado.
Desde já agradecemos a compreensão

ATIVIDADE 1

Descrição da atividade 1
COPIE O TEXTO A SEGUIR COMO FOI A TECNOLOGIA NA HISTÓRIA DA ARTE, NA SEQUENCIA DO CADERNO E FAÇA UMA PESQUISA .

A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA ARTE.
Quando falamos em tecnologia a primeira coisa que nos vem em mente certamente são os avanços tecnológicos do nosso presente: robôs, computadores, máquinas. No entanto, a palavra se refere a toda e qualquer técnica que tenha se desenvolvido graças a atividade humana. Isso compreende a atividade artística desenvolvida ao longo da historia da humanidade. A arte está tão ligada aos avanços tecnológicos quanto qualquer outra área do conhecimento humano. A medida que novas formas de trabalho surgem, a atividade artística sofre uma evolução considerável.
Arte na Pré – História
Na era paleolítica, não detinham mais que barro, tonalidades diferentes de areia, musgo, ceras de plantas e uma ou outra tintura natural para produzir seus desenhos em cavernas e rochas. 
Depois, com a idade da pedra lascada (no período Neolítico), junta-se a esse universo de meios de produção a sabedoria de criar pequenas peças, ferramentas de: raspar, cavar e esculpir objetos. Essas técnicas desenvolvidas vão desde o domínio do fogo à invenção da roda e até mesmo à fundição de metais, que possibilitaram a sobrevivência dos homens na Terra.







Pontas de lanças feitas de pedra há milhares de anos. Foto: Juan Aunion / Shutterstock.com
Imagina-se que outra tecnologia fundamental para o desenvolvimento das sociedades humanas tenha sido produzida durante o período pré-histórico: a roda.











Neste sentido a arte rupestre pode ser considerada uma forma de técnica: o desenvolvimento de uma linguagem de comunicação últil para determinado grupo e as técnicas de representação daquela realidade, bem como os materiais utilizados para tal fim, a forma como as  sociedades humanas se desenvolveram, construiram cidades, desenvolver códigos numéricos e de escrita a partir da transformação de elementos da natureza em ferramentas e materiais úteis para a sobrevivência humana, enquadram a arte rupestre como uma forma de tecnologia.


Tecnologia na Arte Antiga

Com a escrita, os artistas passaram a criar desenhos, ilustrações, explicações e doutrinas se tornaram parte do universo de produção de arte. Podemos ver isso nos pergaminhos egípcios, por exemplo. Além disso, com maior refinamento, mais técnicas produtivas foram empregadas nas construçõese na produção de Arte em geral. Pinturas em porcelanas, desenho em papyrus, gravações em couro, tecelagem com fibras tingidas, afrescos nas paredes, relevos e frisos arquitetônicos, além da escultura em mármore típica da arte grega e romana. Na China, já se empregava o uso do papel e da tinta nanquim com pincéis de bambu.
Na Idade Média, a tecnologia que se fortificou foi das área da arquitetura.
Atividade 2  - Pesquise  como foi criada as primeiras tintas na Arte Antiga, FAÇA UM RESUMO E, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A FONTE – BIBLIOGRAFIA DA PESQUISA
Todo texto no caderno e tirar foto e enviar no E mail – lidialindislay@professor.educacao.sp.gov.br












A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA ARTE -

OS AVANÇOS DO RENASCIMENTO

O movimento artístico e científico dos sécs. XV e XVI, que valorizava os aspectos humanistas, considerava o homem como medida para todas as coisas. Os avanços tecnológicos originários desse momento histórico são : a técnica de desenho de perspectiva linear, o uso da perspectiva aérea (que estuda a interferência das massas de ar a longas distâncias), a pintura a óleo e o uso da tela como suporte para pintura.

A IMPRESSA - foi a oportunidade do artista poder criar suas peças e reproduzi-las em escala. Aliada a esse avanço outras práticas artísticas, como a litografia, a xilogravura, a serigrafia, a tipografia móvel e o aperfeiçoamento do livro contribuíram para o surgimento de muitos outros meios de produção artística, por exemplo: as técnicas de gravura em metal, a reprodução em off-set, as atividades profissionais de: ilustrador, capista, cartazista, tipógrafo, impressor e hoje o designer gráfico.

A FOTOGRAFIA - Quando a máquina fotográfica surgiu e a fotografia passou a ser usada com mais eficiência, em substituição aos retratos pintados a óleo.

A INFORMÁTICA - vem facilitar o trabalho e criar mais opções técnicas de produção. A utilidade do computador para criar arte é inquestionável, ele passa a fazer parte da paleta do artista, assim como são os seus: pincéis, tintas, papéis, telas e lápis.

A INTERNET - eleva a disseminação das publicações impressas, contribuem para uma forma de criar arte sem grandes gastos materiais, o universo digital ilimitado, transformou o atelier em um estúdio limpo, abrindo a novas experiências para os trabalhos artísticos.

 

AS ARTES AO LONGO DAS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS

É visível a influência e a troca produtiva entre a Arte e a Tecnologia.
Mesmo os profissionais mais tradicionais: pintores, desenhistas, escultores; como os digitais: fotógrafos, designers, webdesigners, animadores, etc.,   se utilizam  das novas propostas produtivas: a mensagem. O importante é o conteúdo e não apenas o primor técnico, a técnica deixou de estar num primeiro plano dando lugar ao conceito da arte.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2011.



ASSISTAM OS VIDEOS ABAIXO
o séc XVIII e XIX.
15 Profissões para quem gosta de desenhar - “Disponível em : https://viacarreira.com/profissoespara-quem-gosta-de-desenhar/ Acesso em 24 set. 2019”.
 Atividade, faça um resumo com essas 15 profissões - nome e do que se trata;

As atividades de Arte também estarão a disposição no blog
Lidialindislay2.blogspot.com



SE VOCES PERCEBEREM O CONTEUDO E HABILIDADE DE ARTE, DESSES BIMESTRE, PODEMOS USAR A ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS DUAS DISCIPLINAS OK. ENTÃO ENVIE PARA MIM TAMBÉM O VÍDEO DA ATIVIDADE DE HIP HOP DA PROFESSORA ERICA. CERTO.

 

O CMSP ESTÁ FOCANDO MUITO A QUESTÃO DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO, SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DA PROFESSORA DA CMSP EU FIZ UMA ESTRUTURA QUE JÁ USEI EM OUTROS ANOS PARA FAZERMOS, NESSE MOMENTO VOU PEDIR ENTÃO PARA QUE TENHA ESSE TEXTO NO CADERNO. APENAS A ESTRUTURA. AFPROFESSORA FALA DISSO EM QUASE TODA SEMANA.

 

Conteúdo: Elementos estruturantes de um projeto;

Habilidade: Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.

 

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PROJETO ARTISTICO -

Tema - é o assunto, a ideia, a proposta a se desenvolvida.
Título: é diferente do Tema, mas pode ser ele, desde que não perca o contexto e dê a ideia do que se tem na totalidade do texto

Linguagem - é o tipo de linguagem que expressa o tema desenvolvido, podendo ser Artes Visuais, Teatro, Música, Dança, ou suas subdivisões ou algo hibrido ou convergente.

Público - qual a idade, gênero que envolve o seu projeto

Objetivo - tem como foco um objetivo específico, concreto e viável.

Cronograma- identifique quanto tempo para cada etapa

Local ou Mediação Cultural: são os locais onde se abrigam obras artísticas. Toda obra de arte tem por finalidade atingir um público. E a obra e o público se encontram através dessa mediação, ou seja, um lugar. E através dessa mediação a arte move o público a uma experiência estética, a sensações, percepções, reflexões, etc.

Recursos materiais ou Materialidade: combinação de materiais que ganha significado relacionado a com a forma-conteúdo. São os materiais propriamente ditos, como o suporte e as ferramentas envolvidas no processo.
Equipe de trabalho- recursos humanos- pessoas que participarão do processo e suas atividades pré-estabelecidas

Saberes estéticos e Culturais: Para olhar uma obra e entendê-la é preciso ter contato com outras teorias estéticas produzidas pela filosofia da arte, psicologia da arte, saberes históricos, da biografia do autor, de seu modo de vida, da cultura do mesmo e da comunidade que está inserido, sociologia da arte, e como esse sistema de símbolos atua nessa cultura.

Referências Bibliograficas: Poderão ser feita em livros ou pela Internet, no entanto no final do trabalho deverá constar a bibliografia.

 

RELATORIO

Brainstorming: termo muito usado na publicidade e propaganda, e setores de administração de empresas. Consiste em reunir um grupo de pessoas, levantar ideias, anotá-las, fazer um julgamento, partir dessas ideias e levantar outras, ou ainda associá-las, para chegar numa criação final. Podendo ser ideias individuais ou em grupo. É na verdade um relatório.

Processo de Criação: caminho que envolve projetos, esboços, estudos, protótipos, diálogos com a material, tempo de devaneio, vigília criativa, do fazer sem parar, de ficar em silêncio e distante do mundo.
Conclusão - resumo do trabalho/texto, onde se apresenta um posicionamento e uma avaliação pessoal.

 

ATIVIDADE:

Levando em conta que JÁ VIMOS PROFISSÕES QUE USA ARTE, pense em o que poderia fazer de projeto, mas essa será outra aula. Assista as aulas do CMSP, ESTÃO FOCANDO MUITO NISSO.

 

 

TODO CONTEUDO DE ARTE ESTÁ NO BLOG,.

 

 

ESSA COPIA VALE 5,0 E O VIDEO DA PROFESSORA ERICA VALE 5,0 OK/

 

 

 

http://lidialindislay2.blogspot.com/2020/05/3-ano-ensino-medio-arte.html


Componente Curricular: ARTE

Série: 2.º A e B

Período: 04.08 a 21.08

Professora:   Lídia Lindislay Ortunho

Conteúdo: A construção de jingles. A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas – 2. BIMESTRE

 

Habilidades: Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística.

Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre – HABILIDADE DO 2. BIMESTRE

 

Orientações gerais

A devolutiva deverá ser feita via e-mail, conforme orientação do professor.

Copiar no caderno de ARTE, OU IMPRIMIR E COLAR NO CADERNO DE ARTE, RESPEITANDO A SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)

Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável

Deverá ter nome e turma para identificação, EM TODAS AS FOLHAS NA PARTE DE CIMA DO CADERNO. 

A comunicação com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:

Ensino fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30

Estamos todos se adaptando neste momento e não podemos privar nossos alunos do aprendizado.

Desde já agradecemos a compreensão

 

ATIVIDADE 1 - COPIE O TEXTO NA FOLHA DA SEQUENCIA DO CADERNO (NÃO PRECISA COLOCAR A IMAGEM) OU IMPRIMA E COLE NA SEQUÊNCIA DO CADERNO.

 

3.º Bimestre -  Tempo de Fazer, gestando o mostrar
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM MÚSICA
JINGLE
O jingle é um tipo de música composta para ajudar a vender um produto. Ele é eficaz por permanecer na memória das pessoas e tende até a se desgrudar do período de veiculação da peça publicitária e ganhar vida própria. Suas principais características são:
• Facilidade de memorização;
• Texto enxuto contendo as principais características do produto;
• Texto em forma de poesia ou verso.

Jingle x paródia

Diferentemente do jingle, a paródia é uma adaptação de uma música já existente, na qual se usa a melodia e adiciona uma nova letra, geralmente com cunho divertido ou, até mesmo, educativo — já que muitos professores fazem uso desse recurso para fixar a matéria na mente dos estudantes, por exemplo.

No entanto, é preciso ter cuidado: as paródias são permitidas pela lei, mas não podem conter caráter publicitário, ou seja, não podem vender nenhum produto ou ideia. Essa é, então, a principal diferença entre paródia e jingle.

Jingle x vinheta

vinheta funciona como uma espécie de assinatura sonora da sua marca, podendo ser feita por meio de um sinal sonoro, de um pequeno arranjo musical ou, até mesmo, de uma breve canção. Sua função é mostrar ao ouvinte que ele está ouvindo a sua rádio ou assistindo ao seu programa, por exemplo.

Jingle x spot

Os spots também são peças publicitárias, mas são gravados em estúdio por um locutor profissional e contam com músicas de fundo ou efeitos sonoros para divulgar qualquer assunto de forma assertiva.

De modo geral, a grande diferença entre ambos é que o jingle é cantado, com a finalidade de encantar o ouvinte, e o spot é falado, com o objetivo de informar.

 

MUDE DE FOLHA DO CADERNO, RSPEITANDO A SEQUENCIA FAÇA O PRÉ PROJETO

ATIVIDADE– AGORA É SUA VEZ: VAMOS USAR O PROJETO DA ESCOLA DE CONCURSO DE PARODIAS E FAZER UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL OU EM DUPLA, UM FAZ A LETRA E O OUTRO CANTA, COM O TEMA CIBERBULLIYNG.

 

FAÇA UM PROJETO  INDIVIDUAL OU EM DUPLA CIOM O TEMA CIBERBULLYING E A LINGUAGEM ARTISTICA É MUSICA-PARODIA.

PROJETO ARTISTICO - _________________

Tema – CIBERBULLIYNG

Título:

Linguagem – Música-PARODIA

Público -

Objetivo -

Cronograma-

Local ou Mediação Cultural:

Recursos materiais ou Materialidade:

Saberes estéticos e Culturais:

Processo de Criação:

Conclusão -

 

Referências Bibliograficas:

 

EM DUPLA -RELATORIO

Brainstorming:

2. VAMOS FAZER UMA PARODIA, GRAVAR FAZENDO ENTÃO O PROJETO DA ESCOLA E ATIVIDADE DE ARTE.

ENVIE O TEXTO PELO E MAIL COMO O HABITUAL E A PARODIA PODE SER PELO WHATS 9539198379.

AS ATIVIDADES DE ARTE SÃO RETIRADAS DA PROPOSTA DO ESTADO, E ADAPTADAS CONFORME A NECESSIDADE.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS COMPLEMENTARES:

maxcast.com.br › blog › voce-sabe-como-fazer-jingles

 

 

Todas as atividades de Arte estão no blog https://lidialindislay2.blogspot.com/2020/05/2ano-ensino-medio-arte.html


ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA

 

Série: 3.ºS ANO A

Professor: LIDIA

Conteúdo: DESENHO ANIMADO

Habilidades: Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.

 

Orientações gerais

A devolutiva deverá ser feita via e-mail, conforme orientação do professor.

Copiar no caderno, ou imprimir e colar no caderno, na sequência, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)

Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável

Deverá ter nome, número e turma para identificação em todas as folhas

A comunicação com o professor deverá ser feita no horário de aula da turma:

Ensino fundamental: das 07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30

Desde já agradecemos a compreensão

 

ATIVIDADE 1 –    DESENHO ANIMADO

O ser humano sempre gostou de contar e inventar histórias por meios diversos, como os vasos gregos com os movimentos dos atletas, a escolha das poses para dar a impressão de movimento ou a ilusão de movimentos das obras futuristas.

Anima vem do grego anemon, que significa “alma” e também “movimento”, “vento”. “Animar” significa “dar a alma”, dar vida, dar movimento. Meios técnicos oferecem possibilidades para a construção de imagens em movimentos pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a partir de invenções simples como o thaumatrope, o fenaquistoscópio ou fantoscope, o flip-book.

 Antes de iniciar a animação, é preciso criar imagens estáticas, que podem ser desenhadas, escaneadas ou fotografadas, ou ainda fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem, que vão sendo fotografados enquanto fazem movimentos lentos. Há ainda programas de computador como o Power Point e o Makie Maker.

VAMOS PENSAR NUMA TECNOLOGIA BEM SIMPLES:

Como fazer um Flick Book?

Usando uma régua e um lápis de grafite 3H, divide uma folha de papel A4 em colunas e linhas;
Numera cada um dos retângulos;

Neste caso, o tema do Flick Book é a representação das várias fases do movimento da figura humana a levantar uma pedra:

 

No retângulo 1, desenha uma figura representativa do corpo humano e a pedra;
No retângulo 2, desenha o mesmo corpo, mas com os braços e as pernas numa posição diferente;
Nos retângulos seguintes repete o processo página a página, como demonstra o exemplo abaixo;   

 

 

EXEMPLO

SEJA CRIATIVO



Proftps://www.una.br/blog/gosta-de-musica-veja-5-profissoes-para-seguir-na-area/

https://dicas.vestibulares.com.br/profissoes-para-quem-gosta-de-musica/issões que utilizam conhecimento em Música

1. Radialista- O radialista é um profissional que trabalha na produção de produtos audiovisuais. As possibilidades de atuação são inúmeras, podendo estar presente nos setores de edição, filmagem, sonoplastia, cenografia, narração e criação. Por trabalhar em uma rádio, o profissional está diretamente relacionado com a música, sendo uma boa opção de carreira para as pessoas que buscam uma faculdade com música.

2. Produção cultural- ou gestão de eventos.- Essa área abrange toda a parte de planejamento e organização de eventos voltados para a música — como shows, festivais, mostras etc. Devido aos investimentos em cultura e leis de incentivo, essa área veio ganhando mais espaço no Brasil. O produtor de eventos poderá atuar na captação de recursos, elaboração do projeto formal, orçamento, cronograma para eventos musicais específicos, trazer possibilidades de trabalho em grandes empresas ou órgãos públicos, no desenvolvimento de estratégias de marketing cultural, elaboração de editais, políticas de incentivo e patrocínio, dentre outras coisas.

3. Jornalista - podem produzir notícias para os meios de comunicação, como internet, rádio e jornais.

O jornalista também pode ser crítico musical e, para isso, precisa manter-se informado quanto ao mundo da música, ler publicações de cunho musical e refinar o seu estilo de redação.

4. Assessoria de imprensa - para a administração da carreira de músicos, O assessor de imprensa ficará responsável pela imagem e comunicação do artista, tanto com a mídia quanto com os fãs, por meio de declarações oficiais e administração de perfis em redes sociais, e também ter formação em jornalismo — ou, em alguns casos, em relações públicas. Para ambas as formações, o tempo médio é de quatro anos de curso e a titulação é de bacharel.

5. Musicoterapia - profissional especializado na reabilitação de pacientes — tanto a reabilitação motora, social ou mental — e pela melhora na qualidade de vida de pessoas que possuem algum transtorno ou necessidade especial por meio da música. Esse profissional atua junto a profissionais de saúde e assistência social em hospitais, ONGs e clínicas de reabilitação para dependentes químicos, por exemplo, auxiliando na recuperação e prevenção de possíveis problemas usando elementos musicais como melodia, ritmo e harmonia. A Musicoterapia exige conhecimento da linguagem musical, apesar de não ser preciso ter conhecimento formal ou teórico.

6. Produtor audiovisual - trabalhar na elaboração de conteúdos artísticos, jornalísticos e documentais, incluindo sonorização, iluminação e roteiro. A sua participação é essencial na confecção de filmes e de vídeos. Ainda, pode atuar em museus de som, em cinematecas e em rádios, sendo uma boa faculdade para quem gosta de música.

7. Musicista - profissional que executa e desenvolve obras musicais. Ele apresenta habilidade e especialidade em música. Precisa ser perfeccionista, ter habilidade manual e um bom ouvido, gostar de trabalhar e de pesquisar em equipe, além de ter disposição para praticar bastante.


4.º BIMESTRE – 03/11 a 04/12 – COMPONENTE CURRICULAR: ARTE NOME: ___________________________________________________N.º _____ SÉRIE/ANO:_____ (coloque nome em todas as folhas) 

ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA Série: 3. ANO A Professor: LÍDIA - E mail : l.ortunho@hotmail.com TEATRO – CONTEÚDO: O teatro como fruto de uma construção simbólica coletiva de diferentes profissionais – A produção teatral e o mundo do trabalho HABILIDADES: Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo tendo em vista um objetivo comum, respeitando as poéticas e potencialidades individuais. 

CONTEÚDO: O Teatro Digital e suas características de Desterritorialização. HABILIDADES: operar com diferentes ferramentas tecnológicas, de forma a compreender a hibridização das linguagens e suas possibilidades dentro das artes.

 CONTEUDO: O uso dos códigos verbais e não verbais em manifestação artística – divulgação, apresentação e registro. 

HABILIDADES: Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão dos processos que norteiam a arte contemporânea. CONTEUDO: Suportes e ferramentas para a produção nas linguagens artísticas. HABILIDADES: Estabelecer comunicabilidade por meio da utilização dos códigos verbais e não verbais. Orientações gerais A devolutiva deverá ser feita via e-mail ou outro meio que tiver acesso, conforme orientação do professor. Existem essas possibilidades: Copiar no caderno, ou IMPRIMIR E COLAR, LER, tirar foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR) Todos os documentos fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável Deverá ter nome e turma para identificação Desde já agradecemos a compreensão ATIVIDADE 1- COPIEM NO CADERNO, NA SEQUÊNCIA O TEXTO ABAIXO. ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU E MAIL. Profissionais do Teatro Aderecista – Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc. 

Assessor de imprensa – Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação. 

Ator profissional – Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.

 Coreógrafo – Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias. 

Diretor artístico – Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.

 Figurinista – Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.

 Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.

 Maquiador – Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer. 

Produtor – Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar. 

Roteirista – Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando-o às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão. Sonoplasta – Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas. 

Visagista – Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior eexterior.

 TEATRO DIGITAL 

O teatro virtual consiste na utilização de recursos técnicos digitais na ampliação da capacidade de expressão artística nas várias dimensões em que consiste uma peça como voz, corpo, luz, cenário, texto e atores. Os papéis dos autores e a platéia se misturam, mostrando a interatividade desse novo conceito da arte. Essa interatividade, portabilidade e fácil acesso na internet, se discute sobre a interferência da tecnologia no futuro do movimento artistico. 

Atores no teatro digital podem interagir com tempos e lugares diferentes ao mesmo tempo, as ações de dois atores em lugares e tempos diferentes correspondem com infinitos tempos e espaços virtuais, criados na internet e que em cena real, talvez não pudessem ser criados. Além de um exercício de conectividade, o uso de tecnologias muda, interfere e auxilia outras especialidades, como a dramaturgia, iluminação, direção, sonorização e, claro, ação cênica.

Teatro Digital 

ATIVIDADE 2 – FAÇA ESSAS QUESTOES, OLHE MUITO BEM AS AFIRMAÇÕES, E OS GRIFOS, ANTES DE RESPONDER. MUITAS VEZES, A RESPOSTA ESTARÁ NO ENUNCIADO DA QUESTÃO, É O CASO NÍTIDO DESSAS ATIVIDADES.

 1) TEXTO I ALMEIDA, H. Dentro de mim, 2000. Fotografia P/B. 132 x 88 cm. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa 

TEXTO II 

A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas - pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo - isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros. Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de:

 a) estabelecer limites entre o corpo e a composição. 

b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão. 

c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte. 

d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra. e) destacar o corpo do artista em contato com o expectador. 


2)A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística : (vimos no início do ano, algo que faz parte da arte contemporânea, VIMOS NO TEATRO, E AQUI ESTÁ NUMA INSTALAÇÃO).. 

a) participação do público na interação lúdica com a obra. 

b) distribuição de obstáculos no espaço da exposição. 

c) representação simbólica de objetos oníricos.

 d) interpretação subjetiva da lei da gravidade e) valorização de técnicas de artesanato.


 3) Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa. Revista Zupi, n. 19, 2010 O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu Afro Brasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos: 

a) na influência da expressão abstrata.

 b) na representação de lendas nacionais.

 c) na inspiração das composições musicais.

 d) nos traços marcados pela xilogravura nordestina. 

e) nos usos característicos de grafismos dos skates. 

4) Para que a passagem da produção ininterrupta de novidade a seu consumo seja feita continuamente, há necessidade de mecanismos, de engrenagens. Uma espécie de grande máquina industrial, incitante, tentacular, entra em ação. Mas bem depressa a simples lei da oferta e da procura segundo as necessidades não vale mais: é preciso excitar a demanda, excitar o acontecimento, provocá-lo, espicaçá-lo, fabricá-lo, pois a modernidade se alimenta disso. CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (adaptado). No contexto da arte contemporânea, o texto da autora Anne Cauquelin reflete ações que explicitam: 

a) métodos utilizados pelo mercado de arte. b) investimentos realizados por mecenas. 

c) interesses do consumidor de arte. 

d) práticas cotidianas do artista.

 e) fomentos públicos à cultura.









Um comentário:

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