5/06/2020

6.º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PMSP - 2020 - QUARENTENA



6.º ano
ATIVIDADE DE 27 A 30 DE ABRIL

Olá , espero que todos estejam bem. Estou com saudade.

Aqui será nosso canal para fazer nossas tarefas.
Vamos tentar ver alguns pontos positivos de tudo isso. Estamos aprendendo juntos tecnologia, certo? E esses fatos que estamos vivendo é algo raro, mas estaremos juntos passando por isso.
Nesse sentido, nossa primeira tarefa será sobe o tema "Coronavirus" numa outra visão.
Há alguns estudos que mostram que o planeta também está sendo beneficiado com tudo isso.
Vamos lá:

OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TEM CADERNO SEPARE UMA PARTE DO CADERNO PARA FAZER ESSAS ATIVIDADES. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE FOLHA SEM PAUTA (FOLHA SEM LINHAS) PARA OS DESENHOS. SENÃO TIVER, SEM PROBLEMA, FAÇAM NA SEQUÊNCIA NO CADERNO COMUM.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.


VAMOS MANTER UMA SEQUÊNCIA
FOLHA n.º 21 caderno de Arte
posição retrato
folha com linhas embaixo
e nesse momento A LETRA PODE SER CURSIVA OU DE FORMA, FIQUEM Á VONTADE.

COPIEM A PARTIR DESSE TRECHO


“A maior mudança foi a redução da poluição atmosférica. Com menos automóveis nas ruas e menos fábricas funcionando, a diminuição na emissão de poluentes foi detectada por satélites em várias regiões do mundo, incluindo Brasil, China, Estados Unidos e Itália.” (
https://super.abril.com.br/ciencia/dia-da-terra-como-o-coronavirus-mudou-o-planeta/)





A foto referente ao texto está em anexo

Então vamos lá,
agora, vamos desenhar uma paisagem que preveja o futuro dessa forma, um exemplo será fazer uma paisagem livre e na hora de colorir vamos pensar em ARCO-ÍRIS.

Em anexo, tem também um exemplo com uma fotografia que foi tirada e o céu estava lindo! todo na cor das faixas do Arco-íris.









(
www.revistaplaneta.com.br/fotografa-flagra-arco-iris-de-fogo-no-ceu-de-washington/&tbnid=Kt4TIb1kLY6oFM&vet=1&docid=IQJbK0vntP-EMM&w=700&h=466&q=fotografia+arco+iris&hl=pt-BR&source=sh/x/im)

Apreciem a foto e façam um desenho bem lindo usando e representando esse exemplo.

FOLHA SEQUENCIAL N.º 22 O DESENHO

TIREM FOTO DO TEXTO E DO DESENHO E POSTEM AQUI

Caprichem!





ATIVIDADE SEMANA 04 A 08.05
MURAL
Ola, como vocês estão?
Nossos vamos nos comunicar toda terça feiras.
Arte estará muitas vezes alinhada com outras disciplinas.
LEIAM COM ATENÇÃO:
Hoje perceberão que estaremos trabalhando com História e Língua Portuguesa.
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TEM CADERNO SEPARE UMA PARTE DO CADERNO UNIVERSITÁRIO PARA FAZER ESSAS ATIVIDADES. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE FOLHA SEM PAUTA (FOLHA SEM LINHAS) PARA OS DESENHOS. SENÃO TIVER, SEM PROBLEMA, FAÇAM NA SEQUÊNCIA NO CADERNO COMUM.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.
ATIVIDADE DA SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL, foram usadas as folhas 21 e 22. Agora na sequencia 23 e 24, ok?

Vamos lá?
Folha 23, copiem o texto.:
PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – ASSOMBRAÇÕES DE SÃO PAULO

VALE DO ANHANGABAÚ
Vale do Anhangabaú
“É o primeiro ponto mal-assombrado da cidade”, resume Silvério. De acordo com o guia turístico, a região do Vale do Anhangabaú é considerada um local de mau agoro desde a época dos índios. “Tanto que, em tupi-guarani, Anhangabaú significa rio dos malefícios do Demônio” ( aguas amaldiçoadas), emenda. A explicação é que, antes da pavimentação do local, passava um rio. E, embaixo de onde hoje é o Viaduto do Chá, morriam muitos peixes. Além disso, o vale teria sido o lugar preferido dos negros para fazer manifestações religiosas.”
 (Fonte:trecho retirado de : Último Segundo - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-11-02/famosos-pontos-turisticos-de-sao-paulo-escondem-historias-mal-assombradas.html)

HABILIDADE S: Investigar as relações da arte com outras áreas e ciências(Aula contextualizada com Ciências Humanas e língua portuguesa) .E, reconhecer e explorar a inter-relação dos elementos das linguagens artísticas e a relação da arte com temas de relevância social.

ATIVIDADE
FOLHA  24 A  história sobre a origem  do nome, vem dos indígenas nativos que moravam no lugar antes da cidade ser povoada. Vamos criar uma tirinha de 4 a 6 figuras de 2 personagens indígenas conversando sobre algum fato que aconteceu no Rio que recebe o nome de Águas amaldiçoadas.
FAZER NO CADERNO E TIRAR FOTO, ENVIAR ATÉ DIA 15.05











ATIVIDADE DE 11 A 15.05

LEIA

Olá, alguns alunos já devem ter recebido o “Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão ver que mostra alguns lugares do centro de nossa cidade.
Por isso, estudamos algo sobre o Vale do Anhangabaú e agora veremos algo sobre o Bairro da Liberdade. Aqui, Arte estará trabalhando com Ciências Humanas e na  hora da criação, usaremos algo aprendido em Língua Portuguesa.
Com essa lição, vocês estarão aprendendo a reconhecer e explorar a inter-relação dos elementos das linguagens artísticas e a relação da arte com temas de relevância social. E, ainda,  Investigar as relações da arte com outras áreas e ciências (interdisciplinaridade e transdisciplinaridade)


COPIAR NA FOLHA 25, O TEXTO ABAIXO:

PATRIMÔNIO IMATERIAL DE SÃO PAULO - BAIRRO DA LIBERDADE



O Bairro da Liberdade, foi o local onde o primeiro cemitério público foi instalado, no terreno da Capela dos Aflitos. Destinado ao sepultamento de pessoas de classes desfavorecidas e de condenados pela Justiça, que eram tinham por pena a forca. A história do local confunde-se com a História de “Chaguinha”, Francisco José das Chagas, que no dia de seu enforcamento, a corda rompeu duas vezes, o que foi atribuído pelo público presente como um milagre, e gritaram: “Liberdade”. Na terceira tentativa o soldado foi executado. A Capela ainda hoje recebe pessoas que fazem pedidos a Chaguinha e pagam promessas no local. Com o crescimento da cidade, o cemitério foi desativado e os sepultamentos eram feitos o Cemitério a Consolação, aberto em 1858. O local foi abandonado e loteado, o dinheiro dos terrenos vendidos foi destinado às obras da Catedral da Sé. A Capela foi mantida e está localizada na Rua Beco dos Aflitos.




  FOLHA 26  - CRIE UMA NOTÍCIA ESCRITA SOBRE ESSE TEMA .


DEVE TER MANCHETE, DATA, LOCAL, E UM FATO QUE ACONTECEU.
SE FOR CRIATIVO, PODE FAZER UMAS BORDAS PARA PARECER JORNAL VELHO, OU PARTE DE UMA REVISTA. CRIE ! SEJA IMAGINATIVO.



 TIRE FOTO DAS FOLHAS 25 E 26  E ENVIE
ENTREGA ATÉ 22.05




















ATIVIDADE DE 18 A 22.05

LEIA

Olá, alguns alunos já devem ter recebido o “Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão perceber que em Ciências Humanas, temos atividades relacionadas sobre o Egito. Por isso, estudamos algo sobre esse país. Aqui, Arte estará trabalhando com Ciências Humanas.
Com essa lição, vocês estarão aprendendo a conhecer, pesquisar e refletir acerca da produção cultural de diferentes grupos, etnias e contextos.
ASSISTA O VÍDEO



COPIAR NA FOLHA 27, O TEXTO ABAIXO:

 

 

CARACTERÍSTICA DA PINTURA EGÍPCIA

Lei da Frontalidade - é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.

Os olhos também são retratados de frente. Essa maneira de representação cria uma combinação visual lateral e frontal.


CORES E TINTAS NA ARTE DO EGITO ANTIGO

As tintas utilizadas nessas pinturas eram extraídas na natureza:

•           Preto : associado à noite e à morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai).

•           Branco : extraído do cal ou gesso, o branco simbolizava a pureza e da verdade.

•           Vermelho : representava a energia, o poder e a sexualidade e era encontrado em substâncias ocres.

•           Amarelo: estava associado à eternidade e era extraído do óxido de ferro hidratado (limonite).

•           Verde: simboliza a regeneração e a vida e era obtido da malaquite do Sinai.

•           Azul : extraído do carbonato de cobre, o azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.


Folha 28 atividade prática
Vale a pena pegar um lápis e tentar reproduzir um desses desenhos egípcios “primitivos”. Nossas tentativas vão sempre parecer inábeis, assimétricas e deformadas. Pelo menos, as minhas parecem. Pois o sentido egípcio de ordem em todos os detalhes é tão poderoso que qualquer variação, por mínima que seja, parece desorganizar inteiramente o conjunto.





DEPOIS TIRE FOTO DAS FOLHAS 27 E 28 E ENVIE AS POR AQUI
ENTREGA ATÉ 29.05




VASOS GREGOS - USO DA SIMETRIA – CONTEÚDO MATEMÁTICO EM ARTE

Vamos continuar aprendendo sobre a produção artística de outros grupos, etnias e contextos?
No livro Trilhas de Aprendizagens, na parte de matemática temos a Simetria como conteúdo.
Que tal unir esse conceito matemático com Arte?
Vejam o vídeo  e Sigam as orientações do vídeo.
Criem um vaso simétrico e o decore. Tire foto e envie a foto para avaliar o trabalho.
entrega até : 05/06
Mãos á massa!

Professora Lidia
26/05 - 
VASOS GREGOS - USO DA SIMETRIA – CONTEÚDO MATEMÁTICO EM ARTE

Vamos continuar aprendendo sobre a produção artística de outros grupos, etnias e contextos?
No livro Trilhas de Aprendizagens, na parte de matemática temos a Simetria como conteúdo.
Que tal unir esse conceito matemático com Arte?
Vejam o vídeo  e Sigam as orientações do vídeo.
Criem um vaso simétrico e o decore. Tire foto e envie a foto para avaliar o trabalho.
Mãos á massa!
Professora Lidia




Vamos continuar fazendo Arte com outras disciplinas?
Vocês estão aprendendo motivos rítmicos que estão na Trilha de Aprendizagem com a disciplina de Língua Portuguesa, ok?

 Então, vou contar para vocês uma historia de uma mulher que foi muito além do seu tempo. Sua casa hoje faz parte do patrimônio cultural da Cidade de São Paulo, fica no centro da cidade e faz parte do patrimônio da USP.
Vejam a historia dessa Mulher:


Criem um poema sobre a vida de Yaya, pode ser de alguma parte de sua vida. Com certa de 12 linhas, no mínimo
Lembrem-se que as linhas tem que ser quebradas, é um poema, com versos e estrofes.
Tire foto e envie a foto para avaliar o trabalho.
Lembrem-se de ter todas as lições em ordem num caderno para que possamos vistar as tarefas quando voltarmos.
Mãos á massa!

Professora Lidia

 ENTREGA DIA 12/06




PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MÚSICA AGUAS DE MARÇO
                Ola, vamos para mais uma aula de Arte, percebam o processo de criação do artista Tom Jobim. Essa é uma das habilidades de Arte.
Escutem essa música e perceba a  melodia e a letra. Essa música é considerada um clássico da Musica Popular Brasileira.
 
Águas de março
É o pau, é a pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
É peroba no campo, é o nó da madeira
Caingá candeia, é o matita-pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento vetando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da ciumeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de a tiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto um desgosto, é um pouco sozinho
É um estepe, é um prego, é uma conta, é um conto
É um…

PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MÚSICA - COPIE NA FOLHA 31
               
  Qual a história da MUSICA ÁGUA DE MARÇO?
 A música Águas de Março foi escrito durante a construção de sua casa em Poço Fundo, que atrasou devido as chuvas de março. Tom Jobim angustiado, foi anotando num papel de pão, rabiscando, re-escrevendo, procurando sons, ritmos, harmonias e palavras. A obra composta pela variação harmônica de poucas notas, pelo ritmo constante da chuva, pela letra que descreve o movimento das águas morro abaixo, descrevem a enxurrada que desce morro abaixo, a conversa a beira d rio, e o cenário do ambiente do sítio como da casa. Infelizmente, a  uns 4 anos atrás, uma enchente desbarrancou e essa casa se perdeu.
  
REVENDO
FOLHA 29 vaso grego
FOLHA 30 poema da dona Yaya

FOLHA 31 TEXTO ÁGUA DE MARÇO E

ATIVIDADE Na folha 31, faça o seguinte:

Divida a folha em 4 partes dobrando a e riscando com a régua;

Em seguida em cima de cada parte coloque de titulo escrito a caneta e pequeno 4 frases que escolheu da musica, e no quadro correspondente, desenhe cada cena que representa essa frase da letra da musica .

Vamos lá!

COPIADO O TEXTO NA FOLHA 31 E FEITO O DESENHO NA 32, TIRE FOTO E ENVIE AS FOTOS. LEMBRE-SE DE MANTER UMA ORDEM NO CADERNO


ENTREGA ATÉ DIA 19.06

A PARTIR DE 22.06.2020, AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS QUINZENALMENTE, PARA TEREM TEMPO DE FAZER TUDO BEM BONITINHO E CAPRICHADO, OK?
ESSA SEMANA: LINGUA PORTUGUESA, ARTE, LINGUA INGLESA, HISTORIA E SALA DE LEITURA. TODOS PARA SEREM ENTREGUES ATÉ DIA 03.07.

ESSE SEMESTRE VAMOS FAZER UMA REVISÃO, OK? DEIXAR NOSSOS CADERNOS EM DIA

ANTES DA PANDEMIA - NUMERAR CADERNO

FOLHA 1 - REGRAS DE ARTE
FOLHA 2 - CAPA - DESENHOS DE ARTE

FOLHA 3 - CONCEITO DE ARTE
Atualmente, não há um conceito exato do que é Arte. A arte é uma manifestação humana que sempre fez e que faz parte da condição humana, social e da cultura de todos os povos. Antes a arte estava vinculada ao belo e ao estético, hoje nem sempre vemos isso. Vivemos num momento de grandes transformações do planeta, e a Arte tem sofrido, consequentemente, mudanças acompanhando a cultura. Estamos cada dia mais  rodeados de Arte. Ela faz parte do que somos individual e coletivamente.

FOLHA 4 -O CARNAVAL
O carnaval é uma grande festa popular comemorada em todo Brasil, mas cada região festeja de uma maneira diferente.
No Brasil, o Carnaval é comemorado durante os quatro dias que antecedem a quaresma.  Ele começa no sábado e termina na terça-feira., pois a quarta-feira de cinzas é, segundo a Igreja Católica, um dia de penitência.
Acredita-se que o Carnaval originou-se das antigas festas pagãs que comemoravam o inicio da primavera.
No Brasil, o carnaval originou-se do violento entrudo português, festejado aqui desde a época colonial.  Os foliões jogavam limões e pó de cal um nos outros. Com o passar do tempo, surgiram os bailes de mascaras tornando mais civilizados, surgiram as marchinhas e carros enfeitados.
Atualmente, o carnaval é dominado pelos desfiles de escolas de samba, trios elétricos, marchinhas de rua, mas não perdeu seu encanto.

FOLHA 5 - FAZER DESENHO DO CARNAVAL

FOLHA 6 -A BRASILIDADE NA CULTURA E NA ARTE
A riqueza e diversidade presente na cultura brasileira, se, destaca entre gravuras, pinturas, fotografias de diferentes períodos,  tendências e técnicas. Os tipos humanos, a fauna, a flora, a cultura popular, nossas festas traze um recorte da Arte e do olhar de artistas sobre o Brasil.
Di Cavalcanti representou temas populares como o Carnaval, as mulatas, o samba, as favelas, operários, e, cenas sociais e racionalista.

FOLHA 7 - REPRODUZIR UM DESENHO DO DI CAVALCANTI
VEJAM NO GOOGLE IMAGENS OBRAS DE DI CAVALCANTI

OS ALUNOS QUE FIZERAM AS ATIVIDADES E NÃO TINHAM CADERNO, ESSAS ATIVIDADES ESTÃO COMIGO. TEVE SALA QUE AVANÇOU E OUTRAS NÃO. ENTÃO VAMOS FAZER O SEGUINTE:
QUEM FEZ ESSAS ATIVIDADES NO CADERNO, COLOQUE NUMERO E SERIE E ENVIE AS FOTOS PARA AVALIAÇÃO.
SE FALTOU ALGUM TEXTO, ESTÃO TODOS AI PARA FAZER.
A 2 ULTIMAS ATIVIDADES ALGUNS ALUNOS ME ENTREGARAM E OUTROS NÃO, PARA TER EM DIA, COPIEM A FOLHA 5 E FAÇAM A 6. DAÍ PADRONIZAMOS TODOS OS TRABALHOS.

PERÍODO DA PANDEMIA
FOLHA 21- O LADO POSITIVO DO CORONA VIRUS - TEXTO
FOLHA 22 -O LADO POSITIVO DO CORONA VIRUS- DESENHO: PAISAGEM COM ARCO IRIS
FOLHA 23 -PATRIMONIO IMATERIAL - ANHANGABAU - TEXTO
FOLHA 24-PATRIMONIO IMATERIAL- ANHANGABAU - FAZER UMA TIRINHA
 FOLHA 25-PATRIMONIO IMATERIAL BAIRRO DA LIBERDADE- TEXTO
FOLHA 26-PATRIMONIO IMATERIAL- BAIRRO DA LIBERDADE - FAZER UMA NOTICIA DE JORNAL
FOLHA 27- EGITO - TEXTO
FOLHA 28-EGITO - DESENHO
FOLHA 29- GRECIA- VASO COM USO DA SIMETRIA
FOLHA 30 - POEMA DA DONA YAYA
FOLHA 31 - DESENHO DA ÁGUAS DE MARÇO
FOLHA 32 - DESENHO DE HOMENAGEM AOS HERÓIS DA PANDEMIA

CONFERE?

VAMOS LÁ!!

A OBRA OS RETIRANTES é uma obra que fala sobre a migração, tema trabalhado em Ciências Humanas. A arte também trabalha os aspectos sociais, economicos, como forma de critica, vamos la

Copie na folha 33 do caderno o texto sobre os retirantes


OS RETIRANTES – CANDIDO PORTINARI

Nessa obra é exibida uma família de retirantes que sai de seu lugar de origem a procura de outras oportunidades na cidade grande.
Com nove integrantes, sendo quatro adultos e cinco crianças, o grupo é retratado de maneira sombria, com corpos esqueléticos e frágeis. As expressões nos rostos são de sofrimento e a paleta de cores escolhida ressalta a atmosfera sepulcral que envolve as personagens.
O quadro, pintado em 1944 é um painel produzido em óleo sobre tela, tem 190 x 180 cm e integra o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

veja a figura e faça na folha 34 uma leitura do tema. Você pode também pesquisar a leitura dessa obra.



Vocês viram no trilhas 1, um pouco sobre a imigração japonesa. Que tal aprender sobre a arte da mangá.

COPIEM NA FOLHA 34 DO CADERNO O TEXTO ABAIXO

Arte Japonesa - Mangá
. Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40.
A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos.
Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).

Por Eliene Percília


FAÇA UM DESENHO DE MANGA, NA FOLHA 35, VOCE PODE COPIAR DA INTERNET.

OLA, JÁ RECEBERAM O TRILHA 2? ENTÃO NA PRÓXIMA FOLHA DO CADERNO IREMOS COMPLEMENTAR A ATIVIDADE 1 COM ESSE TEXTO OK? Para complementar a atividade 1 E 2 da APOSTILA, EXPLICAÇÃO: TODA MANIFESTAÇÃO CULTURAL TRADICIONAL É UM PRODUTO DAS MISTURAS DE RAÇAS QUE FORMARAM O POVO BRASILEIRO, OU SEJA, DOS INDÍGENAS, AFRICANOS E EUROPEUS QUE POVOARAM NOSSO PAÍS. VOCÊS VERÃO NO TRILHAS, MUITO DE NOSSA CULTURA. NA ATIVIDADE 1 O CONCEITO DE CULTURA POPULAR E NA ATIVIDADE 2, AS CULTURAS QUE NOS INFLUENCIARAM. PARA COMPLETAR, PEÇO QUE COPIEM NA FOLHA 33 O TEXTO A SEGUIR, QUE É SOBRE O INSTITUTO QUE GARANTE A PERMANÊNCIA DE NOSSAS CULTURAS, DE FORMA DOCUMENTAL, A NOSSO IDENTIDADE BRASILEIRA. CULTURA É PATRIMÔNIO – CONCHECENDO O IPHAN http://cultura.gov.br/entenda-o-que-e-cultura-popular-e-suas-diferentes-manifestaco-1/ Toda manifestação cultural tradicional é patrimônio cultural brasileiro. O Iphan, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, afirma que os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas. Eles ainda se manifestam nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários, que abrigam práticas culturais coletivas. De acordo com o instituto, o patrimônio imaterial é vivo, “constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. FAÇAM A ATIVIDADE 1 E ENVIE AS FOTOS POR AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudade na Pandemia

 Saudade da aula olho a olho, Da poeira do giz,  Da fileira de carteiras,  nem sempre ajeitada. Da sala grande,  Das estantes com livros, Do...