- qual a definição?
- De
5 exemplos de patrimônio Cultural material:
- De
5 exemplos de patrimônio imaterial:
- Qual a diferença entre
reforma e restauro?
As danças populares brasileiras são expressões de movimentos, passos, gestos, ritmos, coreografias, sentimentos., formas, simbologias e traços específicos do jeito de ser de um
O Jongo - associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba carioca. Imagem: http://www.afreaka.com.br/notas/fazenda-da-roseira-e-comunidade-jongo-dito-ribeiro-ressignificacao-espaco/
Samba de roda - musical mais primitiva do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente no século XIX. Associado à capoeira, é tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas. Imagem : https://f5.folha.uol.com.br/diversao/2018/09/mestres-baianos-fazem-samba-de-roda-na-praca-floriano-peixoto-em-sp.shtml
Tambor de crioula - realizada ao som de tambores feitos de troncos, é associada à devoção popular a São Benedito, é um folguedo característico da cultura negra do Maranhão. É uma dança exclusivamente feminina.Imagem http://www.palmares.gov.br/?p=33081
Frevo - ritmo pernambucano derivado da marcha, do maxixe da capoeira. Surgido no Recife no final do Século XIX.IMAGEM http://site.carnavalrecife.com/o-carnaval/o-frevo/
Escola de samba - originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria, com seus componentes usando fantasias alusivas ao tema proposto. Imagem https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-02/sete-escolas-de-samba-do-grupo-especial-abrem-o-carnaval-de-sao-paulo
Z’África Brasil – Instituto formado por grupos da periferia com músicos, artistas e produtores de diferentes classes sociais, com parceria de produção em Estúdios e palcos, se apresentando em conjunto no Brasil e na Europa.
(A)
Neuropolis
(B) Namakaca (C) Street Dance (D) Z’Africa Brasil (E) Breakdance Forró (F) Ossário (G) Projeto JAMAC (H) Monumentos Mínimos |
( )São representantes brasileiros conhecidos internacionalmente: Pelezinho e Muxibinha;
( )Orquestra dos Músicos das Ruas de São Paulo criado por Livio Tragtenberg, que mistura diferentes culturas;
( ) movimento expressado por diferentes manifestações artíticas
de música, dança, Poesia e pintura;
( ) projeto artistico realizado pela comunidade do Jardim Angela.
( ) obra feita de gelo que durou cerca de 25 minutos.
( ) criado por César
“Cara de pau”, “Montanha” Carvalho e Cafi Otta, representa um grupo de circo
de rua;
( ) grupo formado
por músicos da periferia de São Paulo que se apresentam em estúdios e palco
inclusive na Europa.
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Intervenção Cênica: Obra: Revolução Genômica Artistas: BETINELLI, Auber, XAVIER, Luciana, e FAJNGOLD, Laura. Espaço: Pavilhão Armando de Arruda Pereira, Pq do Ibirapuera Cidade: São Paulo Ano: 2008 Tema: As imagens revelam a intervenção cênica num laboratório da exposição, onde acontece uma extração de DNA de morango para o público visitante e um amplo salão, localizado nos bastidores da exposição.
Intervenção Cênica: Obra: Mar de Gente Artista: BERTAZZO, Ivaldo Ano: 2007 Tema: O espetáculo, tem como processo de criação a dança folclórica do Leste Europeu, a desconstrução de vários elementos das danças indiana e africana e tradições da Romênia e Hungria. O tema do espetáculo é a globalização e propõe uma reflexão a respeito da superpopulação mundial e de suas trocas culturais. Ancorado em textos escritos, coreografia e numa dramaticidade inspirada nos movimentos polca e folclóricas. A mistura de culturas inspirou também o figurino e o cenário de Fabio Namatame. O palco quase vazio, a escadaria ao centro ressalta o trabalho dos bailarinos que preenchem os espaços criando povoados e rodas de danças referenciando os países.
Intervenções Visuais: Escultura Obra: The Depression Bread Line Artista: SEGAL, George Espaço: Menorial Francklin Delano Roosevelt Cidade: Washigton Ano: 1991 Tema: A obra é uma reflexão sobre a condição humana. Cinco figuras masculinas formam fila e retratam o período da Grande Depressão americana, um difícil período econômico. Segal criou primeiramente uma escultura em gesso, madeira, metal e pintura de acrílico, que serviu de molde para a fundição em bronze. As figuras expressivas ocupam um espaço cotidiano, convidando a”reolhar” a vida humana.
Instalação Obra; Cânone Artista: MAREPE Local: Pavilhão da Bienal, Pq do Ibirapuera Evento: 27.ª Bienal Internacional de São Paulo. Cidade: São Paulo Ano: 2006 Tema: Guarda-chuvas masculinos pretos e sóbrios criam intrincadas relações entre materialidade e forma-conteúdo, convidando-nos a múltiplas leituras, sensações e pensamentos.
Paisagismo Obra: Jardim de Burle Marx Autor: Roberto Burle Marx Espaço: Pq Burle Marx Cidade: São Paulo Ano: 2008 Tema: Jardim composto de diversos tipos de rochas e plantas compondo uma ideia.
DIVIDA A FOLHA EM 8 PARTES
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ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM CASA
Série: 1.ºS ANOS A, B, C, D e E.
Professor: LIDIA
Conteúdo: Inferir, com base em
imagens, processos de intervenção em arte.
Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em
artes visuais, dança, música e teatro.
Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria.
Distinguir espaço cênico e não convencional
Habilidades: Visualidade da
forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação.
O corpo como suporte físico na dança.
Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais.
Orientações gerais
A devolutiva deverá ser
feita via e-mail, conforme orientação do professor.
Copiar no caderno, ou
imprimir e colar no caderno, na sequência, tirar foto e enviar o arquivo no
e-mail (PELO COMPUTADOR OU CELULAR)
Todos os documentos
fotografados, deverão ter assinatura e data do responsável
Deverá ter nome, numero
e turma para identificação em todas as folhas
A comunicação com o
professor deverá ser feita no horário de aula da turma:
Ensino fundamental: das
07h às 14h – Ensino médio: das 14h30 às 21h30
Desde já agradecemos a
compreensão
ATIVIDADE 1 –
FORMAS DE REGISTROS
Em qualquer
dos modos de registros visual, o cuidado com a qualidade documental é
fundamental. Não basta juntar fotografias, vídeos ou desenho e anotações, mas
sim registrar conforme critérios de organização. Acontecimentos, vivências,
ideias, registros, fotos, registros sonoros, são formas que relacionam o
projeto e a performance (instalação ou intervenção), documentando, catalogando,
preservando e expondo obras de Arte. A obra toma a forma de registros,
documentos, livros, vídeos, discos mapas, diagramas, projetos cartas e cartões
postais. A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o
sistema da arte, como a questão da aquisição da obra. No passado, seria
impensável comprar um a performance. Hoje, a questão começa a ficar diferentes.
Se compra o seu registro, seu roteiro e a possibilidade de vê-la novamente.
Quando um museu adquire os direitos de uma performance, pode utilizá-la várias
vezes.
Carmela Gross e a obra Luzes Praças e Pontes- Carmela Gross (São Paulo, 1946) atua como artista plástica desde a década
de 1960. Sua arte envolve questões conceituais, aberta às possibilidades da
nova mídia. A obra de Carmela, “Luzes, Praças e Pontes”, pode ser considerada
um site specific, isto é, uma obra feita para um determinado local. Pela legenda,
é possível verificar que, antes de fazer parte da exposição do SESC/Pinheiros,
em 2008, a obra já havia sido realidade em 1989.
Michel
Groisman – Transparências-Michel Groisman (Rio de Janeiro RJ 1972). Performer. Gradua-se em educação artística, com habilitação em música, pela
Universidade do Rio de Janeiro. Fez cursos de arte com o pintor, desenhista e
gravador e com o pintor. Em Transparência, o artista Michel adapta velas às
diversas partes do seu corpo. Realizando um movimento contínuo, o performer
passa o fogo de uma vela para a outra, produzindo uma metáfora plástica da
circulação das energias internas do corpo. Então, utilizando um sistema de
tubos anexado ao seu corpo, Michel vai apagando as velas sucessivamente a
medida que acende outras.
Otavio
Donasci - Plasmacriatura - Graduado em artes plásticas,
mestrado em artes plásticas, atua como diretor de criação e de espetáculos
multimídia. Também faz performances multimídia. profissionalmente cenógrafo de
teatro e produtor de eventos especiais, torna-se conhecido no terreno da
arte/tecnologia pelo seu projeto do videoteatro, primeiramente por meio de suas
videocriaturas e posteriormente com suas performances multimídia. Em
Plasmacriatura , a Videocriatura com rosto e parte do corpo de monitor plasma
de 42 polegadas. Num estúdio ligado à criatura por um cabo, um ator ao vivo
interpreta o pedaço do corpo que aparece no plasma e tudo é laboratorizado por
um programa de edição num computador. Microcamera e monitores internos na
videocriatura permitem a visualização do público pelo performer.
REVISÃO – Vimos nesse bimestre, obras que são Artes Públicas, ou Intervenções Urbanas como: Projeto JAMAC, Monumentos Mínimos, Dança coral, Intervenção cênica, Revolução Genômica, Mar de Gente. The Depression Bread Line, Canone, Jardim de Burle Marx, Azulejões, Videocriaturas, Performance, Luzes e praças.
Das obras estudadas quais são, algumas podem estar inseridas em mais de um item:
1) Pinturas:
2) Esculturas:
3) Dança:
4) Teatro:
5) Performance:
6) Intervenção Urbana- se apresenta em espaço público:
7) Se apresenta em espaço convencional:
8) Usa-se o corpo:
9) Usa-se multimidias:
Responda as questões:
10) O que significa site specific?
11) Como pode ser documentado as obras de Arte?
Lembrando que toda atividade de Arte se encontra no blog: lidialindislay2.blogspot.com
43.º BIMESTRE – 03/11
a 04/12BLOCO 3 – 22/09 A 09/10 – COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
NOME:
___________________________________________________N.º _____ SÉRIE/ANO:_____
(coloque nome em todas as folhas)
ATIVIDADES PARA
DESENVOLVER EM CASA
Série: 1.
ANO A, B, C, D e E
Professor: LÍDIA
- E mail : l.ortunho@hotmail.com
AARTES VISUAIS -
conteúdo - A performance contemporânea brasileira e o trabalho de
Hélio Oiticica.
Habilidade: - Identificar, com base em registros escritos
ou imagens, os processos já realizados para dar continuidade aos projetos
individuais ou colaborativos.
DANÇA
– conteúdo - Batalhas na dança, Breakdance e Hip Hop dance
Habilidade
- Compreender relação entre o projeto e a realização artística e entre a obra e
seu registro.
MÚSICA
– conteúdo - Sonoplastia corporal, registro sonoro e o Tropicalismo.
Habilidade:
Elaborar, realizar e documentar intervenções na escola.
TEATRO
– conteúdo - Material dramatúrgico:
diálogos roteirizados, leitura dramática e o Teatro do Absurdo.
Reconhecer
o desenvolvimento das poéticas pessoais em intervenções cênicas, coreográficas,
sonoras e visuais.
Orientações gerais
A devolutiva deverá ser feita via e-mail ou
outro meio que tiver acesso, conforme orientação do professor.
Existem essas possibilidades:
Copiar
no caderno, ou IMPRIMIR E COLAR, LER, tirar
foto e enviar o arquivo no e-mail (PELO COMPUTADOR OU
CELULAR)
Todos os documentos fotografados, deverão ter
assinatura e data do responsável
Deverá ter nome e turma para identificação
Desde já agradecemos a compreensão
ATIVIDADE 1- COPIEM NO CADERNO, NA SEQUÊNCIA O TEXTO
ABAIXO. ENVIEM A FOTO DESSA ATIVIDADE PARA O MEU E MAIL.
ARTES VISUAIS -
HÉLIO OITICICA: OBRAS PARA COMPREENDER SUA TRAJETÓRIA: obras para compreender sua trajetória – ARTE CONTEMPORANEA
Hélio Oiticica (1937-1980) é
um dos
artistas
contemporâneo
Brasileiro, que compreendeucontemporâneos
brasileiros de maior destaque no país. seu trabalho é possível compreender a evolução dasde suas
ideias, e
que ao longo do tempo foram objetivando cada
vez mais a inclusão
do público, em
uma união entre a arte e a vida, passou pela pinturareafirmando
a identidade brasileira em sua trajetória artística, tornando-se referência para diversos
artistas.
Na década de 50, Hélio Oiticica iniciou sua carreira artística
ainda jovem, aos 18 anos com uma série de composições em que o artista cria
formas geométricas com guache,
a elementos em papel cartão, inspirado em artistas
modernos, como o Wassily Kandinsky (1866-1944). O projeto foi intitulado
posteriormente - na década de 70 - de Metaesquemas. Começando com
formas bidimensionais e passando posteriormente as tridimensionais.
Partindo de suas instalações
com, Oiticica passa a produzir uma série
de trabalhos em que constrói caixas contendo materiais diversos. criando obrasuma obra
que aguça os
cincodiversos sentidos, aos conhecidos parangoles,
roupagem usadas em escola de samba carioca, até chegarcomo tato, visão e olfato. Bólide Vidro 5 "Homenagem à Mondrian" (1965),
Hélio cria uma estrutura feita de vidro, água colorida e tecidos. Usando as
cores primárias (amarelo, vermelho e azul), Hélio presta uma homenagem à
Mondrian, um artista moderno que trabalhou intensamente essas cores e foi uma
referência para Oiticica.
Ainda
em 60, cria as performancessuas
obras que ficaram mais conhecidas, são os Parangolés, fruto de seu
envolvimento com a dança e a música, onde o artista passou a frequentar e
colaborar com a Escola de Samba Estação Primeira de
Mangueira, no Rio de Janeiro, em 1964, um
trabalho investigativo em torno de como as cores se relacionam com o espaço,
incluindo o cor.
A obra de
performance, Tropicália, tornou-se uma importante criação
desuporte, com o intuito de "desintelectualizar" sua
arte.
No final, da decada de 60, leva sua
bagagem de conceito brasileidade a obra tropicalia, onde re cria um ambiente em que vários elementos sensoriais e
conceituais sobre sua ideia de Brasil se mesclam, criando um espaço
interligado. Nele, as diversas cabines feitas de madeira se conectam, como é próprio nas favelas e vielas. Nessa obra, há uma experiência
labiríntica tendo contato com elementos naturais, como pedras, água,
plantas tropicais, textos e músicas. Ao final do trajeto há uma televisão
ligada, que sugere a união entre a tecnologia e a simplicidade.
DANÇA -
BATALHAS NA DANÇA, BREAKDANCE E HIP HOP DANCE
No início
do semestre conhecemos como arte hibrida, o breakdance, modalidade que evoluiu
muito em nível de competição no mundo todo.
Agora, vamos entender como se faz as batalhas de dança dessa modalidade.
Existem regras no esquema mata-mata, com dois
dançarinos competindo entre si em cada batalha e competições entre equipes.
Sobre as regras, não há nada específico sobre movimentos
que podem ser apresentados durante os duelos e a escolha dos passos (e o número
de membros da crew que vão se
apresentar a cada rodada), que fica a critérios dos próprios B-Boys e B-Girls.
São
geralmente 16 dançarinos individuais ou de duplas de oito a 16 crews,
competindo em um estilo específico ou em uma batalha de estilos mistos. Mas,
pode haver de quatro a 32 dançarinos, ou equipes, competindo na batalha
principal.
Para competir na batalha principal, os dançarinos
devem primeiro ser escolhidos a partir de uma qualificação, na qual ganham o
direito de competir no evento principal se forem escolhidos pelos juízes. Pode
haver de 30 a 500 dançarinos em uma qualificação, que geralmente é feita de
cinco maneiras diferentes:
1)
Rodada
de Apresentação: Os dançarinos são chamados para se apresentar, um
por um, na frente dos juízes. Os B-Boys e B-Girls têm seus desempenhos
pontuados e os melhores classificados vão para a competição principal.
2)
Batalhas de Apresentação:
Os dançarinos ou crews competem entre si em batalhas de exibição. Nenhum
vencedor é escolhido na batalha, os dançarinos são simplesmente pontuados pelos
juízes por seu desempenho na batalha e os juízes escolhem os dançarinos ou
equipes, para entrar na competição principal.
3)
Cypher
de Qualificação: Cypher é o termo usado para quando os dançarinos
se reúnem em um círculo e, um por um, dançam dentro desse círculo. Algumas
competições usam isso para determinar quem será escolhido para a competição
principal.
4)
Vencedores
de classificatórias anteriores: É quando os
dançarinos que vão competir na competição principal são vencedores de outra
competição, e por ela conquistaram o direito de competir nesse campeonato.
5)
Convite:
Quando um B-Boy ou B-Girl já construiu uma boa reputação na cena breaking e venceu
várias competições, é comum que ele ou ela receba um convite de um promotor de
eventos para participar de uma competição.
Julgamento-
Os juízes são
dançarinos conhecidos e respeitados que conquistaram seu lugar no painel após
anos de competições e vitórias, ou por serem conhecidos por sua contribuição
histórica para a cena da dança. As competições sempre têm um número ímpar de
juízes, geralmente três ou cinco, para evitar empates. Cada juiz tem apenas um
voto em cada batalha e o vencedor de uma batalha é o dançarino que obtém mais
votos. Mesmo com número ímpar de juízes, às vezes acaba havendo uma decisão
empatada, porque é possível (embora raro) que o juiz dê a batalha como empatada
caso entenda que não foi possível escolher o melhor. Se isso acontecer, os
dançarinos ou crews concorrentes terão que batalhar novamente para que os
juízes votem novamente. Se houver outro empate, os breakers farão outra rodada,
até que não haja mais empate.
MÚSICA -
SONOPLASTIA CORPORAL, REGISTRO SONORO E O TROPICALISMO
Registros
Sonoros e a sonoplastia
corporal no mundo da Arte
Levando em conta, que podemos fazer registros de
sons, como já vimos também esse ano, vamos pensar que há formas diferentes de
realizar o registro sono, seja ele informal, formal ou artístico. “Registro
sonoro é toda forma de armazenar informações que faça uso de recursos musicais,
o que inclui desde a poesia épica (como a Ilíada e a Odisseia) até os
registros, gravados em fitas, CDs e arquivos digitais, de pronunciamentos
políticos.”
Além
desses sons, vimos quando estudamos a paisagem sonora na versão de Murray, os
sons do cotidiano, e agora, vamos pensar nos repertórios de sons corporais.
“Repertório de sons corporais: tipos de palmas (grave, estrela, estalada,
flecha etc.), estalos de dedo, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua,
batidas no peito e bochecha, percussão vocal, assobios, sopros, línguas
fictícias, sonoplastia corporal.” Esses sons também fazem parte de
dramatizações, espetáculos teatrais, cênicos, cinematográficos conhecidos.
O
tropicalismo musical
Movimento cultural
brasileiro, concentrado entre os anos de 1968 e 1969, que marcou profundamente
diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a
poesia e as artes plásticas.
Originário num momento
de críticas políticas no país, após o golpe militar, a introdução dos
televisores domésticos e do rádio, artistas driblavam a censura, trazendo novas
discussões políticas e estéticas.
Um dos eventos mais marcantes para o Tropicalismo foi o III Festival de
Música Popular da TV Record de 1967, no qual foram apresentadas “Alegria,
Alegria”, de Caetano Veloso, “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil, e “Roda
Viva”, de Chico Buarque, canções de grande importância para o movimento.
Havia
uma ideia de atualização, de incorporar elementos que vinham de fora,
relacionando ao desenvolver uma versão “genuinamente brasileira”. O nome do
movimento surgiu de uma obra ambiência de Hélio Oiticica que
recebeu o título de Tropicália, montada em 1967 em uma exposição no
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Apesar dos recursos
alegóricos do impacto da tropicália na música brasileira, após a repressão
militar e a
Promulgação do Ato Institucional nº 5 ainda em 1968, as
perseguições políticas acentuaram-se no país e o clima de tensão aumentou. Em
22 de dezembro de 1969, Gilberto Gil e Caetano Veloso são
presos e, posteriormente, exilados, marcando o fim de um momento da
música brasileira e, consequentemente, da efervescência cultural da
Tropicália.
TEATRO - MATERIAL DRAMATÚRGICO: DIÁLOGOS
ROTEIRIZADOS, LEITURA DRAMÁTICA E O TEATRO DO ABSURDO
Teatro
do Absurdo
O Teatro do Absurdo
nasceu do Surrealismo, sob forte influência do drama existencial. O
Surrealismo, que explora os sentimentos
humanos, tecendo críticas à sociedade e difundindo uma ideia subjetiva a
respeito do obscuro e daquilo que não se vê e não se sente, foi fundamental
para o nascimento desse gênero que buscava, na segunda metade do século XX,
representar no palco a crise social que a humanidade vivia, apontando os
paradigmas e os valores morais da sociedade, as mazelas humanas e tudo que é
considerado normal pela sociedade. A principal fonte de inspiração dos dramas
absurdos era a burguesia ocidental, que, segundo os teóricos do Absurdo, se
distanciava cada vez mais do mundo real, por causa de suas fantasias e
ceticismo em relação às consequências desastrosas que causava ao resto da
sociedade. Essa vertente desvela o real como se fosse irreal, com forte ironia,
intensificando bem as neuroses e loucuras de personagens que, genericamente,
divulgam o homem como um psicótico, um sofredor, um ser que chega às últimas
consequências, culminando sempre na revolução, no atrito, na crise e na
desgraça total. Extremamente existencialista, o Absurdo critica a falta de
criatividade do homem, que condiciona toda a sua vida àquilo que julga ser o
mais fácil e menos perigoso, se negando a ousar, utilizando-se de desculpas
para justificar uma vida medíocre.
ATIVIDADE 2 – VAMOS RESPONDER AS QUESTOES DOS TEXTOS, LEVANDO EM CONTA AS
HABILIDADES SUGERIDAS.
1.
Coloque (V) para verdadeiro ou (F)
para falso
a . ( ) A obra Tropicália, de Hélio Oiticica, fala
das favelas e vielas, o movimento Tropicalismo no Brasil, traz novas discussões
políticas. Podemos dizer que, ambos traz posturas críticas dos artistas quanto
ao modo de vida social de nosso país.
b . ( ) Hélio Oiticica tinha uma preocupação com a
relação arte e vida, podemos ver na sua obra parangole, roupa usada para
desfile da escola de samba.
c. ( ) Em Tropicalia,
a obra é uma obra apenas para se assistir, não há inclusão do público.
d. ( ) A Tropicália,
o Tropicalismo e o Breakdance são
movimentos genuinamente brasileiros.
e. ( ) São repertórios
de sons corporais: tipos de palmas (grave, estrela, estalada, flecha etc.),
estalos de dedo, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua, batidas no
peito e bochecha, percussão vocal, assobios, sopros, línguas fictícias,
sonoplastia corporal
2.
Responda as questões:
a.
Tropicalia nessa obra quais elementos formam
essa performance? Há uso de multimídia?
b.
Quais as etapas da qualificação para
se participar de uma competição de breakdance?
c.
Como podemos fazer registros
sonoros?
d.
Qual foi o final do Tropicalismo
brasileiro? Por que houve a perseguição? O que é exílio?
e.
Qual movimento artístico influenciou
o teatro do Absurdo?
3.
Sobre o Teatro do Absurdo:
I – foi um movimento artístico de
cunho político, onde gerou crises nacionais.
II- foi um movimento de cunho
psicológico, que explorou os sentimentos humanos.
III- foi um movimento de cunho social, já que
representava a crise social da humanidade centrada nas fantasias, neuroses e
loucuras existenciais da burguesia.
Assinale a alternativa correta:
a.
I e II são verdadeiras.
b.
I e III são verdadeiras.
c.
II e III são verdadeiras.
d.
I, II e III são verdadeiras.
e.
Todas são falsas.
4.
Revisão Assinale com PC (Patrimônio Cultural) e AP (Arte Pública).
a.
b. c. d.
_____ _____ _____ ______
Referências
bibliográficas do bimestre
https://www.passeiweb.com/sem-categoria/absurdo/
https://www.culturagenial.com/helio-oiticica-obras-compreender-trajetoria/
https://www.redbull.com/br-pt/danca-como-funciona-uma-batalha
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/tropicalismo.htm
https://www.linguee.com.br/portugues-ingles/traducao/sonoplastia.html
https://www.passeiweb.com/sem-categoria/absurdoculturagenial.com/helio-oiticica-obras-compreender-trajetoria/
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