5/06/2020

EM - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - SEDUC


CONTEÚDOS (ATIVIDADES): (Re) organização de Estudos voltados a EaD - Momento Pandemia



1.é importante realizar todas a s tarefas escolares, evitar o contato com outras pessoas.
2. organize uma rotina de estudos, VAMOS FAZER JUNTOS ALGUNS ITENS NAS PROXIMAS SEMANAS, E OUTROS          poderá ser feito individual ou conjunto, conforme foram aparecendo os cronogramas da Secretaria da Educação e da Gestão escolar.
3. Garanta que esteja acompanhando TODOS OS CONTEUDOS, NUNCA SE FOI TÃO NECESSÁRIO ANOTAR, VEJA OS TEMAS E DEDIQUE-SE AO ESTUDO.
4. CUIDADO PARA NÃO ESQUECER AS AULAS, NÃO PERDER AS SEQUENCIAS.
5.Muita atenção ao relógio, muito mais difícil se organizar em casa, isso é para todos nós, alunos, e professores.

6. assim que tivermos as grades horárias, vamos estabelecer horários e EVITAR QUE NÃO SE COM CLUA AS ATIVIDADES.
7. ACOMPANHE COMO CADA PROFESSOR IRÁ SE RELACIONAR COM VOCÊS, ALGUNS CONTEÚDOS TAMBÉM ESTARÃO A DISPOSIÇÃO DE VOCES NA INTERNET, ASSIM COMO A FORMA DE RELAÇÃO COM OS PROFESSORES.
8. Super importante que assistam as vídeo aulas, façam todas as atividades das apostilas que irão pegar na escola e as atividades ENVIADAS PELOS PROFESSORES POR E MAIL.
9. As dúvidas das questões, que tiverem nesse período, serão de suma importância acharmos uma forma de ser retiradas, haverá a troca com os professores, porém muitos, como se trata de ensino médio, poderão fazer pesquisas na internet também como modo complementar.Anotem isso também onde pesquisaram
10.Temos alguns meios de aproximação aluno com aluno, aluno com professores nas redes sociais, é muito importante mantermos juntos.
11. Acesse sempre os canais de comunicação da escola: muitas outras instruções que chegarem passaremos por essas vias.
12. Planeje-se: para isso faremos uma tabela para a próxima aula... mas dá para ir rascunhando.
13.Faça uma coisa de cada vez.
14. Defina um local de estudos.
15. Algumas disciplinas além de anotar, dá para tentar fazer resumos e resenhas, ANOTEM TUDOOOOOOO!.
            16. Mantenha uma rotina de estudos.
            17. Mantenha o foco
            18. Anotem todos os sites , logins e senhas que vão utilizar.




Conteúdo: Organização de Estudos

Habilidades:
·         reconhecer a importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo;
·         apropriar-se da capacidade de organização para estudar;
·         compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária;
·         consolidar hábitos e rotinas de estudo;



LEVANDO EM CONTA QUE NOSSAS AULAS SÃO DAS 14:30 AS 21:30, COMPLETEM AS TABELAS DEMONSTRANDO COMO ESTÃO ORGANIZANDO SEUS ESTUDOS

ATIVIDADE 1










Descrição da atividade 1
   Copiar as tabelas e completar no caderno de Orientação de Estudos, PARA FACILITAR O ACESSO AO PROFESSOR DE CADA DISCIPLINA
PROFESSORES E DISCIPLINAS
DISC/PROF
E MAIL
TRABALHO/DATA DE ENTREGA
VIDEO AULAS  DATAS E TEMAS
CONTATO
ARTE/LIDIA
l.ortunho@hotmail.com
PORT/
ING/
ED. FIS./ERICA
MAT./
QUÍM./
BIO./MARLENE
FÍS./
GEO./MARCOS
HIST./GUSTAVO
SOC./GIL
FIL./
OR.EST./
PR.EXP.
TECN./
PROJ. VIDA/


ATIVIDADE 2, CONFORME FORAM DESENVOLVENDO AS TAREFAS, VAMOS PREENCHENDO SEMANA POR SEMANA ESSAS TABELAS: }Anotem as disciplinas que assistiram e que atividades resolveram nessa primeira semana.

HORÁRIO DE AULA    27.04 a 29.04   1. ANO ENSINO MÉDIO
HORARIOS
27.04
28.04
29.04
30.04













14:30 ás  15:30





15:30 ás   16: 15





16:15 ás   17: 00
















































HORÁRIO DE AULA     04.05 A 08.05   1. ANO ENSINO MÉDIO
HORARIOS
2.ª  FEIRA
3.ª  FEIRA
4.ª FEIRA
5.ª FEIRA
6.ª FEIRA












14:30 ás 15:30
FILOSOFIA
PROJETO DE VIDA
MATEMÁTICA
FÍSICA
HISTÓRIA
15:30 ás 16:15
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
TECNOLOGIA
INGLÊS
 16:15 ás 17:00          
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
FILOSOFIA
QUÍMICA
BIOLOGIA
17:00 ás 17:45





17:45 ás 18:30





18:30 ás 19:15





19:15 ás 20:00





20: 00 ás 20:45





20:45 ás 2130







Atividade 3 – Acreditando que agora, vocês pegaram o ritmo, a lápis, PLANEJE COMO DISTRIBUIRÁ AS ATIVIDADES NESSA SEMANA

HORÁRIO DE AULA     11.05 A 15.05   1. ANO ENSINO MÉDIO
HORARIOS
2.ª  FEIRA
3.ª  FEIRA
4.ª FEIRA
5.ª FEIRA
6.ª FEIRA












14:30 ás 15:30
FILOSOFIA
PROJETO DE VIDA
MATEMÁTICA
FÍSICA
HISTÓRIA
15:30 ás 16:15
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
TECNOLOGIA
INGLÊS
 16:15 ás 17:00          
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
FILOSOFIA
QUÍMICA
BIOLOGIA
17:00 ás 17:45





17:45 ás 18:30





18:30 ás 19:15





19:15 ás 20:00





20: 00 ás 20:45





20:45 ás 2130





     
HORÁRIO DE AULA     18.05 A 22.05   1. ANO ENSINO MÉDIO
HORARIOS
2.ª  FEIRA
3.ª  FEIRA
4.ª FEIRA
5.ª FEIRA
6.ª FEIRA












14:30 ás 15:30
FILOSOFIA
PROJETO DE VIDA
MATEMÁTICA
FÍSICA
HISTÓRIA
15:30 ás 16:15
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
TECNOLOGIA
INGLÊS
 16:15 ás 17:00          
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
FILOSOFIA
QUÍMICA
BIOLOGIA
17:00 ás 17:45





17:45 ás 18:30





18:30 ás 19:15





19:15 ás 20:00





20: 00 ás 20:45





20:45 ás 2130





A PARTIR DAQUI, TODA SEMANA PLANEJE SEUS ESTUDOS COM ESSA TABELA.
Próximas aulas serão essas atividades e conteúdo novo.
Bom Trabalho!











ATIVIDADE DE 25.05 A 12/06
COPIEM NO CADERNO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDO DOS TEXTOS I, II e III E COMPLETEM A TABELA.

I - ENVIO PARA E MAILS - NÃO SE ESQUEÇAM DE SE IDENTIFICAR E QUAL A ATIVIDADE E DISCIPLINA QUE ESTÃO ENVIANDO
Exemplo:
ASSUNTO: ATIVIDADE 2 - ARTE - NOME, Nº E SÉRIE
                     ATIVIDADE 2- PROJETO DE VIDA - NOME, N.º E SÉRIE.

II -TABELA: OBS.: ENVIE COMO O PROFESSOR ORIENTOU, CADA PROFESSOR TEM SEU MÉTODO DE FAZER, SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE CADA UM. PARA ISSO, FAÇAM UMA NOVA TABELA DE ORIENTAÇÃO DE ENVIO DE ATIVIDADE, E COLOQUE COMO É PARA SER ENVIADO PARA CADA PROFESSOR E DISCIPLINA.

PROF./DISC.
COMO ENVIAR
ARTE/LÍDIA
Todos os textos e atividades no caderno DE ARTE, a caneta, e envio de foto da folha constando NOME, Nº E SÉRIE, acima na folha do caderno com assinatura do responsável, conforme enviado as atividades
LP/

LING/

EF./ERICA

MATEM./

BIO/MARLENE

QUI/

FIS/

GEO/

HIST/GUSTAVO

SOC/

PV/

OE/

TECN/

PE/


III - VAMOS COMEÇAR COM O CONTÉUDO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS, QUE CONSTA NA APOSTILA. P.16 A 21
REFORÇANDO: A organização do estudo
A criação de uma rotina de estudos é fundamental, pois contribui substancialmente para a aprendizagem dos alunos. As aulas da disciplina Orientação de Estudos devem subsidiar e instrumentalizar os estudantes para que organizem sua própria rotina de estudos a partir de um caderno que redefina horários e reflita o compromisso com seu desenvolvimento pessoal.
·         Isso exige:
Responsabilidade pessoal
·         Organização pessoal
·         Organização do material
·         Acompanhamento da Orientação de Estudos

PROCEDIMENTOS, ESTRATÉGIAS E HABILIDADES QUE OPERAM ANTES DA LEITURA

A. Ler para quê? Os objetivos ou finalidades da leitura - atividades escolares
Os objetivos ou as finalidades da leitura podem ser muitas, ligadas a variadas razões e objetivos, ainda que ela seja, para se fazer as atividades escolares.
Primeiro tipo de leitura que vamos estudar, então, é a leitura de enunciados de atividades propostas pelos professores. Esse item abrange a afirmação em destaque de nossos materiais de estudo: “ler para entender como funciona ou para conhecer as instruções e os modos de uso de  algo que se busca compreender (como ocorre na leitura de manuais de instrução, receitas médicas, receitas culinárias, regras de jogo etc.)”.
O ENUNCIADO DAS ATIVIDADES tem por objetivo dar instruções de como devem proceder para fazer a atividade. O PROFESSOR segue instruções encaminhadas de algum órgão e adapta o exercício, e a forma de fazer, e enviar, conforme a turma. O texto pode ser apenas lido ou copiado, e as atividades com certeza estarão sendo projetadas através das informações dadas pelo PROFESSOR, ou alguma fonte que ele citou. CUIDADO EM USAR PESQUISAS, SEM NECESSIDADES DA INTERNET, NEM TODO SITE É CONFIÁVEL. FIXE NA RECOMENDAÇÃO DE CADA PROFESSOR E NO ENVIO QUE ELE PROPOS.


III- FINALIDADES DA LEITURA
As finalidades da leitura podem ser muitas, ligadas a ordens bastante variadas de razões.
Podem-se destacar como objetivos recorrentes da leitura:
·                    a ler para divertimento e entretenimento (por exemplo, a leitura de revistas, história em quadrinhos, jornais, literatura etc.);
·                    a ler para se informar sobre acontecimentos relevantes (por exemplo, a leitura de revistas, jornais, textos de divulgação científica etc.);
·                    a ler para ter uma experiência estética, para fruição, comumente experimentada na leitura literária (por exemplo, romances, contos, poemas etc.);
·                    a ler para entender como funciona ou para conhecer as instruções e os modos de uso de algo que se busca compreender (como ocorre na leitura de manuais de instrução, receitas médicas, receitas culinárias, regras de jogo etc.);
·                    a ler para conhecer as “regras” (por exemplo, na leitura de estatutos, regimentos, legislações etc.);
·                    a ler para orientar-se (por exemplo, na consulta a um guia de ruas ou um mapa);
·                    a ler para conhecer/aprofundar-se num determinado tema (como ocorre na leitura de artigos científicos, monografias, dissertações, teses etc.).
Quando se está diante de um determinado texto, faz sentido perguntar por mais dois objetivos específicos: a Com que objetivo esse texto foi escrito? a Qual o objetivo da leitura desse texto: por que eu estou lendo esse texto ou por que meu professor ou o livro didático propôs a leitura dele? É para compreender como funciona o sistema respiratório ou o reprodutor, entender como se deu a Revolução Francesa ou o que é aquecimento global?


Antecipando conteúdos e propriedades do texto: o levantamento de hipóteses
Além de ter uma finalidade para a leitura, também é fundamental interagir com o texto, dialogando com ele – concordando, discordando, questionando para que se possa compreendê-lo.De forma articulada com os objetivos, uma das maneiras de se relacionar com o texto é formular hipóteses sobre o que ele tratará e sobre como ele o fará.
Praticamente fizemos isso na atividade de eletiva da aula passada.

ATIVIDADE 1 – DESVENDANDO TÍTULOS - HIPOTESES E OBJETIVOS DE LEITURA

Habilidades: ativação de conhecimentos prévios (a partir da leitura do título); formulação de hipóteses, tanto em relação às condições de produção – objetivo, gênero e locais de publicação – quanto em relação aos conteúdos; checagem de hipóteses (caso algum texto seja lido depois da atividade).
Preencha a tabela abaixo conforme as linhas que concordam respectivamente com objetivo, gênero, locais de publicação e possíveis conteúdo. FAÇA DIRETO NO QUADRO, NÃO É PRECISO COPIAR.
Fornecer explicações sobre o horário de verão. --- Texto de divulgação científica. --- Jornal, livro ou material didático. --- Definição do que é, como funciona, quando se inicia.
Explicar ou apresentar unidades de medidas não padronizadas. --- Texto didático. --- Livro ou material didático ---Definição de medidas não padronizadas, diferenciação de medidas padronizadas, usos possíveis etc.
Explicar/mostrar que o Brasil é um país desigual. --Reportagem ou texto didático ou  de divulgação.-- Jornal, livro ou material didático.-- Fornecer dados relativos à escolaridade, acesso à saúde, condições de moradia, renda etc. por região, raça, gênero etc.
Explicar o conceito. --Texto didático -- Livro ou material --Definição do termo, explicação do conceito e exemplos de situações em que a probabilidade esteja presente.
Informar sobre o término do horário de verão. --Notícia. -- Jornal – Informação de quando o horário de verão terminará, o que deve ser feito, quanto tempo durou etc.
Opinar sobre a adoção do horário de verão. --Artigo de opinião, editorial ou carta de leitor. Jornal, livro ou material didático. --Apresentação de argumentos contrários ao horário de verão.
Explicar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho nos últimos tempos. -- Reportagem ou texto didático ou de divulgação. --- Jornal, livro ou material didático --Exposição das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, suas causas e consequências.
Representar as diferentes fases da lua para que o leitor possa compreendê-las. --Reportagem ou texto didático ou de divulgação. Jornal, livro ou material didático. --Ilustração das diferentes fases da lua ou instruções de como produzir os efeitos das diferentes fases da lua.

TÍTULO
OBJETIVO
GENERO
LOCAIS DE PUBLICAÇÃO
POSSÍVEIS CONTEUDOS
Horário de verão termina neste sábado




O horário de verão




A desigualdade no Brasil




Simulando as fases da lua




Transformações do mundo do trabalho




Probabilidade




Unidades de medidas não padronizadas





-------

 “Todos os textos e atividades no caderno de orientação de Estudos, a caneta, tabela com as instruções a lápis e depois passe a caneta, envio de foto da folha constando NOME, Nº E SÉRIE, acima na folha do caderno com assinatura do responsável, conforme enviado as atividades.





ADAPTADO DO https://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2013/08/07/1041250/4-dicas-escrever-um-e-mail-profissional-perfeito.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudade na Pandemia

 Saudade da aula olho a olho, Da poeira do giz,  Da fileira de carteiras,  nem sempre ajeitada. Da sala grande,  Das estantes com livros, Do...