3/05/2017

2017 6 ANO

1.Introdução a Arte

A Arte faz parte do ser humano e da sociedade desde a pré-história até os dias atuais; fez e faz parte de toda produção cultural do homem, introduz novos modos de pensar, novas relações, novos pensamentos e ideias, emoções e anseios que habitam no interior tanto do Homem como da sociedade. E, ainda capacita o indivíduo no seu modo de interpretar, compreender, representar, imaginar o mundo.
Atualmente, não há um conceito exato para o que se é Arte. Sabe-se que nosso planeta vem sofrendo modificações culturais, e, a Arte, consequentemente tem sofrido transformações. Antigamente, a beleza estava vinculada a Arte, hoje, nem sempre vimos isso. No entanto, ela não perdeu sua essência, está ligada intimamente ao Homem, em si, a Sociedade e a cultura inserida na mesma. Se olharmos a nossa volta, veremos que estamos rodeados pela Arte. Ela domina todo espaço em que vivemos, determina nosso modo de ser; o que somos individual e coletivamente.

BIDIMENSIONALIDADE

Desde o berço da humanidade o ser humano tem procurado modos de registrar sua imaginação ou realidade através do uso de imagens – desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, em suportes diferentes e modos de mediações diversificadas em publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.
Na maioria desses registros se dá de forma bidimensional, ou seja, estabelecem numa superfície plana aspectos do mundo tridimensionais, simplificando nas dimensões de comprimento e largura, sejam nas formas figurativas ou abstratas.
Esse tipo de representação acontece com o uso de elementos fundamentais das artes visuais como:
• Ponto
• Linhas : Agrupamento de pontos muito proximos, e sequencia ordenada causando ilusão de direcionamento, podendo ser quanto:
• à espessura, (fina ou grossa);
• à forma (reta, sinuosa, quebrada ou mista);
• ao traçado (cheia, tracejada, pontilhada, traço e ponto, etc) e;
• à posição (horizontal, vertical ou inclinada).
• Forma : É o conjunto de linhas dá um sentido de orientação espacial e de reconhecimento da imagem representada. As formas podem se dividir em dois grandes grupos:
• Geométricas: figuras ordenadas perfeitamente (formas básicas, polígonos, etc), não tão facilmente reconhecidos na natureza no seu estado mais puro;
• Orgânicas: formas ordenadas ou aleatórias em estruturas não geométricas, observadas principalmente na natureza, daí o seu nome (asa de inseto, folha de árvore, curso e ramificações de um rio etc).
• Plano: é o espaço determinado onde representamos o objeto, é praticamente o suporte, que pode ser uma folha de papel.

6.º ano- Apostila 1- A Tridimensionalidade como Elemento Estético

Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espaço com profundidade física, a terceira dimensão. Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação o objeto e nossos olhos foi modificada. È na mente humana que o mundo tridimensional ganham seu significado.As dimensões primárias são: comprimento, largura e profundidade. E possuí também: cor,textura, ponto, linha, direção, posição, contrastes...
No Teatro e Dança, o corpo é o objeto principal da tridimensionalidade.  
Nas Artes Visuais, temos a Escultura como objeto tridimensional com alguma forma definida. Há vários modos de se esculpir:
1.Entalhe : esculpir com talhos, ou seja a peça é feita através de cortes e raspagem de um material semi-rígido. A madeira, na escola pode ser com sabão. .  
2.Modelagem : feita com material maleável,flexível e macio e normalmente de fácil manuseio é possível remover, adicionar, modelar.
 A argila, Assim como outros materiais artísticos usada desde a pré-história como material para a modelagem .
As  massas  de modelar podem ser feitas em casa: mistura de quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara de sal, uma e meia xícara de água e uma colher de chá de óleo.  As cores podem ser obtidas com as anilinas coloridas.
Papel machê- feito em casa, o papel higiênico  deve ter ficado de molho em água até dissolver e ser escorrido com a ajuda de um pano. Colocar o fungicida(vinagre) e acrescentar, aos poucos, uma porção de farinha de trigo e uma de Cola branca, além de um pouco de água, conforme a consistência da massa desejada.
Empapelamento - Consiste  no  uso  de   camadas  de  papel, entremeados por cola, para a produção de uma superfície resistente, com a forma desejada.
Gesso - gesso é um material de coloração branca e de secagem muito rápida, mas que necessita de uma forma para ser moldado, suporta vários tipos de pintura ou colagem.

3.Construção – junção de pedaços e objetos aleatórios para se construir outras formas. Normalmente é usado materiais recicláveis como o metal, plástico,papel ou papelão,vidro, ou outros materiais que a criatividade consegue alcançar. 

Apreciação Teatro – Cenografia Contemporânea
Tablado de Arruar- Teatro de rua, abordando a relação de poderes o processo de construção dos centros empresariais. Na peça há um empresário e uma moradora de rua. O cenário é composto por um caminhão adaptado, figurinos, adereços e sonoplastias ao vivo de canções e músicas. O grupo foi fundando em 2011, com o propósito de pesquisar e apresentar o teatro de rua e uma oficina.
Oficina Uzyna – o conceito de teatro de rua, de passagem, de passarela está presente. O espaço é totalmente transparente em todos os ambientes, compondo um espaço cênico unificado. Todo o espaço é cênico, há flexibilidade de uso- plateia é o palco, o palco é plateia. Atores, técnicos, público, equipamentos, objetos da sena ou não, fazem parte do espetáculo. Todos participam da cena.

Apreciação Dança – Oskar Schlemmer, pintor e escultor alemão, que realizou experiências com tridimensionalidade e formas geométricas em seus trabalhos. Criou em 1922 o Balé Triadico, no qual dançarinos usavam figurinos especiais e dançavam sobre planos definidos. Seus figurinos extraiam novas possibilidades perceptivas do corpo do ator-dançarino. Máscaras e aparatos de cena muitas vezes constrangiam o livre movimento, exigindo novas posturas diante da atuação e do corpo.




ESCULTURAS – MATERIALIDADE

A escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas.
Imagem relacionada Pré-história – esculpia-s o sílex – tipo de pedra- com um instrumento cortante que abatia a caça e cortava madeira; Mais tarde usaram o metal esculpido pela modelagem. A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião, com o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas. Os gêneros desenvolvidos foram a estatueta e a gravação, tanto em pedras calcárias quanto em argila ou madeira queimada.As figuras femininas foram mais numerosas, sem dúvida devido à sua clara relação com o culto à fecundidade.
Os utensílios utilizados na tarefa de modelagem eram de pedra, sendo muitos deles decorados com asas modeladas como se fossem estatuetas. Todos os objetos encontrados, a maior parte pertencente ao período paleolítico (25000 a.C. - 8000 a.C.) Entre elas, está a Vênus de Willendorf, na Áustria. 
 
Antiguidade – No Egito, o uso de pedras/granitos variadas (os),eram usados para fazer amuletos, estátuas. Além disso, os afrescos mostram como se esculpiam as esfingesAs ferramentas usadas eram os cinzéis, clava e enxó. Na Mesopotâmia a pedra era rara, por isso, produziam estátuas de pequeno porte. Na China, Japão e Índia, trabalhavam sobre a pedra, o jade, o marfim e o bronze moldadas ou modeladas, cozidas em fogo eram depois pintadas. Entre os temas estava os animais. Na África,  a madeira vede auxiliado com um enxó,   uma espécie de colher, folhas de arvores, são usadas para identifica as esculturas sacras africanas. Os esquimós faziam misturas de materiais como estofo, ráfia, metal e barro eram usados nas suas esculturas, instrumentadas por  pregos,  mascaras e estátuas representava o ema religioso.

Idade Média – movidos pelo cristianismo, após talhar a pedra, seguindo traços de giz. O trabalho demorava anos para ser concluído. Após a pintura pintava-se  e usava-se muito dourados temas como gárgulas, capitéis e cumeeiras eram frequentemente adornados com criaturas fantásticas. O Pré-colombiano é bem representado pela argila, as cerâmicas ganham consistência após o cozimento, entre os temas estão as máscaras severas. O México contrastava com a anterior, as máscaras são representadas de figuras sorridentes, isto já num período de transição.
Resultado de imagem para o pensadorRenascença – Michelângelo, pintor, arquiteto e poeta, esculpiu peças que estão hoje na Capela Sistina, sobre mármore, exemplo Davi. As ferramentas dele forma adaptadas, com um pioneiro, ele fez os sulcos, com um cinzel, estrias mais finas, com um grandim com efeito mais granuloso,  com um buril chato,  uma superfície mais lisa.  Rodin – Modelava argila, fazia moldes em gesso sob a argila, e desbastar a colocar o mármore. Finalizava dando a peça jogos de sombras e de luzes. Resultado de imagem para esculturas do renascimento davi


Idade Moderna – a técnica de Rodin era muito difundida, foram substituindo o mármore pelo bronze e depois submetia a pátina. Degas, depois desenvolver vários desenhos de uma menina de 14 anos, fez uma maquete usando uma mistura de cera de abelha, banha de poço e amido sobre uma estrutura de arame após a modelagem, pintou – a colocou pelos do rabo de cavalo  e vestiu-a com u tutu (saiote de bailarina. A inovação serviu de criticas impiedosas. Neste período a materialidade  africana, americana e da Oceania  foram importantes para dar autenticidade a produção moderna, não apenas nas esculturas. 



Resultado de imagem para esculturas do renascimento daviIdade Contemporânea – Do cimento, madeira, pregadores, papel plástico, conchas, sucatas industrial, o artista do século XX utiliza os mais simples materiais para produzir suas obras.



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