5/05/2011

2. ANO ENSINO MÉDIO - ESTADO

2.ª série
Introdução a Arte

A Arte faz parte do ser humano e da sociedade desde a pré-história até os dias atuais, fez e faz parte de toda produção cultural do homem, introduziu um novo modo de pensar, ensinar novas relações, novos pensamentos e idéias, emoções e anseios que habitam tanto o Homem como a sociedade. E ainda capacita o individuo no seu modo de interpretar, compreender, representar, imaginar o mundo.
Atualmente, não há definitivamente um conceito exato para que se é Arte. Sabe-se que nosso planeta vem sofrendo modificações culturais, e, a Arte, consequentemente tem sofrido transformações. Antigamente, o belo, o estético, estava vinculado a Arte, hoje, nem sempre vimos isso. No entanto, ela não perdeu sua essência. Ela está ligada intimamente ao Homem, em si, a Sociedade, e a cultura inserida na mesma. Se olharmos a nossa volta, veremos que estamos rodeados pelas Arte. Ela domina todo espaço em que vivemos; ela determina nosso modo de ser; ela determina o que somos. Ela faz parte de todos nós, individual e coletivamente.


Apostila 1 - O Encontro Entre a Arte e o Público

O ardil-22 de Luciano Mariussi “Entre Gritando: Eu Sei o Que é Arte Contemporânea” - Obra de Luciano Mariussi apresentada no Panorama MAM de 2005, tem como proposta levar o publico a uma ação, de embutir ruídos na vida cotidiana, fazer pensar, devanear.

34ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba - Surgiu em 1974 num evento que reuniu artistas gráficos do pais. Em 1977, tornou-se internacional. A mostra reúne desenhos gráficos de cartoons, charges, caricaturas e tiras de artistas de vários países.

Tablado de Arruar- Teatro derua, abordando a relação de podere o processo de construção dos cebtros empresariais.
Na peça há um empresário e uma moradora de rua. O cenário é composto por um caminhão adaptado, figurinos, adereços e sonoplastias ao vivo de canções e músicas.
O grupo foi fundando em 2011, com o propósito de pesquisar e apresentar o teatro de rua e uma oficina.

Festival Internacional da Canção (RJ),1969 - Realizado em sete edições de 1966 a 1972, no Maracanãzinho, transmitido pela TV Globo, tinha duyas fases a internacional e a nacional.
Cynara e Cibele ganharam o “Galo de Outro” interpretando “Sábiá” de Tom Jobim e Chico Buarque.

Panorama da Dança Contemporânea - Um dos principais eventos de dança no Mundo, e exibido em vários espaços no Rio de Janeiro. Companhias e coreógrafo de todo mundo apresentam espetáculos, performances, oficinas, instalações e ações de rua.

Valéria Vicente : Fervo - Fervo é composto por passos do frevo com movimentos que fazem pensar na origem e manutenção da violência sofrida pelos recifenses.
Uma coreografia é baseada em movimentos do frevo, da repressão e libertação dos escravos e sua cultura.
Valéria Vicente- Bailarina pesquisadora, autora de livros e artigos sobre a cultura popular, é coordenadora de um projeto de Pesquisa histórica da dança.

Festival de Teatro do Vale do Paraíba
Realizado em São Jose dos Campos conta com espetáculos, oficinas, performance e apoio do SESC, fóruns, curtas de teatro. Acontece no espaço cultural cine Santana.

Arraial do Banho de São João vai movimentar Corumbá - 09/05/07
A Festa tem como objetivo divulgar e fortalecer as tradições folclóricas de Corumbá, mostrando a comunidade e aos turistas uma festa popular feita com rezas e crenças.

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão- maior evento de Musica clássica da América Latina.

1969: Festival de Woodstock - uma maratona cultural pelo amor e pela paz
Maior festival de música da história, foi realizado numa fazenda em Nova Iorque com mais de 400.000 pessoas.
Rock and roll, paz e amor, movimento hippie e protestos contra guerra, uniram artista como Bob Dylan, Jani Joplin.

Atividade
Faça a correspondência da segunda coluna de acordo com a primeira:
a. Entre Gritando
b. 34ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
c. Tablado do Arruar
d. Festival Internacional da Canção
e. Panorama da Dança Contemporânea
f. Valéria Vicente :: Fervo
g. Festival de Teatro do Vale do Paraíba
h. Arraial do Banho de São João de Corumbá
i. 1969: Festival de Woodstock
) coreografia para se pensar a origem e manutenção da violência recifense
( ) representados pelo movimento hippie americano, tinha como ideais, paz e amor.
( ) uma das maiores festas juninas do Brasil
( ) obra de Luciano Mariussi apresentada na fachada do MAM de São Paulo
( ) transmitido pela TV Globo em 1972, teve como vencedora a canção Sabiá de Chico Buarque e Tom Jobim
( ) a mostra conta com cartuns, charges, caricaturas de artistas de todo mundo( ) o grupo dramatiza a peça A Rua é um Rio, nas ruas do centro de São Paulo
( ) evento que abre espaço para atores e grupos teatrais apresentarem seus trabalhos em São José dos Campos
( ) acontece no Rio de Janeiro e abrange artistas da modalidade de todo mundo.

Sobre as obras e artistas – pp.8, 9 e 10.

Giuseppe Castiglione (1829-1908) foi um gênero e retrato pintor.
Castiglione nasceu em Nápoles, Itália. Mudou-se para Paris no início de sua carreira. Começou a expor suas pinturas em Paris e Turim. Ele era um membro da Sociétaire des Artistes e a menção honrosa foi atribuído em 1861 o Salão exposição. Ele foi atribuída uma medalha no Salon exposição de 1869. Na Exposition Universelle de 1900, Castiglione foi concedido uma medalha Bronze. Ele foi condecorado com a Ordem da Legião de Honra 1893.

Diego Velázquez
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599 —1660) foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha.
Em 1610, sua família percebeu sua vocação e, ainda jovem, Velázquez foi levado para estudar com Francisco Herrera, o Velho, pintor naturalista apaixonado pela arte de Caravaggio. Em 1623, um dos cinco pintores do rei, Felipe IV encomenda a Velázquez seu retrato e o nomeia pintor real.
A obra - A Família de Filipe IV, mais conhecida como As Meninas, é uma das mais importantes e a mais famosa. Utilizou sua iluminação característica, introduziu um auto-retrato e sua técnica de quadro dentro do quadro.
A obra está hoje no Museu do Prado. Ao centro pode-se ver a infanta Margarida Teresa de Habsburgo, filha de Filipe IV, acompanhada de suas damas de companhia, de seus criados, de uma anã e uma criança que mexe com um cão. Já no canto esquerdo, vê-se um auto-retrato de Velázquez, em cuja veste percebemos a cruz da Ordem de Santiago, que foi incluída na tela somente após sua morte. Os reflexos do rei e da rainha da Espanha surgem num espelho atrás da infanta. Acima do retrato há dois quadros do acervo do palácio e, mais ao fundo, um homem entra em cena e movimenta a cortina, trazendo mais luminosidade à tela.
Nomeada originalmente como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o Palácio Real de Madrid em 1750, passando ao Museu do Prado em 1819 e recebendo, posteriormente, o título de Las Meninas – termo espanhol para "dama de companhia".
O artista resolveu com grande habilidade os problemas de composição do espaço, a perspectiva e a luz, graças ao domínio que tinha do tratamento das cores e tons junto com a grande facilidade para caracterizar as personagens.[1] Um espelho colocado na parte do fundo da pintura reflete as imagens do rei Filipe IV da Espanha e a sua esposa Mariana de Áustria, segundo uns historiadores, entrando na sessão de pintura, e segundo outros, posando para ser retratados por Velázquez; neste caso seria a infanta Margarida e os seus acompanhantes os que vinham de visita para ver a pintura dos reis.

Duchamp
Duchamp foi o responsável pelo conceito de ready made, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes. A princípio como uma brincadeira entre seus amigos, entre os quais Francis Picabia e Henri-Pierre Roché, Duchamp passou a incorporar material de uso comum nas suas esculturas. Em vez de trabalhá-los artisticamente, ele simplesmente os considerava prontos e os exibia como obras de arte.
O ready made refere-se ao uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à idéia, rompe com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte. É uma característica essencial do Dadaísmo - a atitude antiarte,
O ready-made se caracteriza por uma operação de sentido que faz retornar o literário ao problema da arte, contrariando a ênfase modernista na forma do objeto artístico. O conceito de alegoria retorna na forma de uma operação que a materializa concretamente. E ao adotar tal operação de sentido, Duchamp termina por implicar mais que a obra de arte; é necessário tratar de toda a constelação estética que envolve a obra e da conjuntura de sentido que a produz, mas também a que a sustenta e sanciona.
A obra - A Fonte, de 1917. obra que fez repercutir o nome de Duchamp ao redor do mundo - especialmente depois de sua morte. Apresentada no Salão da Sociedade Novaiorquina de artistas independentes, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri; constitui-se a partir de um urinol invertido., Há quem veja nas formas do urinol uma semelhança com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicação psicanalítica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina. A operação que o caracteriza é o deslocamento de uma situação não artística para o contexto de arte. Tal operação é marcada por sua apresentação como escultura e assinatura. À inversão física do objeto corresponde a inversão de seu sentido, que se espelha no corpo do espectador.

Atividade
Analise: Sobre as três obras e a Mediação Cultural o que podem perceber?

Resposta:
Com o Objetivo de perceber a Mediação cultural como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de dialogo entre o publico, o modo como as obras são expostas e o papel dos museus.
A obra de Velasques, percebemos que o pintor nos coloca como espectador da cena, por se tratar de uma grande tela, nos aproximando da cena. Já na pintura de Castiglione, percebe-se o modo de se expor as obras, e como o museu preocupa-se com a aproximação da Arte com o público.
Já a obra de Duchamp, traz para o museu uma peça do cotidiano.
Todas as três obras, são exemplos de uma curadoria a partir do modo de expor ao publico. fogem e rompem, no seu momento com a tradição de como eram expostas as obras nos museus., tornando-se ícones da arte, abalando a tradição na mediação cultural.

apostila 2 - APOSTILA DE ARTE - Poéticas Pessoais, Coletivas e/ou Processos Colaborativos
Poética pessoal significa a forma simples e única de cada na construção artística, e se comunicar com a linguagem da arte, é um aprendizado que se faz por meio do fazer que vai acontecendo no processo de criação. A procura de materiais, cores, formas, temas, sons diagramas movimentos, matérias e procedimentos se caracterizam como meio e não como fim da poética pessoal.
Para Casa -Pp.3, 4 e 5 - atividade para casa individualmente cada um criará um diagrama pessoal das roupas de seu armário. Fazerem grupo em sala.

Situação e Aprendizagem 1 – As Linguagens da Linguagem da Arte - Pp. 6 e 7 – também para casa. - Criação de um diagrama, ou seja, um esquema que sugere uma análise e não um desenho, numa forma A4 apresentando seus pertences pessoais, de um guarda-roupa. Aspectos com o cores das roupas, livros e revistas, músicas dos CDs, atores que preferem, desenho de um objeto que goste de sua casa, obras e arte preferidas, filmes que gostam de assistir, o que gostam de dançar. Quanto ao diagrama há diferentes modos de compor, de organizar.

Situação de Aprendizagem 2 – Artes Visuais - Pp. 8, 9 e 10 - criação individual de um álbum de fotografias. Trabalho em grupo 1
5- Selecionar cinco fotos de sua autoria, por meio de temáticas como festas, viagens, paisagens, grupo de amigos, família, etc,..
6- Perceba os elementos da visualidade como iluminação, luminosidade, planos, enquadramento, ângulos, etc...
7- Verificar com os grupos sensações e sentimentos que ela provocam.
8- Responder as questões.
Pp. 11 a 17 – Sobre Cristiano Mascaro e Vik Muniz
Sobre a leitura das fotografias – os artistas Mascaro e Muniz tem modos diversos de tratá-las como linguagem e de capturar a imagem ara torná-la obra.
Cristiano Mascaro é um importante fotógrafo brasileiro. Formado em arquitetura, o que influencia fotografar a paisagem urbana, no ponto de vista do pedestre que caminha sob o solo e o postar-se em locais altos de edifícios, focalizando o patrimônio cultural da cidade, em cenas do cotidiano do comportamento humano.
Vik Muniz cria ilusões fotográficas, brincando com a materialidade e fotografando-as. O artista desenha florestas com linhas, Rembrandt com pregos, crianças com açúcar, figuras freudianas com chocolate, pinturas com com sucatas, integrando desenho, pintura, escultura e gravura submetendo-as a fotografia.
Caravaggio, considerado mestre da luz e sombra tem sua obra Narciso redesenhada por Muniz. Linhas, texturas, escalas e perspectivas refeitas de sucatas.
O que Ficou da Conversa? p.17- responder
O Que Penso Sobre Arte? PP.17 a 19 – responder
Apreciação e/ou Ação Expressiva – trabalho individual ou grupo 2

Situação de Aprendizagem 3 - Musica
O que penso Sobre Arte – p. 20 - responder
Você aprendeu p.20– Pesquise a bibliografia de 1 compositor, 1 intérprete, 1 tipo de musica, e 1 temática. Trabalho em grupo 3
Apreciação p.21– Pesquisar sobre Hermeto Pascoal
Ação Expressiva p.21- trabalho em grupo 4.

Situação de Aprendizagem 4 – Dança
Apreciação 22 a 26 – responder
O Que Penso Sobre arte? PP.27 a 30 – responder
Ação expressiva p. 30 – Usando misturas de gêneros e estilos, de códigos cotidianos e não cotidianos, cenários, qualidades pessoais, fazer uma investigação poética pessoal, e compro seu trajeto criador, visando aprendizado e experimentos, procura de matérias e movimentos, mediar a poética pessoa, e inventividade no modo. Trabalho em grupo 5.

Situação de Aprendizagem 5 – Teatro
O Que Penso Sobre Arte?- PP. 31 – responder pessoal, ou veja o texto na p.33 e 34.
Ação expressiva – pular
Apreciação. PP. 33 a 35. ler e responder.
Você Aprendeu? P.35 – responder.
Pesquisa em Grupo – P 36 – Espiando o teatro brasileiro das décadas de 70 do século XX, o surgimento de equipes teatrais de um modo novo de projeto coletivo, que dava ao jovem artista a oportunidade de falar em nome do próprio, de escolher projetos, de criar textos de sua autoria, de romper com cânones teatrais, de misturar e contaminar o fazer teatral, épico, lírico e dramático, pesquisar sobre:
Pod Minoga, idealizado por Naum Alves de Souza em 19712 - trabalho 6



2.ª série – apostila 3 – Tempo de Fazer, gestando o mostrar
Situação de Aprendizagem Música
Jingle
O jingle é um tipo de música composta para ajudar a vender um produto. Ele é eficaz por permanecer na memória das pessoas e tende até a se desgrudar do período de veiculação da peça publicitária e ganhar vida própria. Suas principais características são:
• Facilidade de memorização;
• Texto enxuto contendo as principais características do produto;
• Texto em forma de poesia ou verso.

Situação de Aprendizagem Artes Visuais
Desenho de Animação
O ser humano sempre gostou de contar e inventar histórias por meios diversos, como os vasos gregos com os movimentos dos atletas, a escolha das poses para dar a impressão de movimento ou a ilusão de movimentos das obras futuristas.

Anima vem do grego anemon, que significa “alma” e também “movimento”, “vento”. “Animar” significa “dar a alma”, dar vida, dar movimento. Meios técnicos oferecem possibilidades para a construção de imagens em movimentos pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a partir de invenções simples como o thaumatrope, o fenaquistoscópio ou fantoscope, o flip-book.
Antes de iniciar a animação, é preciso criar imagens estáticas, que podem ser desenhadas, escaneadas ou fotografadas, ou ainda fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem, que vão sendo fotografados enquanto fazem movimentos lentos. Há ainda programas de computador como o Power Point e o Makie Maker.

Pop Art
O Pop Art foi um movimento que revolucionou a pintura de retratos, recriando imagens realizadas para a propaganda, para a música, para o cinema, para revistas e jornais. Entre os artistas mais importantes estão Roy Lichtenstein, Andy Warhol e David Hockney.



( apostila 3 – Tempo de Fazer, gestando o mostrar Situação de Aprendizagem Música Jingle O jingle é um tipo de música composta para ajudar a vender um produto. Ele é eficaz por permanecer na memória das pessoas e tende até a se desgrudar do período de veiculação da peça publicitária e ganhar vida própria. Suas principais características são: • Facilidade de memorização; • Texto enxuto contendo as principais características do produto; • Texto em forma de poesia ou verso. Situação de Aprendizagem Artes Visuais Desenho de Animação O ser humano sempre gostou de contar e inventar histórias por meios diversos, como os vasos gregos com os movimentos dos atletas, a escolha das poses para dar a impressão de movimento ou a ilusão de movimentos das obras futuristas. Anima vem do grego anemon, que significa “alma” e também “movimento”, “vento”. “Animar” significa “dar a alma”, dar vida, dar movimento. Meios técnicos oferecem possibilidades para a construção de imagens em movimentos pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a partir de invenções simples como o thaumatrope, o fenaquistoscópio ou fantoscope, o flip-book. Antes de iniciar a animação, é preciso criar imagens estáticas, que podem ser desenhadas, escaneadas ou fotografadas, ou ainda fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem, que vão sendo fotografados enquanto fazem movimentos lentos. Há ainda programas de computador como o Power Point e o Makie Maker. Pop Art O Pop Art foi um movimento que revolucionou a pintura de retratos, recriando imagens realizadas para a propaganda, para a música, para o cinema, para revistas e jornais. Entre os artistas mais importantes estão Roy Lichtenstein, Andy Warhol e David Hockney.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, e as atividades das quais eu posso aproveitar, achei você, extremamente inteligente,gostaria de pedir, atividades, aulas, de historia da arte, das quais eu posso trabalhar com o terceiro ano do ensino médio, nunca dei aula no ensino médio.

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