5/06/2020

7.º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PMSP - 2020 - QUARENTENA


Ativ  27 a 30.04 7.º ano

LIDIA LINDISLAY ORTUNHO MOREIRA DE BARROS
Criado em: 13:3513:35

Olá , espero que todos estejam bem. Estou com saudade.

Aqui será nosso canal para fazer nossas tarefas.
Vamos tentar ver alguns pontos positivos de tudo isso. Estamos, juntos, aprendendo tecnologia, certo? E esses fatos que estamos vivendo é algo raro, mas estaremos juntos passando por isso.

Vamos lá,

As apostilas da prefeitura “Trilha de Aprendizagem” que receberão em casa, não possui Arte, porém a instrução é que acompanhe as demais disciplinas. Nesse sentido, nossas tarefas serão temas que constam em Língua Portuguesa, História , ou outra disciplina.   Essa primeira está articulada com Língua Portuguesa.
O tema de nossa atividade é Notícias, e como vamos ter outras formas de acesso, teremos 2 maneiras para concluir o trabalho. ESCOLHA APENAS UMA, OK?





Olá , espero que todos estejam bem. Estou com saudade.

Aqui será nosso canal para fazer nossas tarefas.
Vamos tentar ver alguns pontos positivos de tudo isso. Estamos, juntos, aprendendo tecnologia, certo? E esses fatos que estamos vivendo é algo raro, mas estaremos juntos passando por isso.

Vamos lá,

As apostilas da prefeitura “Trilha de Aprendizagem” que receberão em casa, não possui Arte, porém a instrução é que acompanhe as demais disciplinas. Nesse sentido, nossas tarefas serão temas que constam em Língua Portuguesa, História , ou outra disciplina.  
COPIEM A PARTIR DESSE TRECHO

NOTÍCIAS FALADAS – O RÁDIO – O LOCUTOR

Saber se comunicar é uma arte, é um aprendizado a ser aperfeiçoado sempre.
Fazer locução também é um autoconhecimento maior do que se imagina, além de descobrir aptidões específicas e deficiências de linguagem, você descobre muito sobre sua personalidade, sobre como seu jeito de ser influencia na comunicação, e como o autoconhecimento se faz necessário pra definir quem você é e seu diferencial entre tantas vozes no mundo da locução.

Ser locutor é ter um controle emocional acima da média, é entreter com profissionalismo e passar alegria, envolver o ouvinte naquela atmosfera de empolgação, romance ou simplesmente paz, quando muitas vezes tudo que você queria era ficar quieto e triste no seu canto.

Ao se comunicar por voz, profissionalmente, usa-se a entonação, algo também muito usado pelo artista de teatro. A novela, por exemplo, começou por rádio, apenas com entonação os artistas representavam ações e atraiam ouvintes diariamente para seguir a sequência da história, antes de existir a TV.

(https://www.omegasistemas.com.br/Noticia?id=93&item=Locucao-e-muito-mais-do-que-simplesmente-falar)

ATIVIDADE, LEMBRE FAÇA APENAS UMA

1. Agora que você sabe um pouco do tema, o desafio é criar ou copiar um texto (na folha 22) que pode ser uma notícia, uma simples trecho de um livro, mas que PRECISE EXPRESSAR SENTIMENTOS, como alegria, tristeza, surpresa, frustrações, orgulhos, empenho, amor, etc, e com o uso do celular, grave com sua voz essa leitura e postem para eu ouvir.

ENTÃO POSTEM PARA MIM AS FOTOS DA FOLHA 21 DO TEXTO A CIMA, 22 TEXTO CRIADO POR VOCÊS E O ÁUDIO DA LEITURA.


OU , SE NÃO SE SENTIR A VONTADE PARA ISSO,PODE FAZER ESSE AQUI, LEMBRANDO, COPIE O TEXTO A CIMA NA FOLHA 21, E A ATIVIDADE PRÁTICA NA FOLHA 22.

2. Na folha 22, desenhe OU recorte e cole, 5 tipos de profissionais que usam a voz para trabalhar. Se escolher essa atividade,

ENVIE AS FOTOS DO TEXTO A CIMA, DA FOLHA 21 E DA ATIVIDADE DE DESENHO, DA FOLHA 22

Caprichem!














Atividade  semana de 04 a 8.05 7.o ano
MURAL
Ola, como vocês estão?
Nossos vamos nos comunicar toda terça feiras.
Arte estará muitas vezes alinhada com outras disciplinas.
LEIAM COM ATENÇÃO:
Hoje perceberão que estaremos trabalhando com História e Língua Portuguesa.
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TEM CADERNO SEPARE UMA PARTE DO CADERNO UNIVERSITÁRIO PARA FAZER ESSAS ATIVIDADES. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE FOLHA SEM PAUTA (FOLHA SEM LINHAS) PARA OS DESENHOS. SENÃO TIVER, SEM PROBLEMA, FAÇAM NA SEQUÊNCIA NO CADERNO COMUM.
CADERNO COMUM COMECEM A NUMERAR PELO NUMERO 21.
ATIVIDADE DA SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL, foram usadas as folhas 21 e 22. Agora na sequencia 23 e 24, ok?

Vamos lá?
Essa atividade está sendo complemento a apostila de Língua Portuguesa.
Copie esse texto na folha 23
POP ART
O termo Pop Art (abreviação das palavras em inglês Popular Art) foi utilizado pela primeira vez em 1954, para denominar a arte popular que estava sendo com o objetivo dar CRÍTICA IRÔNICA ao consumo, e, ao mesmo tempo se apoiava e se inspirava e muitas vezes nesse próprio aumento do consumo.
De poderosa influência na vida cotidiana das pessoas, se tratava de imagens de temas extraídas do meio ambiente urbano das grandes cidades, de seus aspectos sociais e culturais, e se apresentava nos meios de comunicação de massas, utilizando de objetos próprios e populares.
Os temas abrangiam desde história em quadrinhos, revistas, jornais sensacionalistas, fotografias, anúncios publicitários, cinema, rádio, televisão, música, espetáculos populares, elementos da sociedade de consumo e de conveniências (alimentos enlatados, geladeiras, carros, estradas, postos de gasolina, etc.).
Resumo do texto retirado (https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/pop-art/) aproveite e veja nesse site as imagens e artistas do período.
HABILIDADES: Conhecer diferentes ocupações profissionais e outras formas
de atuação no mundo da arte.e, Criar a partir de conceitos percebendo a relação
forma-conteúdo no fazer artístico, com suas poéticas e materialidades.

FOLHA 24 ATIVIDADE
Levando em conta que o POP ART trabalha com publicidade e elementos de consumo, vamos criar nessa folha um desenho onde irá colar um desenho de um produto de consumo, pode ser qualquer um e após a colagem vão desenhar e pintar um cenário completando o espaço e dando sentido.
Jogue no Google imagens de pop art e consumismo  e vejam uma variedade de exemplos.Observe também que as cores são bem vivas e forte. Agora crie a sua folha 24.
Mãos á obra!

ENTREGA DA ATIVIDADE ATÉ DIA 15.05


















ATIVIDADE DE 11 A 15.05
LEIA:
Olá, alguns alunos já devem ter recebido o “Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão ver que mostra alguns lugares do centro de nossa cidade.
Por isso, estudamos algo sobre o Vale do Anhangabaú e agora veremos algo sobre o Bairro da Liberdade. Aqui, Arte estará trabalhando com Ciências Humanas e na hora da criação, usaremos algo aprendido em Língua Portuguesa.
Com essa lição, vocês estarão aprendendo a Investigar as relações entre arte e sociedade, a atuação dos artistas. E, ainda, criar a partir de conceitos percebendo a relação forma-conteúdo no fazer artístico, com suas poéticas e materialidades.
Assista o vídeo, para complementar a explicação de quem é Portinari.


No link abaixo, há várias ilustrações do artista que tratam do tema de questões sociais de nosso pais.

AGORA COPIE NO CADERNO NA FOLHA 25
CANDIDO PORTINARI
Cândido Portinari é um dos artistas nacionais com maior reconhecimento mundialmente.
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX.
Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.
Seu estilo de pintura singular e inconfundível teve demasiada inspiração das vanguardas artísticas que despontaram na Europa na transição do século XIX para o século XX. Entretanto, o pintor conseguiu absorver essa influência e transformá-la em uma arte genuinamente brasileira.

NA FOLHA 26, CRIE uma obra sobre as questões sociais de nosso momento atual.

Tire foto das folhas 25 e 26, e envie por aqui.

Entrega até 22.05





ATIVIDADE DE 18 A 22.05

LEIA:
Olá, alguns alunos já devem ter recebido o “Trilhas de Aprendizagens”, então, poderão observar em Ciências Humanas, o tema mulheres negras.

Por isso, estudaremos a vida de Ruth de Sousa.
Escolhi essa atriz porque é uma pioneira em vários setores do cinema e da TV  brasileira.
Perdemos a atriz no ano passado. Portanto, provavelmente, muitos de vocês devem ter visto a participação dela na Globo e não sabe a importância dessa celebridade na História de nossa Arte.

Com essa lição, vocês estarão aprendendo a  conhecer a arte engajada, expressão de grupos e minorias. E, a investigar as relações entre arte e sociedade, a atuação dos artistas na sociedade e no mercado de trabalho. Focando a Mulher Negra.

ASSISTA:
Acredito que será um bom vídeo para ser visto em família, trará lembrança dos adultos que convivem contigo.

https://www.youtube.com/watch?v=02O70qbYiOo



AGORA COPIE NO CADERNO NA FOLHA 27

 

RUTH DE SOUZA - A MULHER NEGRA - PIONEIRA NO CINEMA E TV


Ruth Pinto de Souza nasce no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921. Até os 9 anos viveU com a família em uma fazenda em Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltam a morar no Rio de Janeiro, em uma vila de lavadeiras e jardineiras, no bairro de Copacabana.
 Interessou-se por teatro ainda menina, ao assistir a récitas no Municipal. Pela Revista Rio, toma conhecimento do grupo de atores liderados por Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro. Une-se ao grupo e faz sua estreia em O imperador Jones, 1945, no palco do Municipal.
Posteriormente, recebe bolsa de estudo e passa um ano nos Estados Unidos.
Em 1948, indicada pelo autor Jorge Amado, estreia no cinema em Terra violenta, adaptação do seu romance Terras do sem fim. A partir daí, sua carreira de atriz prossegue focada no cinema.
Por seu desempenho em Sinhá Moça, torna-se a primeira atriz brasileira indicada para prêmio internacional: o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954, um marco na cinematografia brasileira.
Atuou em radionovelas, teleteatros, da Tupi e da Record, e, em 1969, passa a trabalhar na  TV Globo e se torna a primeira atriz negra a protagonizar uma novela: A Cabana do Pai Tomás.
Faleceu em 28 de julho de 2019.

KHOURY, Simon. Bastidores. Rio de Janeiro: Letras e Expressões, Montenegro & Raman, 2001 (Entrevista Ruth de Souza – Série Teatro Brasileiro, 6).

JESUS, Maria Angela de. Ruth de Souza: A Estrela Negra. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004 (Coleção Aplauso).


ENVIE A FOTO DO TEXTO ATÉ DIA 29.05




ALTO RELEVO
Seguindo o conteúdo do Trilhas de Aprendizagem, vamos conhecer a Arte Pré Columbiana?
Vejam o vídeo abaixo:
Perceberam o quanto que tem de relevo nessa Arte? Que tal fazer um trabalho com usando o alto relevo?
Vamos agora assistir esse vídeo abaixo do ARt Attack? Ele desenha um rosto asteca, é algo legal também para tentar fazer
Agora q                eu já viu, faça um desenho grande que ocupe toda uma folha, esse rosto é algo legal para se tentar fazer, ok? E contorne-o com cola ou barbante, como foi feito no vídeo, e, deixe secar bem .
Seja criativo para colorir, NÃO PRECISA USAR TINTA, DÁ PARA TENTAR FAZER SUA TINTA OK?

ALGUMAS DICAS PARA COLORIR
 use café - Sabe aquele pó de café que fica no coador? Coloque pouca água e coe com um paninho, retirando  o excesso de pó e pinte usando o dedo ou pincel. Ficará mesmo com uma cor só.
Chá mate ou preto - também dá um efeito legal
Terra - molhe tire o excesso e deixe secar.
Mãos a obra

Professora Lidia





RENASCIMENTO
Vamos continuar fazendo Arte com outras disciplinas?
Vocês estão aprendendo motivos rítmicos que estão na Trilha de Aprendizagem com a disciplina de Ciências Humanas, ok?
|Uma das épocas mais ricas da História da Arte: o Renascimento.


Vejam o vídeo abaixo
É apaixonante e mágico:


Agora copie na folha 28 o texto abaixo:

A PINTURA RENASCENTISTA
 Os pintores passam a aumentar o realismo de seus trabalhos usando as novas técnicas:
 • Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
• Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
• Realismo: o artistas, do Renascimento, não veem mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
• Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.
 • Os três mais influentes artistas renascentistas são Leonardo da Vinci, Michelangelo e Botticelli.

tire foto e envie até dia 12/06.
Professora Lidia

                 
UM OUTRO OLHAR PARA O QUADRO DA MONALISA

Na aula passada estudamos as características da pintura renascentista ok?

Agora, vamos ver uma análise em uma das pinturas mais conhecidas do mundo.

Mas, lembrando que no texto anterior vimos alguns aspectos da pintura como claro escuro, perspectiva, quero que percebam os detalhes menos percebidos no quadro que é a paisagem.

Vejam  esse vídeo que é feito a análise por uma professora de arte, Zilpa Magalhães.

Somente, prestem atenção, nos detalhes de fundo, a paisagem. O desenho apresenta volume e luminosidade, perspectiva nas cores claro e escuro  que dá sensação do que está perto e longe. No distanciamento, cores quente dá a sensação que aproxima do observador e em cima cores frias,  ficam mais distantes, e há uma assimetria na paisagem.

LEONARDO ERA FASCINADO POR DESENHAR PAISAGENS!

Entenderam o que é para perceber no quadro.  Por isso, uma visão diferente da Monalisa.

Vamos lá, atentos


Agora pensando na atividade, vamos rever nossa numeração das folhas:
Folha 27 - texto da Ruth Rocha
Folha 28 - desenho em alto relevo da arte ciolumbiana
Folha 29 - Texto sobre as características da Pintura Renascentista
ATIVIDADE  NA FOLHA 30 - DESENHAR A PAISAGEM DE FUNDO DA MONALISA, CRIEM O QUE PODE HAVER POR DETRAS DA MONALISA, PENSANDO NO QUE ESTÁ MAIS PERTO E NO QUE ESTÁ MAIS LONGE.

Aqui alguns sites que podem ajudar




FEITO NA FOLHA 29, TIRE FOTO E ENVIE A FOTO PARA AVALIAÇÃO ATÉ 19.06.


Lembrando que nossos trabalhos, nesse semestre, estão sendo pautados num momento histórico que estamos passando, a pandemia da covid - 19, e que outros momentos em regiões do mundo também passaram por processos como esses.

 Façam a leitura do texto do site abaixo com atenção.

https://www.hypeness.com.br/2016/06/artista-pinta-mural-dentro-da-usina-de-chernobyl-no-aniversario-de-30-anos-do-maior-acidente-nuclear-da-historia/

Chernobyl virou um lugar desabitável para qualquer tipo de ser vivo. Imaginem era um lugar onde se tinham muitas pessoas trabalhando e de, repente, muitas vidas se foram, e todos tiveram que deixar o lugar.  
No TrilhaS, vocês viram a importância da mata atlântica, da biodiversidade. Graças a Deus, o fenômeno covid-19 não atinge a natureza. Mas, veja como um ser que só é visto por microscópio pode causar tanto alarde e crueldade as pessoas. 

Sua origem ainda é desconhecida, mas há quem diga que Foi criado em laboratório, como na reportagem da Isto é :  

https://istoe.com.br/Novo-coronavIrus-foi-fabricado-em-laboratorio-chines-diz-descobridor-do-HIV


Após ler essa reportagem, imaginem que homens podem usar a ciência para a destruição de vidas,  assim como destruíram Chernobyl com  o acidente nuclear, o corona vírus pode ser um acidente de algum cientista que o produziu em laboratório. Muito triste saber disso, né?

Enquanto alguns cientistas criam processos para cuidar da vida, outros para destruir.

Agora, unindo essas situações tristes que aconteceram no nosso planeta, vamos pensar na louvável atitude do artista australiano Guido Van Helten que decidiu homenagear um dos vários heróis, muitos desconhecidos, que sacrificaram a própria vida para registrar, denunciar ou apaziguar o desastre: Guido criou um mural em grafite dentro de um dos reatores, hoje abandonados, em homenagem a Igor Kostin, um dos único cinco fotógrafos autorizados a registrar o desastre no dia em que aconteceu.

Assim, nossa atividade será pensadas em heróis. 

O fotografo que denunciou foi reconhecido como herói. 
Cada um de nós que vivemos em situações como essas e seguimos as regras, e mantemos nosso compromisso com a sociedade estamos fazendo também um ato de heroísmo, evitando que o vírus se espalhe. Na nossa atual realidade vemos as pessoas se adaptando, se resignificando , mudando a rotina de vida e de trabalho, estamos todos dias nos superando.

Se pensarmos no pessoal que trabalha na área da Saúde, num momento como esse, por exemplo, são heróis por estarem de frente com o perigo e ajudando a salvar vidas, acredito que todos concordam com isso!
Além deles, temos os carteiros, que como as compras on line aumentaram, também estão nas ruas trabalhando para não faltar nada para as pessoas. 

E, temos muitos outros heróis espalhados por aí.

Que tal fazermos igual o artista que desenhou seus heróis de Chernoby?

Vamos na próxima folha, n.o 31, desenhar esses heróis da pandemia da Covid?

Crie a partir desse conceito percebendo uma obra, pode ser desenho, pintura, uma escultura, uma parodia, seja o que for, tem a liberdade de fazer no caderno, ou outro tipo de linguagem artística , uma homenagem a quem você acha que é um herói nessa pandemia, pode ser uma pessoa, ou um grupo de profissionais. Apenas não deixe de colocar algum elementos para que quem veja saiba do que se trata, ou consiga fazer uma relação com o ato de heroísmo.
Se for, no caderno, folha 33. Não esqueçam de seguir a ordem;.


Mãos a obra, tire foto e envie para avaliação. 



  1. A PARTIR DE 22.06.2020, AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS QUINZENALMENTE, PARA TEREM TEMPO DE FAZER TUDO BEM BONITINHO E CAPRICHADO, OK? ESSA SEMANA: LINGUA PORTUGUESA, ARTE, LINGUA INGLESA, HISTORIA E SALA DE LEITURA. TODOS PARA SEREM ENTREGUES ATÉ DIA 03.07. NESSA QUINZENA VAMOS FAZER UMA REVISÃO, OK? DEIXAR NOSSOS CADERNOS EM DIA ANTES DA PANDEMIA NUMERAR CADERNO FOLHA 1 - REGRAS DE ARTE FOLHA 2 - CAPA DESENHO DE ARTE FOLHA 3 -O CARNAVAL O carnaval é uma grande festa popular comemorada em todo Brasil, mas cada região festeja de uma maneira diferente. No Brasil, o Carnaval é comemorado durante os quatro dias que antecedem a quaresma. Ele começa no sábado e termina na terça-feira., pois a quarta-feira de cinzas é, segundo a Igreja Católica, um dia de penitência. Acredita-se que o Carnaval originou-se das antigas festas pagãs que comemoravam o inicio da primavera. No Brasil, o carnaval originou-se do violento entrudo português, festejado aqui desde a época colonial. Os foliões jogavam limões e pó de cal um nos outros. Com o passar do tempo, surgiram os bailes de mascaras tornando mais civilizados, surgiram as marchinhas e carros enfeitados. Atualmente, o carnaval é dominado pelos desfiles de escolas de samba, trios elétricos, marchinhas de rua, mas não perdeu seu encanto. FOLHA 4 - FAZER DESENHO DO CARNAVAL FOLHA 5 - CONCEITO DE ARTE Atualmente, não há um conceito exato do que é Arte. A arte é uma manifestação humana que sempre fez e que faz parte da condição humana, social e da cultura de todos os povos. Antes a arte estava vinculada ao belo e ao estético, hoje nem sempre vemos isso. Vivemos num momento de grandes transformações do planeta, e a Arte tem sofrido, consequentemente, mudanças acompanhando a cultura. Estamos cada dia mais rodeados de Arte. Ela faz parte do que somos individual e coletivamente. FOLHA 6 -ARTE MEMORIA E IDENTIDADE A riqueza e diversidade presente na cultura brasileira, se, destaca entre gravuras, pinturas, fotografias de diferentes períodos, tendências e técnicas. Os tipos humanos, a fauna, a flora, a cultura popular, nossas festas traze um recorte da Arte e do olhar de artistas sobre o Brasil. Di Cavalcanti representou temas populares como o Carnaval, as mulatas, o samba, as favelas, operários, e, cenas sociais e racionalista. FOLHA 7 - REPRODUZIR UM DESENHO DO DI CAVALCANTI OS ALUNOS QUE FIZERAM AS ATIVIDADES E NÃO TINHAM CADERNO, ESSAS ATIVIDADES ESTÃO COMIGO. TEVE SALA QUE AVANÇOU E OUTRAS NÃO. ENTÃO VAMOS FAZER O SEGUINTE: QUEM FEZ ESSAS ATIVIDADES NO CADERNO, COLOQUE NUMERO E SERIE E ENVIE AS FOTOS PARA AVALIAÇÃO. SE FALTOU ALGUM TEXTO, ESTÃO TODOS AI PARA FAZER. A 2 ULTIMAS ATIVIDADES ALGUNS ALUNOS ME ENTREGARAM E OUTROS NÃO, PARA TER EM DIA, COPIEM A FOLHA 5 E FAÇAM A 6. DAÍ PADRONIZAMOS TODOS OS TRABALHOS. PERIODO DA PANDEMIA FOLHA 21 - NOTICIA FALADAS E FOLHA 22 - COLAGEM OU DESENHO SOBE PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM A VOZ FOLHA 23 - POP ART - TEXTO FOLHA 24 - POP ART - DESENHO OU COLAGEM FOLHA 25- TEXTO DE CANDIDO PORTINARI FOLHA 26 - DESENHO SOBRE A PANDEMIA Folha 27 - texto da Ruth Rocha FOLHA 28 - desenho em alto relevo da arte ciolumbiana FOLHA 29 - Texto sobre as características da Pintura Renascentista FOLHA 30 - DESENHAR A PAISAGEM DE FUNDO DA MONALISA, CRIEM O QUE PODE HAVER POR DETRAS DA MONALISA, PENSANDO NO QUE ESTÁ MAIS PERTO E NO QUE ESTÁ MAIS LONGE. FOLHA 31, desenhar esses heróis da pandemia da Covid. VAMOS DEIXAR EM ORDEM?



LEITURA DE OBRA
 FOLHA 32 
  1. NO TRILHAS VOCE TEM A IMAGEM DA OBRA ESCOLA 
    DE ARTE DE RAPHAEL.
  2. FAÇA UMA PESQUISA E ESCREVA QUEM SÃO AS PESSOAS RETRATADAS NA OBRA.
COPIAR NA FOLHA 33 O TEXTO ABAIXO - TRILHA 2 

MUSICA MEDIEVAL


Na Idade Média (século X ao XV), a música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. Os principais temas musicais desse período estiveram relacionados a passagens bíblicas, vida de santos, rezas e orientações religiosas. Geralmente,  essas músicas eram tocadas em igrejas (durante as missas) e nos mosteiros (cantadas pelos monges), como no caso do canto gregoriano. Mas também havia a música laica (não religiosa), que era tocada nas festas dos castelos, nas ruas e também em tavernas (espécie de bares).


Principais gêneros musicais medievais:
- Canções trovadorescas: geralmente eram poemas satíricos ou amorosos, que eram  Musicalizados. Foi muito comum em Portugal durante os séculos XII e XIII.
- Moteto: surgiu no século XIII e se caracterizava, principalmente, por músicas formadas pela mistura de dois ou mais textos de temas diferentes. De caráter popular, possuíam, na maioria das vezes, caráter satírico.
- Missa: músicas de caráter religioso (cristão) cantado por coros durante as missas católicas.
- Conductus: canções religiosas cantadas durante as procissões católicas. Geralmente eram cantadas pelas pessoas que estavam participando da procissão.

- Hoqueto: neste gênero, a melodia era fragmentada em várias partes e distribuída entre os instrumentos musicais.

Principais instrumentos musicais usados na Idade Média:
- Rebeca: instrumento com 3 cordas, que é tocado com o uso de um arco.
- Cítola: instrumento de 4 cordas, tocado com os dedos.
- Harpa: instrumento de cordas de formato triangular.
- Charamela: instrumento musical de sopro, parecido com o atual oboé.
- Flauta: instrumento de sopro feito com um tubo oco de madeira com vários furos.
- Órgão: instrumento musical grande com teclas e pedaleira. Na Idade Média, os órgãos eram bem mais simples do que os atuais.


https://www.suapesquisa.com/idademedia/musica_medieval.htm


OLA, JÁ RECEBERAM O TRILHA 2?
PERCEBERAM QUE EM ARTE O TEXTO ANTERIOR É SOBRE A ATIVIDADE 1 DO TRILHAS? SIM, FIZEMOS AÍ UM APRENDIZADO SOBRE A MUSICA MEDIEVAL E ENTRAMOS NO TROVADORISMO.
NA ATIVIDADE 2, DO TRILHAS É SOBRE O CORDEL, LITERATURA QUE FAZ PARTE DA ARTE E CULTURA NORDESTINA BRASILEIRA. 
SE PRESTAREM ATENÇÃO, VERÃO PONTOS SEMELHANTES NAS DUAS FORMAS DE LITERATURA, PARA COMPLEMENTAR A NOSSA APREZANDIZAGEM , VAMOS ENTÃO A PARTIR DESSE RESUMO ABAIXO, CONHECER UM POUCO SOBRE AS SEMELHANÇAS.
VAMOS LÁ: COPIEM NA FOLHA A SEGUIR DO CADERNO, O TEXTO ABAIXO


As novelas de Cavalaria e a Literatura de Cordel

Resumo https://www.infoescola.com/literatura/as-novelas-de-cavalaria-e-a-literatura-de-cordel/

          O Cordel, assim como as novelas de cavalaria, é uma narrativa em verso, mas não é só na forma que estes dois gêneros se assemelham, mas também encontramos semelhanças nos temas abordados e até mesmo em algumas características linguísticas.
        Alguns cordéis apresentam um tom de heroísmo, inspirados na cultura europeia. Já, à realidade nordestina, aborda temas típicos como a miséria, a fome, a seca, criticam a política ou sociedade brasileiras.
Novelas de Cavalaria e cordéis possuem muitos traços em comum, como por exemplo o uso de fatos fantásticos e a abordagem de valores morais e espirituais comuns à sociedade. O foco central em comum, é a abordagem de narrativas dos valores morais e espirituais que se relaciona ao bem comum a todos.
        O texto do cordel, no entanto é adequado a uma realidade social, para que seja aceito pelo público, e por isso, ao contrário do artista erudito, se detém à tradição e ao modo de viver e falar popular, sem interferir no texto original, preservando-o com o objetivo de fazer referência à própria cultura.


ENVIE A FOTO DAS ATIVIDADE 1 DA APOSTILA E O TEXTO








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudade na Pandemia

 Saudade da aula olho a olho, Da poeira do giz,  Da fileira de carteiras,  nem sempre ajeitada. Da sala grande,  Das estantes com livros, Do...