A Arte faz parte do ser humano e da sociedade desde a pré-história até os dias atuais; fez e faz parte de toda produção cultural do homem, introduz novos modos de pensar, novas relações, novos pensamentos e ideias, emoções e anseios que habitam no interior tanto do Homem como da sociedade. E, ainda capacita o indivíduo no seu modo de interpretar, compreender, representar, imaginar o mundo.
Atualmente, não há um conceito exato para o que se é Arte. Sabe-se que nosso planeta vem sofrendo modificações culturais, e, a Arte, consequentemente tem sofrido transformações. Antigamente, a beleza estava vinculada a Arte, hoje, nem sempre vimos isso. No entanto, ela não perdeu sua essência, está ligada intimamente ao Homem, em si, a Sociedade e a cultura inserida na mesma. Se olharmos a nossa volta, veremos que estamos rodeados pela Arte. Ela domina todo espaço em que vivemos, determina nosso modo de ser; o que somos individual e coletivamente.
DESENHO
Desde o início da humanidade o homem desenha.
Todo desenho tem como elementos comuns: a forma, o ponto a linha e o plano. Além dos elementos básicos, fatores como espaço, perspectiva, volume, equilíbrio, direção e movimento também devem ser levados em conta ao desenhar.
Regras importantes no desenho
Enquadramento no papel –a escolha o formato do papel “paisagem ou retrato”, além da centralização do desenho no papel.
Linha do Horizonte – LH –linha pensada definida a partir do ponto de vista do observador
Pontos de Fuga – PF -Pontos localizados na linha do horizonte, na grande maioria das vezes. Linhas paralelas no mundo real devem concorrer para o mesmo ponto de fuga no seu desenho.
Luz e Sombra – a projeção da luz sobre o objeto é perceptível ao nosso olhar, através da sombra que essa luz projeta, dando-lhe volumetria ao desenho.
Verticalidade – referenciado ao mundo real, as linhas verticais devem ser usadas nos desenhos.
Profundidade- os pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se dar volume ao desenho.- objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador.
Textura – tratamento gráfico dado ao plano que dá elegância e enfatiza a perspectiva - Tramas gráficas
Proporção – deve-se verificar as proporções do que se desenha, como aspecto essencial, respeitando a ilusão de profundidade, as dimensões do desenho e outros objetos que compõe o desenho.
REGRAS IMPORTANTES NO
DESENHO DE OBSERVAÇÃO - INTRODUÇÃO A PERPECTIVA
Enquadramento no papel
O tamanho do desenho em
relação ao papel deve ser apropriado. Escolha o formato “paisagem ou retrato”
que melhor se ajuste ao modelo a ser desenhado (vertical ou horizontal?)
A centralização do desenho no papel também é muito importante.
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Linha do Horizonte - LH
Todo desenho deve ter uma
linha do horizonte pensada ou aparente. A linha do horizonte define o
ponto de vista do observador (altura dos olhos). Em desenho de
perspectiva, a LH é fundamental.
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Pontos de Fuga - PF
O desenho em perspectiva
pode ter 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos (sendo um vertical) ou múltiplos pontos.
Estes pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na grande maioria
das vezes.Linhas paralelas no mundo real devem concorrer para o mesmo
ponto de fuga no seu desenho
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Luz e Sombra
O nosso olho percebe fundamentalmente a luz
(e por conseqüência as sombras que a luz projeta). A luz e sombra (ou
claro-escuro) é fundamental para a beleza e volumetria desejada no desenho |
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Textura
O mundo real é feito de texturas. O desenho a lápis
exige um tratamento gráfico de superfície e planos A textura deve ser
trabalhada para tornar o desenho mais elegante e pode enfatizar a
perspectiva.
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Verticalidade
As linhas verticais do mundo real devem ser
verticais no seu desenho. Use a margem vertical do papel como referencia.
(com exceção dos desenhos com ponto de fuga vertical |
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Proporção
Aspecto essencial no desenho, saber observar as
proporções daquilo que se desenha. Um cubo, por exemplo tem a proporção
de 1;1;1. Ou seja, ao desenhar o cubo, ele deveria parecer ter as faces
iguais (respeitando logicamente a ilusão da profundidade, que faz com que
arestas mais afastadas parecerem menores do que as que estão mais perto de
você)
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Profundidade
O desenho deve apresentar profundidade de campo na
perspectiva (o oposto da perspectiva cavaleira ou axonometrica, inaceitável
em D.O.) Pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se obter
profundidade no desenho. Lembre-se de que objetos idênticos parecem
diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador.
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7. º ano- Apostila 1 – O Desenho e a Potencialidade do Registro no Território das Linguagens Artísticas
Situação de Aprendizagem – Artes Visuais
O desenho pode ter, como ponto de partida, vários enfoques. Há os que reproduzem o mundo real, outros que revelam a memória do seu autor e ainda os que são propostas originais de novas formas. Vejamos sobre cada uma dessas facetas nos três tópicos a seguir:
a) Desenho de observação: É a representação, na maioria das vezes figurativa, a partir da observação de um modelo se propondo a transferir para o papel de desenho sua forma, textura, iluminação, cor, etc., com auxílio de instrumentos de mensuração visual a distância ou medidas e cálculos mentais por meio da observação direta.
b) Desenho de memória: Representação gráfica que se espelha na forma de elementos da realidade visualizada anteriormente.
c) Desenho de criação: Apresenta configuração original. Pode ser obra da pura imaginação, abstração ou o resultado da combinação de outras formas já existentes, inspiradas nos elementos da realidade.
Observe os desenhos da apostila:
Edith Derdyk , em sua obra há uma diferença entre linhas no papel e no espaço, é um esboço onde se vivencia o estudo d processo de criação do artista.
Marco Buti – suas obras se assemelham a produção de gravuras
A arte rupestre consistia em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas. O homem pré-histórico usava ossos de animais, cerâmicas e pedras como pincéis, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos.
Situação de Aprendizagem – Teatro
Serroni criou um cenário com estrutura móvel que sobe e desce conforme a cena, com iluminação, filmes e imagens que possam ser projetados ao fundo.
Fabio Namatame fez um croqui da personagem de modo a destacar as suas características, o chapéu é um detalhe importante quanto a sua personalidade, não se trata de um desenho de moda e sim de um figurinista.
Situação de aprendizagem – Dança
Samwaad – Rua do Encontro - o espetáculo proporciona os conhecimentos multiculturais, apresentando vários ritmos e gêneros musicais, originários de várias culturas. A música é baseada em escrituras sagradas do hinduísmo que fala sobre iluminação e entendimento. O timbre do tamborim dialoga com a citara indiana, o samba dialoga com o odissi. Os elementos de várias culturas: samba, choro, dança de rua, capoeira, bharata natyan, dança afro e os clássicos acordes indianos em uma fusão espetacular, garantem o a harmonia de corpos de diferentes vivências, trajetórias e identidades. O nome “Samwaad” em hindu significa harmonia, característica foi garantida e, também apreciada pelo seu público no decorrer de todo o espetáculo.
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