6.º ano
ATIVIDADE DE 27 A 30 DE ABRIL
Olá ,
espero que todos estejam bem. Estou com saudade.
Aqui será nosso canal para fazer nossas tarefas.
Vamos tentar ver alguns pontos positivos de tudo isso. Estamos aprendendo juntos tecnologia, certo? E esses fatos que estamos vivendo é algo raro, mas estaremos juntos passando por isso.
Nesse sentido, nossa primeira tarefa será sobe o tema "Coronavirus" numa outra visão.
Há alguns estudos que mostram que o planeta também está sendo beneficiado com tudo isso.
Vamos lá:
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TEM CADERNO SEPARE UMA PARTE DO CADERNO PARA FAZER ESSAS ATIVIDADES. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE FOLHA SEM PAUTA (FOLHA SEM LINHAS) PARA OS DESENHOS. SENÃO TIVER, SEM PROBLEMA, FAÇAM NA SEQUÊNCIA NO CADERNO COMUM.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.
VAMOS MANTER UMA SEQUÊNCIA
FOLHA n.º 21 caderno de Arte
posição retrato
folha com linhas embaixo
e nesse momento A LETRA PODE SER CURSIVA OU DE FORMA, FIQUEM Á VONTADE.
COPIEM A PARTIR DESSE TRECHO
“A maior mudança foi a redução da poluição atmosférica. Com menos automóveis nas ruas e menos fábricas funcionando, a diminuição na emissão de poluentes foi detectada por satélites em várias regiões do mundo, incluindo Brasil, China, Estados Unidos e Itália.” (https://super.abril.com.br/ciencia/dia-da-terra-como-o-coronavirus-mudou-o-planeta/)
Aqui será nosso canal para fazer nossas tarefas.
Vamos tentar ver alguns pontos positivos de tudo isso. Estamos aprendendo juntos tecnologia, certo? E esses fatos que estamos vivendo é algo raro, mas estaremos juntos passando por isso.
Nesse sentido, nossa primeira tarefa será sobe o tema "Coronavirus" numa outra visão.
Há alguns estudos que mostram que o planeta também está sendo beneficiado com tudo isso.
Vamos lá:
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TEM CADERNO SEPARE UMA PARTE DO CADERNO PARA FAZER ESSAS ATIVIDADES. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE FOLHA SEM PAUTA (FOLHA SEM LINHAS) PARA OS DESENHOS. SENÃO TIVER, SEM PROBLEMA, FAÇAM NA SEQUÊNCIA NO CADERNO COMUM.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.
VAMOS MANTER UMA SEQUÊNCIA
FOLHA n.º 21 caderno de Arte
posição retrato
folha com linhas embaixo
e nesse momento A LETRA PODE SER CURSIVA OU DE FORMA, FIQUEM Á VONTADE.
COPIEM A PARTIR DESSE TRECHO
“A maior mudança foi a redução da poluição atmosférica. Com menos automóveis nas ruas e menos fábricas funcionando, a diminuição na emissão de poluentes foi detectada por satélites em várias regiões do mundo, incluindo Brasil, China, Estados Unidos e Itália.” (https://super.abril.com.br/ciencia/dia-da-terra-como-o-coronavirus-mudou-o-planeta/)
A foto referente ao texto está em anexo
Então vamos lá,
agora, vamos desenhar uma paisagem que preveja o futuro dessa forma, um exemplo será fazer uma paisagem livre e na hora de colorir vamos pensar em ARCO-ÍRIS.
Em anexo, tem também um exemplo com uma fotografia que foi tirada e o céu estava lindo! todo na cor das faixas do Arco-íris.
Então vamos lá,
agora, vamos desenhar uma paisagem que preveja o futuro dessa forma, um exemplo será fazer uma paisagem livre e na hora de colorir vamos pensar em ARCO-ÍRIS.
Em anexo, tem também um exemplo com uma fotografia que foi tirada e o céu estava lindo! todo na cor das faixas do Arco-íris.
(www.revistaplaneta.com.br/fotografa-flagra-arco-iris-de-fogo-no-ceu-de-washington/&tbnid=Kt4TIb1kLY6oFM&vet=1&docid=IQJbK0vntP-EMM&w=700&h=466&q=fotografia+arco+iris&hl=pt-BR&source=sh/x/im)
Apreciem a foto e façam um desenho bem lindo usando e representando esse exemplo.
FOLHA SEQUENCIAL N.º 22 O DESENHO
TIREM FOTO DO TEXTO E DO DESENHO E POSTEM AQUI
Caprichem!
ATIVIDADE SEMANA 04 A 08.05
MURAL
Ola, como vocês estão?
Nossos vamos nos comunicar toda terça feiras.
Arte estará muitas vezes alinhada com outras disciplinas.
Nossos vamos nos comunicar toda terça feiras.
Arte estará muitas vezes alinhada com outras disciplinas.
LEIAM COM ATENÇÃO:
Hoje perceberão que estaremos trabalhando com História e Língua
Portuguesa.
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TEM CADERNO SEPARE UMA PARTE DO CADERNO UNIVERSITÁRIO
PARA FAZER ESSAS ATIVIDADES. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE FOLHA SEM PAUTA
(FOLHA SEM LINHAS) PARA OS DESENHOS. SENÃO TIVER, SEM PROBLEMA, FAÇAM NA
SEQUÊNCIA NO CADERNO COMUM.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.
ATIVIDADE DA SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL, foram usadas as folhas 21 e 22.
Agora na sequencia 23 e 24, ok?
Vamos lá?
Folha 23, copiem o texto.:
PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – ASSOMBRAÇÕES DE SÃO PAULO
VALE DO ANHANGABAÚ
Vale do Anhangabaú“É o primeiro ponto mal-assombrado da cidade”, resume Silvério. De acordo com o guia turístico, a região do Vale do Anhangabaú é considerada um local de mau agoro desde a época dos índios. “Tanto que, em tupi-guarani, Anhangabaú significa rio dos malefícios do Demônio” ( aguas amaldiçoadas), emenda. A explicação é que, antes da pavimentação do local, passava um rio. E, embaixo de onde hoje é o Viaduto do Chá, morriam muitos peixes. Além disso, o vale teria sido o lugar preferido dos negros para fazer manifestações religiosas.”
(Fonte:trecho retirado de
: Último Segundo - iG @
https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-11-02/famosos-pontos-turisticos-de-sao-paulo-escondem-historias-mal-assombradas.html)
HABILIDADE S: Investigar as
relações da arte com outras áreas e ciências(Aula contextualizada com Ciências
Humanas e língua portuguesa) .E, reconhecer e explorar a
inter-relação dos elementos das linguagens artísticas e a relação da arte com
temas de relevância social.
ATIVIDADE
FOLHA 24 A
história sobre a origem do nome,
vem dos indígenas nativos que moravam no lugar antes da cidade ser povoada.
Vamos criar uma tirinha de 4 a 6 figuras de 2 personagens indígenas conversando
sobre algum fato que aconteceu no Rio que recebe o nome de Águas amaldiçoadas.FAZER NO CADERNO E TIRAR FOTO, ENVIAR ATÉ DIA 15.05
ATIVIDADE DE 11 A 15.05
LEIA
Olá, alguns alunos já devem ter recebido o
“Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão ver que mostra alguns lugares do
centro de nossa cidade.
Por isso, estudamos algo sobre o Vale do
Anhangabaú e agora veremos algo sobre o Bairro da Liberdade. Aqui, Arte estará
trabalhando com Ciências Humanas e na
hora da criação, usaremos algo aprendido em Língua Portuguesa.
Com essa lição, vocês estarão aprendendo a reconhecer e explorar a inter-relação dos
elementos das linguagens artísticas e a relação da arte com temas de relevância
social. E, ainda, Investigar as relações
da arte com outras áreas e ciências (interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade)
COPIAR NA FOLHA 25, O TEXTO ABAIXO:
PATRIMÔNIO IMATERIAL DE SÃO PAULO - BAIRRO DA LIBERDADE
O Bairro da Liberdade, foi o
local onde o primeiro cemitério público foi instalado, no terreno da Capela dos
Aflitos. Destinado ao sepultamento de pessoas de classes desfavorecidas e de
condenados pela Justiça, que eram tinham por pena a forca. A história do local
confunde-se com a História de “Chaguinha”, Francisco José das Chagas, que no
dia de seu enforcamento, a corda rompeu duas vezes, o que foi atribuído pelo
público presente como um milagre, e gritaram: “Liberdade”. Na terceira
tentativa o soldado foi executado. A Capela ainda hoje recebe pessoas que fazem
pedidos a Chaguinha e pagam promessas no local. Com o crescimento da cidade, o
cemitério foi desativado e os sepultamentos eram feitos o Cemitério a
Consolação, aberto em 1858. O local foi abandonado e loteado, o dinheiro dos
terrenos vendidos foi destinado às obras da Catedral da Sé. A Capela foi
mantida e está localizada na Rua Beco dos Aflitos.
FOLHA 26 - CRIE UMA NOTÍCIA ESCRITA SOBRE ESSE TEMA .
DEVE TER MANCHETE, DATA, LOCAL, E UM FATO QUE ACONTECEU.
SE FOR CRIATIVO, PODE FAZER UMAS BORDAS PARA PARECER JORNAL VELHO,
OU PARTE DE UMA REVISTA. CRIE ! SEJA IMAGINATIVO.
TIRE FOTO DAS FOLHAS 25 E 26 E ENVIE
ENTREGA ATÉ 22.05
ATIVIDADE DE 18 A 22.05
LEIA
Olá, alguns alunos já devem ter recebido o “Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão perceber que em Ciências Humanas, temos atividades relacionadas sobre o Egito. Por isso, estudamos algo sobre esse país. Aqui, Arte estará trabalhando com Ciências Humanas.
LEIA
Olá, alguns alunos já devem ter recebido o “Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão perceber que em Ciências Humanas, temos atividades relacionadas sobre o Egito. Por isso, estudamos algo sobre esse país. Aqui, Arte estará trabalhando com Ciências Humanas.
Com
essa lição, vocês estarão aprendendo a conhecer, pesquisar e refletir
acerca da produção cultural de diferentes grupos, etnias e contextos.
ASSISTA O VÍDEO
COPIAR NA FOLHA 27, O TEXTO ABAIXO:
CARACTERÍSTICA DA PINTURA EGÍPCIA
Lei da
Frontalidade - é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra
determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente,
enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.
Os olhos também são retratados de frente. Essa
maneira de representação cria uma combinação visual lateral e frontal.
CORES E TINTAS NA ARTE DO EGITO
ANTIGO
As
tintas utilizadas nessas pinturas eram extraídas na natureza:
• Preto : associado à noite e à morte,
a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de
manganésio do deserto do Sinai).
• Branco : extraído do cal ou gesso, o
branco simbolizava a pureza e da verdade.
• Vermelho : representava a energia, o
poder e a sexualidade e era encontrado em substâncias ocres.
• Amarelo: estava associado à
eternidade e era extraído do óxido de ferro hidratado (limonite).
• Verde: simboliza a regeneração e a
vida e era obtido da malaquite do Sinai.
• Azul
: extraído do carbonato de cobre, o azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.
Folha 28
atividade prática
Vale a pena pegar um lápis e tentar reproduzir um desses desenhos
egípcios “primitivos”. Nossas tentativas vão sempre parecer inábeis,
assimétricas e deformadas. Pelo menos, as minhas parecem. Pois o sentido
egípcio de ordem em todos os detalhes é tão poderoso que qualquer variação, por
mínima que seja, parece desorganizar inteiramente o conjunto.
DEPOIS TIRE FOTO DAS FOLHAS 27 E 28 E ENVIE AS POR AQUI
ENTREGA ATÉ 29.05
VASOS GREGOS - USO DA
SIMETRIA – CONTEÚDO MATEMÁTICO EM ARTE
Vamos continuar aprendendo
sobre a produção artística de outros grupos, etnias e contextos?
No livro Trilhas de
Aprendizagens, na parte de matemática temos a Simetria como conteúdo.
Que tal unir esse conceito
matemático com Arte?
Vejam o vídeo e Sigam as orientações do vídeo.
Criem um vaso simétrico e o
decore. Tire foto e envie a foto para avaliar o trabalho.
entrega até : 05/06
Mãos á massa!
Professora Lidia
26/05 -
VASOS GREGOS - USO DA
SIMETRIA – CONTEÚDO MATEMÁTICO EM ARTE
Vamos continuar aprendendo
sobre a produção artística de outros grupos, etnias e contextos?
No livro Trilhas de
Aprendizagens, na parte de matemática temos a Simetria como conteúdo.
Que tal unir esse conceito
matemático com Arte?
Vejam o vídeo e Sigam as orientações do vídeo.
Criem um vaso simétrico e o
decore. Tire foto e envie a foto para avaliar o trabalho.
Mãos á massa!
Professora Lidia
ENTREGA DIA 12/06
Vamos continuar fazendo Arte
com outras disciplinas?
Vocês estão aprendendo motivos rítmicos
que estão na Trilha de Aprendizagem com a disciplina de Língua Portuguesa, ok?
Então, vou contar para vocês uma historia de
uma mulher que foi muito além do seu tempo. Sua casa hoje faz parte do patrimônio
cultural da Cidade de São Paulo, fica no centro da cidade e faz parte do patrimônio
da USP.
Vejam a historia dessa Mulher:
Criem um poema sobre a vida de
Yaya, pode ser de alguma parte de sua vida. Com certa de 12 linhas, no mínimo
Lembrem-se que as linhas tem
que ser quebradas, é um poema, com versos e estrofes.
Tire foto e envie a foto para
avaliar o trabalho.
Lembrem-se de ter todas as
lições em ordem num caderno para que possamos vistar as tarefas quando
voltarmos.
Mãos á massa!
Professora Lidia
PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MÚSICA AGUAS DE MARÇO
Ola,
vamos para mais uma aula de Arte, percebam o processo de criação do artista Tom
Jobim. Essa é uma das habilidades de Arte.
Escutem essa música e perceba a melodia e a letra. Essa música é considerada
um clássico da Musica Popular Brasileira.
Águas de março
É o pau, é a pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
É peroba no campo, é o nó da madeira
Caingá candeia, é o matita-pereira
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
É peroba no campo, é o nó da madeira
Caingá candeia, é o matita-pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento vetando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da ciumeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de a tiradeira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento vetando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da ciumeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de a tiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto um desgosto, é um pouco sozinho
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto um desgosto, é um pouco sozinho
É um estepe, é um prego, é uma conta, é um conto
É um…
É um…
PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MÚSICA - COPIE NA FOLHA 31
Qual a
história da MUSICA ÁGUA DE MARÇO?
A música Águas de
Março foi escrito durante a construção de sua casa em Poço Fundo, que atrasou
devido as chuvas de março. Tom Jobim angustiado, foi anotando num papel de pão,
rabiscando, re-escrevendo, procurando
sons, ritmos, harmonias e palavras. A obra composta pela variação harmônica
de poucas notas, pelo ritmo constante da
chuva, pela letra que descreve o
movimento das águas morro abaixo, descrevem a enxurrada que desce morro abaixo,
a conversa a beira d rio, e o cenário do ambiente do sítio como da casa. Infelizmente,
a uns 4 anos atrás, uma enchente
desbarrancou e essa casa se perdeu.
REVENDO
FOLHA 29 vaso grego
FOLHA 30 poema da dona Yaya
FOLHA 31 TEXTO ÁGUA DE MARÇO E
ATIVIDADE Na folha 31, faça o seguinte:
Divida a folha em 4 partes dobrando a e riscando com a régua;
Em seguida em cima de cada parte coloque de titulo escrito a
caneta e pequeno 4 frases que escolheu da musica, e no quadro correspondente,
desenhe cada cena que representa essa frase da letra da musica .
Vamos lá!
COPIADO O TEXTO NA FOLHA 31 E FEITO O DESENHO NA 32, TIRE
FOTO E ENVIE AS FOTOS. LEMBRE-SE DE MANTER UMA ORDEM NO CADERNO
ENTREGA ATÉ DIA 19.06
A PARTIR DE 22.06.2020, AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS QUINZENALMENTE, PARA TEREM TEMPO DE FAZER TUDO BEM BONITINHO E CAPRICHADO, OK?
ESSA SEMANA: LINGUA PORTUGUESA, ARTE, LINGUA INGLESA, HISTORIA E SALA DE LEITURA. TODOS PARA SEREM ENTREGUES ATÉ DIA 03.07.
ESSE SEMESTRE VAMOS FAZER UMA REVISÃO, OK? DEIXAR NOSSOS CADERNOS EM DIA
ANTES DA PANDEMIA - NUMERAR CADERNO
FOLHA 1 - REGRAS DE ARTE
FOLHA 2 - CAPA - DESENHOS DE ARTE
FOLHA 3 - CONCEITO DE ARTE
Atualmente, não há um conceito exato do que é Arte. A arte é uma manifestação humana que sempre fez e que faz parte da condição humana, social e da cultura de todos os povos. Antes a arte estava vinculada ao belo e ao estético, hoje nem sempre vemos isso. Vivemos num momento de grandes transformações do planeta, e a Arte tem sofrido, consequentemente, mudanças acompanhando a cultura. Estamos cada dia mais rodeados de Arte. Ela faz parte do que somos individual e coletivamente.
FOLHA 4 -O CARNAVAL
O carnaval é uma grande festa popular comemorada em todo Brasil, mas cada região festeja de uma maneira diferente.
No Brasil, o Carnaval é comemorado durante os quatro dias que antecedem a quaresma. Ele começa no sábado e termina na terça-feira., pois a quarta-feira de cinzas é, segundo a Igreja Católica, um dia de penitência.
Acredita-se que o Carnaval originou-se das antigas festas pagãs que comemoravam o inicio da primavera.
No Brasil, o carnaval originou-se do violento entrudo português, festejado aqui desde a época colonial. Os foliões jogavam limões e pó de cal um nos outros. Com o passar do tempo, surgiram os bailes de mascaras tornando mais civilizados, surgiram as marchinhas e carros enfeitados.
Atualmente, o carnaval é dominado pelos desfiles de escolas de samba, trios elétricos, marchinhas de rua, mas não perdeu seu encanto.
FOLHA 5 - FAZER DESENHO DO CARNAVAL
FOLHA 6 -A BRASILIDADE NA CULTURA E NA ARTE
A riqueza e diversidade presente na cultura brasileira, se, destaca entre gravuras, pinturas, fotografias de diferentes períodos, tendências e técnicas. Os tipos humanos, a fauna, a flora, a cultura popular, nossas festas traze um recorte da Arte e do olhar de artistas sobre o Brasil.
Di Cavalcanti representou temas populares como o Carnaval, as mulatas, o samba, as favelas, operários, e, cenas sociais e racionalista.
FOLHA 7 - REPRODUZIR UM DESENHO DO DI CAVALCANTI
VEJAM NO GOOGLE IMAGENS OBRAS DE DI CAVALCANTI
OS ALUNOS QUE FIZERAM AS ATIVIDADES E NÃO TINHAM CADERNO, ESSAS ATIVIDADES ESTÃO COMIGO. TEVE SALA QUE AVANÇOU E OUTRAS NÃO. ENTÃO VAMOS FAZER O SEGUINTE:
QUEM FEZ ESSAS ATIVIDADES NO CADERNO, COLOQUE NUMERO E SERIE E ENVIE AS FOTOS PARA AVALIAÇÃO.
SE FALTOU ALGUM TEXTO, ESTÃO TODOS AI PARA FAZER.
A 2 ULTIMAS ATIVIDADES ALGUNS ALUNOS ME ENTREGARAM E OUTROS NÃO, PARA TER EM DIA, COPIEM A FOLHA 5 E FAÇAM A 6. DAÍ PADRONIZAMOS TODOS OS TRABALHOS.
PERÍODO DA PANDEMIA
FOLHA 21- O LADO POSITIVO DO CORONA VIRUS - TEXTO
FOLHA 22 -O LADO POSITIVO DO CORONA VIRUS- DESENHO: PAISAGEM COM ARCO IRIS
FOLHA 23 -PATRIMONIO IMATERIAL - ANHANGABAU - TEXTO
FOLHA 24-PATRIMONIO IMATERIAL- ANHANGABAU - FAZER UMA TIRINHA
FOLHA 25-PATRIMONIO IMATERIAL BAIRRO DA LIBERDADE- TEXTO
FOLHA 26-PATRIMONIO IMATERIAL- BAIRRO DA LIBERDADE - FAZER UMA NOTICIA DE JORNAL
FOLHA 27- EGITO - TEXTO
FOLHA 28-EGITO - DESENHO
FOLHA 29- GRECIA- VASO COM USO DA SIMETRIA
FOLHA 30 - POEMA DA DONA YAYA
FOLHA 31 - DESENHO DA ÁGUAS DE MARÇO
FOLHA 32 - DESENHO DE HOMENAGEM AOS HERÓIS DA PANDEMIA
CONFERE?
VAMOS LÁ!!
A OBRA OS RETIRANTES é uma obra que fala sobre a migração, tema trabalhado em Ciências Humanas. A arte também trabalha os aspectos sociais, economicos, como forma de critica, vamos la
Copie na folha 33 do caderno o texto sobre os retirantes
OS RETIRANTES – CANDIDO PORTINARI
Nessa obra é exibida uma família de retirantes que sai de seu lugar de origem a procura de outras oportunidades na cidade grande.
Com nove integrantes, sendo quatro adultos e cinco crianças, o grupo é retratado de maneira sombria, com corpos esqueléticos e frágeis. As expressões nos rostos são de sofrimento e a paleta de cores escolhida ressalta a atmosfera sepulcral que envolve as personagens.
O quadro, pintado em 1944 é um painel produzido em óleo sobre tela, tem 190 x 180 cm e integra o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
veja a figura e faça na folha 34 uma leitura do tema. Você pode também pesquisar a leitura dessa obra.
A PARTIR DE 22.06.2020, AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS QUINZENALMENTE, PARA TEREM TEMPO DE FAZER TUDO BEM BONITINHO E CAPRICHADO, OK?
ESSA SEMANA: LINGUA PORTUGUESA, ARTE, LINGUA INGLESA, HISTORIA E SALA DE LEITURA. TODOS PARA SEREM ENTREGUES ATÉ DIA 03.07.
ESSE SEMESTRE VAMOS FAZER UMA REVISÃO, OK? DEIXAR NOSSOS CADERNOS EM DIA
ANTES DA PANDEMIA - NUMERAR CADERNO
FOLHA 1 - REGRAS DE ARTE
FOLHA 2 - CAPA - DESENHOS DE ARTE
FOLHA 3 - CONCEITO DE ARTE
Atualmente, não há um conceito exato do que é Arte. A arte é uma manifestação humana que sempre fez e que faz parte da condição humana, social e da cultura de todos os povos. Antes a arte estava vinculada ao belo e ao estético, hoje nem sempre vemos isso. Vivemos num momento de grandes transformações do planeta, e a Arte tem sofrido, consequentemente, mudanças acompanhando a cultura. Estamos cada dia mais rodeados de Arte. Ela faz parte do que somos individual e coletivamente.
FOLHA 4 -O CARNAVAL
O carnaval é uma grande festa popular comemorada em todo Brasil, mas cada região festeja de uma maneira diferente.
No Brasil, o Carnaval é comemorado durante os quatro dias que antecedem a quaresma. Ele começa no sábado e termina na terça-feira., pois a quarta-feira de cinzas é, segundo a Igreja Católica, um dia de penitência.
Acredita-se que o Carnaval originou-se das antigas festas pagãs que comemoravam o inicio da primavera.
No Brasil, o carnaval originou-se do violento entrudo português, festejado aqui desde a época colonial. Os foliões jogavam limões e pó de cal um nos outros. Com o passar do tempo, surgiram os bailes de mascaras tornando mais civilizados, surgiram as marchinhas e carros enfeitados.
Atualmente, o carnaval é dominado pelos desfiles de escolas de samba, trios elétricos, marchinhas de rua, mas não perdeu seu encanto.
FOLHA 5 - FAZER DESENHO DO CARNAVAL
FOLHA 6 -A BRASILIDADE NA CULTURA E NA ARTE
A riqueza e diversidade presente na cultura brasileira, se, destaca entre gravuras, pinturas, fotografias de diferentes períodos, tendências e técnicas. Os tipos humanos, a fauna, a flora, a cultura popular, nossas festas traze um recorte da Arte e do olhar de artistas sobre o Brasil.
Di Cavalcanti representou temas populares como o Carnaval, as mulatas, o samba, as favelas, operários, e, cenas sociais e racionalista.
FOLHA 7 - REPRODUZIR UM DESENHO DO DI CAVALCANTI
VEJAM NO GOOGLE IMAGENS OBRAS DE DI CAVALCANTI
OS ALUNOS QUE FIZERAM AS ATIVIDADES E NÃO TINHAM CADERNO, ESSAS ATIVIDADES ESTÃO COMIGO. TEVE SALA QUE AVANÇOU E OUTRAS NÃO. ENTÃO VAMOS FAZER O SEGUINTE:
QUEM FEZ ESSAS ATIVIDADES NO CADERNO, COLOQUE NUMERO E SERIE E ENVIE AS FOTOS PARA AVALIAÇÃO.
SE FALTOU ALGUM TEXTO, ESTÃO TODOS AI PARA FAZER.
A 2 ULTIMAS ATIVIDADES ALGUNS ALUNOS ME ENTREGARAM E OUTROS NÃO, PARA TER EM DIA, COPIEM A FOLHA 5 E FAÇAM A 6. DAÍ PADRONIZAMOS TODOS OS TRABALHOS.
PERÍODO DA PANDEMIA
FOLHA 21- O LADO POSITIVO DO CORONA VIRUS - TEXTO
FOLHA 22 -O LADO POSITIVO DO CORONA VIRUS- DESENHO: PAISAGEM COM ARCO IRIS
FOLHA 23 -PATRIMONIO IMATERIAL - ANHANGABAU - TEXTO
FOLHA 24-PATRIMONIO IMATERIAL- ANHANGABAU - FAZER UMA TIRINHA
FOLHA 25-PATRIMONIO IMATERIAL BAIRRO DA LIBERDADE- TEXTO
FOLHA 26-PATRIMONIO IMATERIAL- BAIRRO DA LIBERDADE - FAZER UMA NOTICIA DE JORNAL
FOLHA 27- EGITO - TEXTO
FOLHA 28-EGITO - DESENHO
FOLHA 29- GRECIA- VASO COM USO DA SIMETRIA
FOLHA 30 - POEMA DA DONA YAYA
FOLHA 31 - DESENHO DA ÁGUAS DE MARÇO
FOLHA 32 - DESENHO DE HOMENAGEM AOS HERÓIS DA PANDEMIA
CONFERE?
VAMOS LÁ!!
A OBRA OS RETIRANTES é uma obra que fala sobre a migração, tema trabalhado em Ciências Humanas. A arte também trabalha os aspectos sociais, economicos, como forma de critica, vamos la
Copie na folha 33 do caderno o texto sobre os retirantes
OS RETIRANTES – CANDIDO PORTINARI
Nessa obra é exibida uma família de retirantes que sai de seu lugar de origem a procura de outras oportunidades na cidade grande.
Com nove integrantes, sendo quatro adultos e cinco crianças, o grupo é retratado de maneira sombria, com corpos esqueléticos e frágeis. As expressões nos rostos são de sofrimento e a paleta de cores escolhida ressalta a atmosfera sepulcral que envolve as personagens.
O quadro, pintado em 1944 é um painel produzido em óleo sobre tela, tem 190 x 180 cm e integra o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
veja a figura e faça na folha 34 uma leitura do tema. Você pode também pesquisar a leitura dessa obra.
Vocês viram no trilhas 1, um pouco sobre a imigração
japonesa. Que tal aprender sobre a arte da mangá.
COPIEM NA FOLHA 34 DO CADERNO O TEXTO ABAIXO
Arte Japonesa - Mangá
. Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário
das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para
frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na
época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de
fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas,
dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá.
Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20,
porém sua fama só veio por volta da década de 40.
A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda
Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu
propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses.
A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a
guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que
podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços
mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos.
Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na
televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais
popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são
sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos
como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh”
(personagem principal: Yu Gi).
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola - https://www.superprof.com.br/blog/influencia-italiana-br/
FAÇA UM DESENHO DE MANGA, NA FOLHA 35, VOCE PODE COPIAR DA
INTERNET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário