5/05/2011

INTRODUÇÃO Á ARTE

1.Introdução a Arte

Redação Diagnóstica:
Tema: O que entendo por Arte e Como a Arte está envolvida na minha vida

A Arte faz parte do ser humano e da sociedade desde a pré-história até os dias atuais; fez e faz parte de toda produção cultural do homem, introduz novos modos de pensar, novas relações, novos pensamentos e ideias, emoções e anseios que habitam no interior tanto do Homem como da sociedade. E, ainda capacita o indivíduo no seu modo de interpretar, compreender, representar, imaginar o mundo.
Atualmente, não há um conceito exato para o que se é Arte. Sabe-se que nosso planeta vem sofrendo modificações culturais, e, a Arte, consequentemente tem sofrido transformações. Antigamente, a beleza estava vinculada a Arte, hoje, nem sempre vimos isso. No entanto, ela não perdeu sua essência, está ligada intimamente ao Homem, em si, a Sociedade e a cultura inserida na mesma. Se olharmos a nossa volta, veremos que estamos rodeados pela Arte. Ela domina todo espaço em que vivemos, determina nosso modo de ser; o que somos individual e coletivamente.

Elementos Que Compõe os Trabalhos de Arte

• Tema: é o assunto, a ideia, a proposta a se desenvolvida.
• Título: é diferente do Tema, mas pode ser ele, desde que não perca o contexto e dê a ideia do que se tem na totalidade do texto.
• Texto: ser verbal, quando há palavras, oral ou escrita, num contexto significativo e, não verbal, quando por exemplo: sinalização, logotipos, símbolos gráficos constituídos de formas, cores e tipografia, que formam uma linguagem que expressam um significado, esse é muito usado na área de Arte.
No texto verbal:
INTRODUÇÃO - explica o texto/trabalho que vai ser desenvolvido
DESENVOLVIMENTO - Organização do conteúdo do texto/trabalho em parágrafos/capítulos.
CONCLUSÃO –resumo do trabalho/texto, onde se apresenta um posicionamento e uma avaliação pessoal.
• Linguagem Artística: é o tipo de linguagem que expressa o tema desenvolvido, podendo ser Artes Visuais, Teatro, Música, Dança, ou suas subdivisões.
• Processo de Criação: caminho que envolve projetos, esboços, estudos, protótipos, diálogos com a material, tempo de devaneio, vigília criativa, do fazer sem parar, de ficar em silêncio e distante do mundo.
• Materialidade: combinação de materiais que ganha significado relacionado a com a forma-conteúdo. São os materiais propriamente ditos, como o suporte e as ferramentas envolvidas no processo.
• Forma-conteúdo: Eles são inseparáveis. É através da forma e do conteúdo que os materiais ganham vida e significado. São os elementos que compõem a obra.
• Mediação Cultural: são os locais onde se abrigam obras artísticas. Toda obra de arte tem por finalidade atingir um público. E a obra e o público se encontram através dessa mediação, ou seja, um lugar. E através dessa mediação a arte move o público a uma experiência estética, a sensações, percepções, reflexões, etc.
• Patrimônio Cultural: são obras culturais, manifestações artísticas do povo que são mantidas de geração em geração, são bens culturais e imateriais, que fazem parte da memória do coletivo, de seu pensamento estético-artístico, testemunho da presença do ser humano, do seu fazer, de suas crenças,sua organização, sua cultura. É através desse patrimônio, ou seja, bens que nos cerca e que herdamos que nos dão a referência sobre quem somos.
• Saberes estéticos e Culturais: Para olhar uma obra e entendê-la é preciso ter contato com outras teorias estéticas produzidas pela filosofia da arte, psicologia da arte, saberes históricos, da biografia do autor, de seu modo de vida, da cultura do mesmo e da comunidade que está inserido, sociologia da arte, e como esse sistema de símbolos atua nessa cultura.
• Brainstorming: termo muito usado na publicidade e propaganda, e setores de administração de empresas. Consiste em reunir um grupo de pessoas, levantar ideias, anotá-las, fazer um julgamento, partir dessas ideias e levantar outras, ou ainda associá-las, par chegar numa criação final. Podendo ser ideias individuais ou em grupo. É na verdade um relatório.
• Ilustrações: poderá ser xerox branco e preto ou impressão colorida, quando o motivo, tema, não tiver a questão de cores envolvida.
• Cartazes: serão padronizados no tamanho de meia cartolina, margem de 2 cm, letra bastão, ou de forma e grande, com titulo e se tiver escritos tudo muito resumido e grande.
• Pesquisas: Poderão ser feita em livros ou pela Internet, no entanto no final do trabalho deverá constar a bibliografia.
• No trabalho deverá constar capa, folha de rosto, índice, introdução, desenvolvimento (capítulos, se for o caso), conclusão, bibliografia.
• Em todos os trabalhos deverá ser anexado o brainstorming.


Questionário
1) Qual a definição atual para Arte?
2) Antigamente, a beleza estava vinculado a Arte, hoje, nem sempre vimos isso. No entanto, ela não perdeu sua essência. Qual a essência da Arte?
3) Faça a correspondência da segunda coluna de acordo com a primeira:
(a) tema
(b) titulo
(c) texto verbal
(d) texto não-verbal
(e) linguagem artística
(f) processo de criação
(g) materialidade
(h) forma-conteúdo
(i) mediação cultural
(j) saberes-estéticos e culturais
(k) brainstorming
( ) sinalização, logotipos, símbolos gráficos
( ) envolve projetos, esboços, estudos, protótipos, diálogos com o material, tempo de devaneio, vigilia criativa, silêncio.
( ) Artes Visuais, Teatro, Música, Dança, ou suas subdivisões
( ) o assunto, a ideia, a proposta a ser desenvolvida
( ) dá a ideia da totalidade do texto
( ) dá a ideia da totalidade do texto
( ) dá a ideia da totalidade do texto
( ) usa-se palavras num contexto significativo
( ) relatório de ideias e decisões de um grupo
( ) materiais usados na produção
( ) dá vida aos materiais, são o elementos que compõem a obra
( ) museus, rua, tv, rádio, internet, etc
( ) envolve a filosofia, a sociologia, a história, biografia do autor, etc.



Avaliação

1.º Bimestre

1) Qual das alternativas completam melhor as frases:

Atualmente, _______ um conceito exato para o que se é Arte. (...) Antigamente, o belo, o estético, estava vinculado a Arte, hoje, nem sempre vimos isso. No entanto, ela não perdeu sua essência, ela está ligada ____________________________________________________________________.

(a) há ; ao Homem, em si, a Sociedade, e a cultura.
(b) há; publicidade e propaganda, e setores de administração de empresas.
(c) não há; ao Homem, em si, a Sociedade, e a cultura inserida na mesma.
(d) não há; ao caminho que se faz para a prática artística.

2) Sobre tema e título podemos dizer:

(a) tema é o assunto, a ideia, a proposta a ser desenvolvida, e, título é palavra ou expressão que dá a ideia do texto na sua íntegra.
(b) tema e titulos têm a mesma definição
(c) Tema é o assunto, a ideia, a proposta a ser desenvolvida, e, Título é diferente do Tema, mas pode ser ele, desde que perca o contexto, e, não dê a ideia da totalidade do texto.
(d) Num trabalho e redação sempre devo usar como título o tema.

3) No Processo de Criação Artística:

(a) sempre se envolve algum tipo de texto verbal ou não verbal;
(b) o caminho da prática de criação há projetos e rascunhos, pensa-se nos possíveis materiais a serem usados;
(c) é preciso silêncio, criatividade e tempo de devaneio.
(d) todas as alternativas estão corretas.

4) Sobre as afirmativas abaixos, qual alternativa correta:

I - sinalização, logotipos, símbolos gráficos são textos verbais;
II- Numa obra de arte há saberes estéticos e culturais inclusos na sua leitura e produção que envolvem a filosofia, a sociologia, a história, biografia do autor, etc.
III – Mediação Cultural é a forma como se usam os materiais dentro de uma obra.

(a) apenas I é correta.
(b) apenas II é correta
(c) I e II são corretas
(d) todas são corretas

5) Sobre Mediação Cultural é correto afirmar que:

(a) é através dela que a obra chega ao público, por meio do rádio, televisão, internet, museus, livros, etc.
(b) é através dela que a obra chega ao artista.
(c) Rádio, televisão, internet, máquina de calcular, máquina de escrever, etc.
(d) são os materiais que compõem a obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudade na Pandemia

 Saudade da aula olho a olho, Da poeira do giz,  Da fileira de carteiras,  nem sempre ajeitada. Da sala grande,  Das estantes com livros, Do...