CONTEÚDOS (ATIVIDADES): (Re) organização de Estudos
voltados a EaD - Momento Pandemia
1.é importante realizar todas a s tarefas escolares, evitar o
contato com outras pessoas.
2. organize uma rotina de estudos, VAMOS FAZER JUNTOS ALGUNS ITENS
NAS PROXIMAS SEMANAS, E OUTROS poderá
ser feito individual ou conjunto, conforme foram aparecendo os cronogramas da
Secretaria da Educação e da Gestão escolar.
3. Garanta que esteja acompanhando TODOS OS CONTEUDOS, NUNCA SE
FOI TÃO NECESSÁRIO ANOTAR, VEJA OS TEMAS E DEDIQUE-SE AO ESTUDO.
4. CUIDADO PARA NÃO ESQUECER AS AULAS, NÃO PERDER AS SEQUENCIAS.
5.Muita atenção ao relógio, muito mais difícil se organizar em
casa, isso é para todos nós, alunos, e professores.
6. assim que tivermos as grades horárias, vamos estabelecer
horários e EVITAR QUE NÃO SE COM CLUA AS ATIVIDADES.
7. ACOMPANHE COMO CADA PROFESSOR IRÁ SE RELACIONAR COM VOCÊS,
ALGUNS CONTEÚDOS TAMBÉM ESTARÃO A DISPOSIÇÃO DE VOCES NA INTERNET, ASSIM COMO A
FORMA DE RELAÇÃO COM OS PROFESSORES.
8. Super importante que assistam as vídeo aulas, façam todas as
atividades das apostilas que irão pegar na escola e as atividades ENVIADAS
PELOS PROFESSORES POR E MAIL.
9. As dúvidas das questões, que tiverem nesse período, serão de
suma importância acharmos uma forma de ser retiradas, haverá a troca com os
professores, porém muitos, como se trata de ensino médio, poderão fazer
pesquisas na internet também como modo complementar.Anotem isso também onde pesquisaram
10.Temos alguns meios de aproximação aluno com aluno, aluno com
professores nas redes sociais, é muito importante mantermos juntos.
11. Acesse sempre os canais de comunicação da escola: muitas
outras instruções que chegarem passaremos por essas vias.
12. Planeje-se: para isso faremos uma tabela para a próxima
aula... mas dá para ir rascunhando.
13.Faça uma coisa de cada vez.
14. Defina um local de estudos.
15. Algumas disciplinas além de anotar, dá para tentar fazer
resumos e resenhas, ANOTEM TUDOOOOOOO!.
16. Mantenha uma
rotina de estudos.
17. Mantenha o
foco
18. Anotem todos
os sites , logins e senhas que vão utilizar.
Conteúdo: Organização de Estudos
Habilidades:
·
reconhecer a importância da aquisição
de hábitos e rotinas de estudo;
·
apropriar-se da capacidade de
organização para estudar;
·
compreender e aplicar técnicas de
estudo na rotina diária;
·
consolidar hábitos e rotinas de estudo;
LEVANDO EM CONTA QUE NOSSAS AULAS
SÃO DAS 14:30 AS 21:30, COMPLETEM AS TABELAS DEMONSTRANDO COMO ESTÃO
ORGANIZANDO SEUS ESTUDOS
Descrição da atividade 1
Copiar as tabelas e completar no caderno de Orientação de Estudos, PARA
FACILITAR O ACESSO AO PROFESSOR DE CADA DISCIPLINA
PROFESSORES E
DISCIPLINAS
|
||||
DISC/PROF
|
E MAIL
|
TRABALHO/DATA DE ENTREGA
|
VIDEO AULAS DATAS E
TEMAS
|
CONTATO
|
ARTE/LIDIA
|
l.ortunho@hotmail.com
|
|||
PORT/
|
||||
ING/
|
||||
ED. FIS./ERICA
|
||||
MAT./
|
||||
QUÍM./
|
||||
BIO./MARLENE
|
||||
FÍS./
|
||||
GEO./MARCOS
|
||||
HIST./GUSTAVO
|
||||
SOC./GIL
|
||||
FIL./
|
||||
OR.EST./
|
||||
PR.EXP.
|
||||
TECN./
|
||||
PROJ. VIDA/
|
ATIVIDADE 2, CONFORME FORAM
DESENVOLVENDO AS TAREFAS, VAMOS PREENCHENDO SEMANA POR SEMANA ESSAS TABELAS:
}Anotem as disciplinas que assistiram e que atividades resolveram nessa
primeira semana.
HORÁRIO DE AULA 27.04 a 29.04 1. ANO ENSINO MÉDIO
|
|||||
HORARIOS
|
27.04
|
28.04
|
29.04
|
30.04
|
|
14:30
ás 15:30
|
|||||
15:30
ás 16: 15
|
|||||
16:15
ás 17: 00
|
|||||
HORÁRIO DE AULA 04.05 A 08.05 1. ANO ENSINO MÉDIO
|
|||||
HORARIOS
|
2.ª FEIRA
|
3.ª FEIRA
|
4.ª FEIRA
|
5.ª FEIRA
|
6.ª FEIRA
|
14:30 ás
15:30
|
FILOSOFIA
|
PROJETO DE
VIDA
|
MATEMÁTICA
|
FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
15:30 ás
16:15
|
MATEMÁTICA
|
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
TECNOLOGIA
|
INGLÊS
|
16:15 ás 17:00
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
FILOSOFIA
|
QUÍMICA
|
BIOLOGIA
|
17:00 ás
17:45
|
|||||
17:45 ás
18:30
|
|||||
18:30 ás
19:15
|
|||||
19:15 ás
20:00
|
|||||
20: 00 ás
20:45
|
|||||
20:45 ás
2130
|
Atividade 3 – Acreditando que
agora, vocês pegaram o ritmo, a lápis, PLANEJE COMO DISTRIBUIRÁ AS ATIVIDADES
NESSA SEMANA
HORÁRIO DE AULA 11.05 A 15.05 1. ANO ENSINO MÉDIO
|
|||||
HORARIOS
|
2.ª FEIRA
|
3.ª FEIRA
|
4.ª FEIRA
|
5.ª FEIRA
|
6.ª FEIRA
|
14:30 ás
15:30
|
FILOSOFIA
|
PROJETO DE
VIDA
|
MATEMÁTICA
|
FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
15:30 ás
16:15
|
MATEMÁTICA
|
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
TECNOLOGIA
|
INGLÊS
|
16:15 ás 17:00
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
FILOSOFIA
|
QUÍMICA
|
BIOLOGIA
|
17:00 ás
17:45
|
|||||
17:45 ás
18:30
|
|||||
18:30 ás
19:15
|
|||||
19:15 ás
20:00
|
|||||
20: 00 ás
20:45
|
|||||
20:45 ás
2130
|
HORÁRIO DE AULA 18.05 A 22.05 1. ANO ENSINO MÉDIO
|
|||||
HORARIOS
|
2.ª FEIRA
|
3.ª FEIRA
|
4.ª FEIRA
|
5.ª FEIRA
|
6.ª FEIRA
|
14:30 ás
15:30
|
FILOSOFIA
|
PROJETO DE
VIDA
|
MATEMÁTICA
|
FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
15:30 ás
16:15
|
MATEMÁTICA
|
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
TECNOLOGIA
|
INGLÊS
|
16:15 ás 17:00
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
FILOSOFIA
|
QUÍMICA
|
BIOLOGIA
|
17:00 ás
17:45
|
|||||
17:45 ás
18:30
|
|||||
18:30 ás
19:15
|
|||||
19:15 ás
20:00
|
|||||
20: 00 ás
20:45
|
|||||
20:45 ás
2130
|
A PARTIR DAQUI, TODA SEMANA PLANEJE SEUS ESTUDOS COM ESSA TABELA.
Próximas aulas serão essas atividades e conteúdo novo.
Bom Trabalho!
ATIVIDADE DE 25.05 A 12/06
COPIEM NO CADERNO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDO DOS
TEXTOS I, II e III E COMPLETEM A TABELA.
I - ENVIO PARA E MAILS - NÃO SE ESQUEÇAM DE
SE IDENTIFICAR E QUAL A ATIVIDADE E DISCIPLINA QUE ESTÃO ENVIANDO
Exemplo:
ASSUNTO: ATIVIDADE 2 - ARTE - NOME, Nº E
SÉRIE
ATIVIDADE 2- PROJETO DE
VIDA - NOME, N.º E SÉRIE.
II -TABELA: OBS.: ENVIE COMO O PROFESSOR
ORIENTOU, CADA PROFESSOR TEM SEU MÉTODO DE FAZER, SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE CADA
UM. PARA ISSO, FAÇAM UMA NOVA TABELA DE ORIENTAÇÃO DE ENVIO DE ATIVIDADE, E
COLOQUE COMO É PARA SER ENVIADO PARA CADA PROFESSOR E DISCIPLINA.
PROF./DISC.
|
COMO ENVIAR
|
ARTE/LÍDIA
|
Todos os textos e atividades no caderno DE ARTE, a
caneta, e envio de foto da folha constando NOME, Nº E SÉRIE, acima na folha
do caderno com assinatura do responsável, conforme enviado as atividades
|
LP/
|
|
LING/
|
|
EF./ERICA
|
|
MATEM./
|
|
BIO/MARLENE
|
|
QUI/
|
|
FIS/
|
|
GEO/
|
|
HIST/GUSTAVO
|
|
SOC/
|
|
PV/
|
|
OE/
|
|
TECN/
|
|
PE/
|
III - VAMOS COMEÇAR COM O CONTÉUDO DE ORIENTAÇÃO DE
ESTUDOS, QUE CONSTA NA APOSTILA. P.16 A 21
REFORÇANDO: A
organização do estudo
A criação de uma rotina de estudos é fundamental,
pois contribui substancialmente para a aprendizagem dos alunos. As aulas da disciplina
Orientação de Estudos devem subsidiar e instrumentalizar os estudantes para que
organizem sua própria rotina de estudos a partir de um caderno que redefina
horários e reflita o compromisso com seu desenvolvimento pessoal.
·
Isso exige:
Responsabilidade pessoal
Responsabilidade pessoal
·
Organização pessoal
·
Organização do material
·
Acompanhamento da Orientação de Estudos
PROCEDIMENTOS, ESTRATÉGIAS E HABILIDADES QUE OPERAM ANTES
DA LEITURA
A. Ler para quê? Os objetivos ou finalidades da
leitura - atividades escolares
Os objetivos ou as finalidades da leitura podem ser
muitas, ligadas a variadas razões e objetivos, ainda que ela seja, para se
fazer as atividades escolares.
Primeiro tipo de leitura que vamos estudar, então, é
a leitura de enunciados de atividades propostas pelos professores. Esse item
abrange a afirmação em destaque de nossos materiais de estudo: “ler para
entender como funciona ou para conhecer as instruções e os modos de uso de algo que se busca compreender (como ocorre na
leitura de manuais de instrução, receitas médicas, receitas culinárias, regras
de jogo etc.)”.
O ENUNCIADO DAS ATIVIDADES tem por objetivo dar
instruções de como devem proceder para fazer a atividade. O PROFESSOR segue
instruções encaminhadas de algum órgão e adapta o exercício, e a forma de fazer,
e enviar, conforme a turma. O texto pode ser apenas lido ou copiado, e as
atividades com certeza estarão sendo projetadas através das informações dadas
pelo PROFESSOR, ou alguma fonte que ele citou. CUIDADO
EM USAR PESQUISAS, SEM NECESSIDADES DA INTERNET, NEM TODO SITE É CONFIÁVEL.
FIXE NA RECOMENDAÇÃO DE CADA PROFESSOR E NO ENVIO QUE ELE PROPOS.
III- FINALIDADES DA
LEITURA
As finalidades da leitura podem ser muitas, ligadas a ordens bastante
variadas de razões.
Podem-se destacar como objetivos recorrentes da leitura:
·
a ler para
divertimento e entretenimento (por exemplo, a leitura de revistas, história em
quadrinhos, jornais, literatura etc.);
·
a ler para se
informar sobre acontecimentos relevantes (por exemplo, a leitura de revistas,
jornais, textos de divulgação científica etc.);
·
a ler para ter
uma experiência estética, para fruição, comumente experimentada na leitura
literária (por exemplo, romances, contos, poemas etc.);
·
a ler para
entender como funciona ou para conhecer as instruções e os modos de uso de algo
que se busca compreender (como ocorre na leitura de manuais de instrução,
receitas médicas, receitas culinárias, regras de jogo etc.);
·
a ler para
conhecer as “regras” (por exemplo, na leitura de estatutos, regimentos,
legislações etc.);
·
a ler para
orientar-se (por exemplo, na consulta a um guia de ruas ou um mapa);
·
a ler para
conhecer/aprofundar-se num determinado tema (como ocorre na leitura de artigos
científicos, monografias, dissertações, teses etc.).
Quando se está diante de um determinado texto, faz sentido perguntar por
mais dois objetivos específicos: a Com que objetivo esse texto foi escrito? a
Qual o objetivo da leitura desse texto: por que eu estou lendo esse texto ou
por que meu professor ou o livro didático propôs a leitura dele? É para compreender
como funciona o sistema respiratório ou o reprodutor, entender como se deu a
Revolução Francesa ou o que é aquecimento global?
Antecipando conteúdos e propriedades do texto: o levantamento de
hipóteses
Além de ter uma finalidade para a leitura, também é fundamental
interagir com o texto, dialogando com ele – concordando, discordando,
questionando para que se possa compreendê-lo.De forma articulada com os
objetivos, uma das maneiras de se relacionar com o texto é formular hipóteses
sobre o que ele tratará e sobre como ele o fará.
Praticamente fizemos isso na atividade de eletiva da aula passada.
ATIVIDADE 1 – DESVENDANDO TÍTULOS - HIPOTESES E OBJETIVOS DE LEITURA
Habilidades: ativação de conhecimentos prévios (a partir da leitura do título);
formulação de hipóteses, tanto em relação às condições de produção – objetivo,
gênero e locais de publicação – quanto em relação aos conteúdos; checagem de
hipóteses (caso algum texto seja lido depois da atividade).
Preencha a tabela abaixo conforme
as linhas que concordam respectivamente com objetivo, gênero, locais de
publicação e possíveis conteúdo. FAÇA DIRETO NO QUADRO, NÃO É PRECISO COPIAR.
Fornecer explicações sobre o horário de verão.
--- Texto de divulgação científica. --- Jornal,
livro ou material didático. --- Definição do que é, como funciona, quando se inicia.
|
Explicar ou apresentar unidades de medidas
não padronizadas. --- Texto didático. --- Livro ou material didático ---Definição
de medidas não padronizadas, diferenciação de medidas padronizadas, usos
possíveis etc.
|
Explicar/mostrar que o Brasil é um país desigual.
--Reportagem ou texto didático ou de
divulgação.-- Jornal, livro ou material didático.-- Fornecer
dados relativos à escolaridade, acesso à saúde, condições de moradia, renda
etc. por região, raça, gênero etc.
|
Explicar o conceito. --Texto didático --
Livro ou material --Definição do termo, explicação do conceito e exemplos
de situações em que a probabilidade esteja presente.
|
Informar sobre o término do horário de
verão. --Notícia. -- Jornal – Informação de quando o horário de
verão terminará, o que deve ser feito, quanto tempo durou etc.
|
Opinar sobre a adoção do horário de verão.
--Artigo de opinião, editorial ou carta de leitor. Jornal,
livro ou material didático. --Apresentação de argumentos contrários ao horário
de verão.
|
Explicar as mudanças ocorridas no mundo do
trabalho nos últimos tempos. -- Reportagem ou texto didático ou de divulgação.
--- Jornal, livro ou material didático --Exposição das mudanças ocorridas
no mundo do trabalho, suas causas e consequências.
|
Representar as diferentes fases da lua para
que o leitor possa compreendê-las. --Reportagem ou texto didático ou de
divulgação. Jornal, livro ou material didático. --Ilustração
das diferentes fases da lua ou instruções de como produzir os efeitos das
diferentes fases da lua.
|
TÍTULO
|
OBJETIVO
|
GENERO
|
LOCAIS DE
PUBLICAÇÃO
|
POSSÍVEIS
CONTEUDOS
|
Horário de
verão termina neste sábado
|
|
|
|
|
O horário de
verão
|
|
|
|
|
A
desigualdade no Brasil
|
|
|
|
|
Simulando as
fases da lua
|
|
|
|
|
Transformações
do mundo do trabalho
|
|
|
|
|
Probabilidade
|
|
|
|
|
Unidades de
medidas não padronizadas
|
|
|
|
|
-------
“Todos os textos e atividades no caderno de
orientação de Estudos, a caneta, tabela com as instruções a lápis e depois
passe a caneta, envio de foto da folha constando NOME, Nº E SÉRIE, acima na
folha do caderno com assinatura do responsável, conforme enviado as atividades.
ADAPTADO DO https://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2013/08/07/1041250/4-dicas-escrever-um-e-mail-profissional-perfeito.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário